Connect with us


Paraná

Paraná participa de oficina para implementação da estratégia nacional de governo digital

Publicado em

O Governo do Paraná, representado pela Secretaria da Administração e da Previdência, participou nesta terça-feira (15) da oficina regional do programa do governo federal para a implementação da Estratégia Nacional de Governo Digital. O evento, parte integrante do projeto lançado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos no início de agosto, reuniu representantes dos estados do Sul, em Porto Alegre, para discutir ações estratégicas visando a melhoria da qualidade dos serviços públicos em todo o país.

O Paraná, que aderiu ao projeto, assume uma posição proativa ao levar suas ações e projetos de modernização da administração pública para a discussão.

“Todos estamos trabalhando com um mesmo propósito: o de proporcionar maior eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos. Neste sentido, o Paraná contribui na construção coletiva compartilhando iniciativas na área da tecnologia, sistemas e projetos que geram economia para os cofres públicos e que podem ser replicados ou ser modelo para outros lugares do Brasil”, explica o secretário da Administração, Elisandro Frigo.

Leia mais:  Em pouco mais de um mês, Sanepar retira 166 toneladas de lixo das areias do Litoral

Ele participou da mesa de abertura da segunda parte da oficina, ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e da Ministra Esther Dweck.

Para a construção da Estratégia Nacional de Governo Digital, as oficinas regionais vão detalhar os desafios municipais e estaduais para a transformação digital, bem como definir os principais temas que deverão ser tratados no projeto nacional.

O encontro em Porto Alegre também foi uma oportunidade de reunir o Grupo de Trabalho de Transformação Digital do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), do qual o secretário Elisandro Frigo é conselheiro e a diretora-geral da SEAP, Luiza Cabel Corteletti, é a coordenadora.

“Foi importante estarmos juntos neste espaço que discute o que já estamos trabalhando por meio das secretarias da Administração dos estados. Este grupo está empenhado em fortalecer estratégias que promovam o letramento digital dos servidores públicos e a desburocratização do serviço público”, detalha Luiza.

Leia mais:  Adrianópolis recebe R$ 7,6 milhões para obras de pavimentação urbana

CRONOGRAMA – A oficina da Região Sul foi o pontapé inicial para as oficinas regionais. Na sequência, será a vez da região Nordeste, seguida pelo Sudeste, Norte e Centro-Oeste. A expectativa é publicar o documento oficial, com a colaboração de todos os entes federativos, em novembro de 2023.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Simulado da Defesa Civil em Antonina treina população para situações de inundação

Published

on

Os moradores do bairro Jagatá, em Antonina, no Litoral do Paraná, participaram neste sábado (23) de um simulado de desastre de inundação. A comunidade, com 23 residências onde vivem 53 pessoas, está localizada numa área de mangue, suscetível a variações de maré da baía localizada a poucos metros das casas de madeira.

O exercício foi realizado pela prefeitura com apoio do Estado, envolvendo cerca de 50 profissionais das Defesa Civil estadual e municipal, secretarias, Corpo de Bombeiros e voluntários da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER).

A ação é parte do trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na preparação dos municípios para o enfrentamento de inundações, alagamentos e deslizamentos que podem ocorrer com a passagem do El Niño pelo Paraná, que deve ser de forte intensidade.  

“Pudemos testar a capacidade que temos hoje para num evento de alagamento, como a gente pode acessar a comunidade. Entendemos na prática como funciona o plano de contingência, de que maneira as secretarias municipais atuam em conjunto e em caso de necessidade, como melhorar o atendimento à população”, avaliou o capitão Dhieyson Budernik, coordenador do 6º Núcleo de Atuação Regional da Defesa Civil Estadual. 

Leia mais:  Tecnologia da Celepar tem participação importante na defesa agropecuária do Paraná

A escolha do bairro foi definida a partir da peculiaridade deste ponto, como explica Sidnei Train, secretário municipal da Defesa Civil. “Fizemos um levantamento recente e havia poucas informações sobre este local. Já tivemos situações em que choveu muito e a maré estava alta, as pessoas ficaram ilhadas e não conseguiam sair. Identificamos a necessidade de priorizar a preparação desses moradores para futuras ocorrências”, destaca. 

O exercício começou por volta das 9h30 com o acionamento das equipes dos bombeiros e da defesa civil e envolveu o suporte de uma ambulância para o treinamento de resgate a uma pessoa com dificuldade de locomoção. “Pudemos medir o tempo das equipes para se deslocar, acessar o local. Isso ajudou a conhecer o terreno e estarmos mais ambientados para poder dar uma resposta mais efetiva diante de um caso real”, detalha o tenente Alexandre de Moraes, comandante do Corpo de Bombeiros de Antonina. 

Os moradores foram orientados a se reunir no início da rua principal, ponto de encontro previamente escolhido, onde dois ônibus garantiram o deslocamento para o abrigo mais próximo, na Escola Municipal Gil Feres. Na chegada, todos foram cadastrados e participaram de uma palestra com orientações básicas sobre como perceber sinais de mudança e adotar medidas de segurança antes do agravamento da situação. 

Leia mais:  Retorno de Athletico e Coritiba à Série A do Brasileirão vai impactar o turismo do Paraná

GRATOS PELAS ORIENTAÇÕES – Trabalhador do porto, Carlos Alberto e a família vieram de Curitiba para morar no bairro. Nos seis anos que estão no local já presenciaram alagamentos, deslizamentos e temporais com destelhamento de casas. “Ficamos muito gratos em receber orientações sobre como proceder tanto para saber o que fazer quanto para poder auxiliar outras pessoas. Agora vamos poder ajudar no resgate e levar a pessoa num local que não alaga, além de ensinar para outros moradores também.

ÁGUAS DE MARÇO – Antonina foi um dos municípios mais afetados pelo maior desastre do Litoral em 2011, que ficou conhecido como Águas de Março. Na ocasião, o volume concentrado de chuva em poucos dias provocou inundações, alagamentos e deslizamentos. Ao todo, a tragédia atingiu 1.281 casas, destas, 287 foram evacuadas, deixou 1.160 pessoas desabrigadas e 8.172 desalojadas, afetando as redes de abastecimento de água e energia elétrica.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262