Connect with us


Paraná

Paraná reafirma compromisso com o ensino superior no maior congresso nacional da ciência

Publicado em

Autoridades do Governo do Paraná participaram neste domingo (23) da abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Teatro Guaíra, em Curitiba. A solenidade contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; do secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, entre outras autoridades.

Para a ministra, o encontro é um orgulho para todos os brasileiros. “As nossas universidades, as instituições públicas de pesquisa são espaços de excelência de produção de conhecimento e que precisam ser respeitados”, afirmou.

Entre as novidades apresentadas para a área da ciência, a ministra anunciou investimentos para o Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa). “Eu tenho a satisfação de anunciar recursos da ordem de R$ 3,6 bilhões no programa de recuperação e expansão da infraestrutura da pesquisa tecnológica nas universidades e nas instituições de ciência e tecnologia. O Proinfa está de volta”, declarou.

O secretário Aldo Bona reafirmou o compromisso com a ciência e lembrou que o Paraná tem um sistema robusto de ensino superior e de pesquisa. “De acordo com diferentes rankings de avaliação, somos o segundo estado que mais investe em ciência e tecnologia e temos, proporcionalmente, o maior Sistema Estadual de Ensino Superior, composto por sete universidades”, acrescentou.

A solenidade contou ainda com homenagens e premiação para professores e pesquisadores de destaque na produção da ciência no País.

REUNIÃO ANUAL – A Reunião Anual é realizada desde 1949 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Este é o maior evento de pesquisa e extensão da América Latina e tem como objetivo debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. Esta é a sexta edição realizada no Paraná.

Leia mais:  Operações policiais apreendem 1,7 mil quilos de maconha em Curitiba e Santa Helena

Para o presidente da SBPC, a integração de diversos órgãos e setores é parte do projeto para avançar no aprimoramento da ciência. “A SBPC lida com o círculo virtuoso da ciência, tecnologia, inovação, educação, saúde, meio ambiente, cultura, direitos humanos e inclusão social”, afirmou Renato Janine Ribeiro.

O Governo do Estado, por meio da Seti e Fundação Araucária, é parceiro da UFPR, responsável pela organização do evento. Entre os dias 23 e 29 de julho serão realizadas mais de 220 atividades no campus Centro Politécnico da UFPR. A Secretaria, a Fundação Araucária e as sete universidades estaduais terão espaço exclusivos nos dois pavilhões da SBPC.

“O evento da SBPC é um dos momentos mais importantes de reunião da comunidade científica da América Latina. Ele permite tratarmos de questões chaves para a evolução da humanidade. Curitiba recebe essa comunidade de abraços abertos e esse evento trará no decorrer da semana uma série de discussões, de propostas e de encaminhamentos para atuação cada vez mais relevante e intensa junto à sociedade. A Fundação Araucária tem a honra de ser uma das instituições apoiadoras da SBPC no Paraná, pois também é uma forma de reconhecer o trabalho do Estado e seu destaque no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação regional e nacional”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou as parcerias com a Seti como apoiadora e da Secretaria de Estado da Educação com a organização de visitas dos estudantes à SBPC Jovem. “Tivemos um diálogo e uma participação tremenda para além do nosso meio acadêmico para a nossa SBPC Jovem, com apoio da nossa Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Teremos durante a semana a presença de mais de 16 mil crianças no nosso Centro Politécnico para olhar como é que se faz ciência para estar junto com o nosso pessoal da divulgação Científica”, complementou.

Leia mais:  Estado encaminha Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 à Assembleia Legislativa

PROGRAMAÇÃO – A programação do estande do Governo do Estado contará com apresentação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) da Fundação Araucária, que são redes de pesquisadores que se dedicam a temas específicos, como Tecnologia Assistiva, Educação do Futuro e Taxonline (coleções biológicas); da Plataforma iAraucára, direcionada aos cidadãos e organizações que lidam com conhecimento sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); e do Vale do Genoma, ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e inteligência artificial aplicadas à saúde.

Também serão apresentados o programa do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, política pública pioneira no País para acesso ao ensino superior, e projetos estratégicos do Estado para o Ensino Superior, como as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageunis) e os programas de extensão das universidades estaduais. Confira a programação completa do estande AQUI.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de abertura o presidente do Tecpar, Celso Kloss; a presidente da Capes, Mercedes Bustamante; o presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos, Vinícius Soares; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; os reitores da UEL, Marta Favaro; UEM, Leandro Vanalli; UEPG, Miguel Sanches Neto; UENP, Fábio Martini; Unespar, Salete Sirino; UTFPR, Marcos Schiefler; IFPR, Odacir Zanatta; UFAbc, Dácio Matheus; Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão; entre outros representantes de instituições nacionais, estaduais e municipais.

Serviço:

75ª Reunião da SBPC

Data: de 23 a 29 de julho

Local: Centro Politécnico da UFPR

O evento é gratuito e aberto ao público

Confira toda a programação e outras informações AQUI.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Passagens aéreas da nova rota entre Curitiba e Lisboa já estão à venda

Published

on

As passagens aéreas para a nova rota entre Curitiba e Lisboa, que passam a ligar as duas cidades a partir de 2 de julho de 2026, começaram a ser vendidas nesta terça-feira (11) no site da companhia e agências de turismo. Para marcar o início da comercialização dos tíquetes, a TAP Air Portugal anunciou tarifas promocionais para trechos de ida e volta a destinos europeus – a partir de US$ 498, mais taxas.

Os voos vão ocorrer três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados. O trajeto em direção ao Velho Mundo prevê saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, com uma parada técnica no Rio de Janeiro (Galeão), para então seguir rumo ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital lusitana. O percurso entre Lisboa e Curitiba, por sua vez, será direto.

As aeronaves selecionadas para a rota são Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros. O novo serviço internacional representa um marco histórico para o turismo e os negócios no Estado, o que promete ampliar o fluxo de turistas europeus para o Paraná, além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários paranaenses para o velho continente.

Leia mais:  Estado vai estudar incorporação do Centro Universitário de União da Vitória pela Unespar

Com a entrada de Curitiba na lista de destinos, a TAP Air Portugal passa a ligar 14 cidades brasileiras a Lisboa. A companhia já trabalha com rotas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus. Além disso, há voos entre Porto e São Paulo e Rio de Janeiro. É a empresa aérea europeia com maior presença no Brasil.

ROTAS INTERNACIONAIS – O Paraná passa a contar agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262