Paraná
Paraná liderou intermediação de empregos para jovens via Agências do Trabalhador em maio
O Paraná manteve a primeira colocação nacional em empregos para jovens via Agências do Trabalhador e postos de atendimento. Em maio, o Estado encaixou 6.479 trabalhadores entre 18 e 29 anos formalmente através da rede Sine estadual. No comparativo com o mesmo período em 2022, quando 5.249 trabalhadores, dentro desta faixa etária, conseguiram emprego formal no Paraná, o crescimento foi de 23%. Os números do mês passado também fizeram com que o Paraná respondesse por 33,85% dos 19.139 jovens empregados nesse sistema.
No ranking geral de colocados, abrangendo todos os grupos de trabalhadores, o Paraná também manteve o primeiro lugar, encerrando maio com 12.431 contratos de trabalho intermediados pelas Agências do Trabalhador. O número representa 30,66% do total de 40.549 vagas formais preenchidas através do sistema no Brasil.
Segundo colocado no ranking de jovens empregados no mês de maio, o estado do Ceará encaixou 2.964 trabalhadores entre 18 e 29 anos em maio. Em terceiro lugar aparece o estado de São Paulo, com 2.172 colocações dentro da mesma faixa etária. Minas Gerais e Rio Grande do Sul aparecem na sequência, com 1.265 e 1.259 jovens contratados via Agências do Trabalhador, respectivamente.
Entre os estados do Sul, o Paraná também manteve liderança folgada, representando 79,27% de todos os jovens colocados no mercado de trabalho via Sine no mês de maio. No mesmo período, o Rio Grande do Sul registrou 1.259 colocações de pessoas entre 18 a 29, enquanto Santa Catarina intermediou 435 contratos de trabalho através das Agências do Trabalhador.
Para o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a confirmação do Paraná no primeiro lugar entre os estados que mais empregam jovens é fruto de um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado para a promoção de emprego e renda, em especial a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional. “Temos no Paraná muitas oportunidades para quem deseja aprender uma profissão ou obter qualificação profissional. Esse estímulo tem sido fundamental para que jovens sejam inseridos no mercado de trabalho”, afirmou.
- Paraná cria 54 mil novos empregos com carteira assinada no primeiro quadrimestre
- Com atendimento virtual, Paraná participa de projeto-piloto que moderniza contato com Rede Sine
QUALIFICAÇÃO – Um exemplo é a iniciativa para melhorar a qualificação profissional no setor de turismo. As secretarias de Estado do Turismo e da Educação, em parceria com a Fecomércio-PR e o Senac-PR, vão ofertar gratuitamente à população 4 mil vagas para cursos profissionalizantes. São 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) no total, com cargas horárias que variam de 15h a 240h, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. As vagas serão distribuídas entre as regionais da Secretaria de Turismo, com o envolvimento dos Núcleos Regionais de Educação, que farão a divulgação entre os estudantes da rede estadual. No caso dos alunos, os cursos servirão como atividade extracurricular em contraturno. O convênio é válido por dois anos, com a oferta de 2 mil vagas por ano.
Outra iniciativa criada neste ano é a Mais Qualificação, que vai abrir 6.742 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional nos setores da indústria, serviços e comércio. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Fecomércio e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Fopeme (Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa). As vagas serão ofertadas ao longo de 2023, com mais de 40 modalidades de cursos realizados pelo Senac, Senai e Sesi, considerando as devidas especializações. O projeto tem como objetivo atender demandas dos setores que mais empregam no Paraná, qualificando mão de obra e, consequentemente, ampliando as oportunidades de emprego e renda em todas as regiões do Estado.
Confira os relatórios de e de .
Fonte: Governo PR
Paraná
Patrocinado pela Sanepar, Festival de Curitiba terá mais de 400 atrações
Um dos eventos mais aguardados da cena cultural brasileira, o Festival de Curitiba abre nesta terça-feira (10) a venda de ingressos para a sua 34ª edição, que será realizada entre 30 de março e 12 de abril. As vendas serão pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico, Curitiba).
Este ano, o Festival tem 435 atrações em sua programação, somando mais de mil apresentações, que incluem peças de grandes nomes da dramaturgia, novas experiências no palco e apresentações gratuitas em diferentes teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e da Região Metropolitana.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é uma das patrocinadoras das mostras Lúcia Camargo (mostra oficial), Fringe e Interlocuções, ao lado do Governo do Paraná, Petrobras, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de EBANX, Viaje Paraná e Copel.
“A Sanepar tem compromisso com o desenvolvimento do Paraná e o acesso à cultura é fundamental para a formação de um povo. Por isso, apoiamos o Festival de Curitiba. Mais do que arte, é um evento que promove o desenvolvimento socioeconômico, fomentando a economia criativa”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
ESTREIAS E ATORES ACLAMADOS – Em duas semanas, serão apresentados espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, assim como estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia. “O Festival de Curitiba é um orgulho para os paranaenses, sendo um dos principais eventos teatrais da América Latina”, afirma a diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira.
Estão confirmados nos palcos nomes conhecidos do público, como Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale e Walter Casagrande Júnior; companhias consagradas, como o Grupo Galpão, Grupo Corpo e Armazém Cia de Teatro; e diretores de renome, como Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana e Fernando Philbert.
Entre os locais das apresentações estão os consagrados palcos do Guaíra e Guairinha, além do Teatro José Maria dos Santos, Sesc da Esquina, Teatro Cleon Jacques, Ópera de Arame, Caixa Cultural, Teatro Paiol e Teatro Bom Jesus.
“São 34 edições celebrando o teatro, a arte e a cultura de vários cantos do país e do mundo, sempre com uma programação diversa, acessível e pensada para todas as pessoas, promovendo o mercado da economia criativa de Curitiba e região”, explica o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.
TEATRO ACESSÍVEL – Como parte da programação gratuita e acessível a todos os públicos, a Mostra Fringe vai ocupar mais de 70 espaços, como teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com cerca de 300 espetáculos, produzidos por 1,8 mil artistas e técnicos vindos de todo o Brasil e da Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Também patrocinado pela Sanepar, o Interlocuções foca em ações formativas, com debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros.
O 34º Festival de Curitiba tem, ainda, a 3ª edição da Mostra Surda de Teatro, o Guritiba – projeto permanente de formação de plateia; a 22ª edição do festival de humor Risorama; o MishMash e o Gastronomix, evento artístico e gastronômico ao ar livre.
Serviço:
34º Festival de Curitiba
Data: 30/03 a 12/04
Ingressos a partir 10/02 (terça-feira)
Venda de ingressos:: www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria do Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico – Piso L3, Curitiba. De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoMétodo Optimaize da De Heus garante colheita ideal do milho e aumenta eficiência na produção de leite
-
Educação7 dias agoFies 2026: abertas as inscrições para o 1º semestre
-
Brasil2 dias agoMinistro da Saúde visita fábrica de ambulâncias na Bahia e destaca ações do Novo PAC para fortalecer o SAMU 192
-
Agro6 dias agoPrograma Carne Certificada Hereford cresce 5% em 2025 e amplia exportações para sete países
-
Agro7 dias agoMato Grosso registra recorde histórico no abate de fêmeas e impulsiona alta do bezerro em 2025
-
Brasil7 dias agoCNH do Brasil: 298 mil brasileiros já conquistaram a primeira carteira de motorista pela plataforma
-
Brasil5 dias agoMinistro Silvio Costa Filho participa do lançamento do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio
-
Política Nacional7 dias agoGás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais
