Curitiba
Ônibus bloqueiam ruas, e garagens de empresas de transporte coletivo de Curitiba são fechadas; há paralisação em outras cidades

Ônibus bloqueiam algumas ruas de Curitiba no início da manhã desta sexta-feira (14). Além disso, garagens de algumas empresas de transporte coletivo estão fechadas.
A paralisação é um protesto contra a reforma da Previdência e também atinge outros estados do país.
Frota paralisada
Por volta das 7h, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) informou que 40% da frota de ônibus da capital estava parada e que, na Grande Curitiba, 25% dos ônibus não estavam circulando.
Segundo o Sindimoc, as principais linhas afetadas pela mobilização são:
- Santa Cândida/Capão raso
- Pinheirinho/Rui Barbosa
- Centenário/Campo Comprido
Alimentadores das regiões:
- Oeste ‐ Campo Comprido
- Norte – Santa cândida, Cabral e Boa vista
- Sul – Pinheirinho
Curitiba tem 10 empresas de ônibus. A frota operante total é de cerca de 1,3 mil ônibus e, conforme o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), 1,3 milhão de passageiros usam o transporte coletivo em dias úteis.
A informação da Prefeitura de Curitiba, por volta das 7h, era de 37% da frota era atingida pela paralisação.
Segundo a prefeitura, a orientação das empresas aos cobradores é para não haja cobrança de passagem, pois não há certeza de que os ônibus vão conseguir transitar e chegar ao destino final da linha.
O eixo de integração mais prejudicado, de acordo com a administração municipal, é o norte-sul, atendido por biarticulados. O eixo leste-oeste, no mesmo horário, operava com 50% da frota.
Bloqueios de ruas
Manifestantes bloquearam algumas ruas e estradas na cidade. No começo da manhã, ônibus do transporte público trancaram a saída de terminais.
Às 8h, a BR-376, no Contorno Sul, no bairro CIC, a rodovia foi totalmente bloqueada nos dois sentidos. O trecho foi liberado às 9h.
Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, manifestantes também interditaram a BR-476 nos dois sentidos, em frente à refinaria da Petrobras.
Região norte
Em Londrina e em Maringá, na região norte do Paraná, ônibus também estão parados.
O bloqueio da garagem da TCGL, que detém 85% da frota de 430 ônibus de Londrina, é total. Na empresa Londrisul, responsável por 15% da frota, não há bloqueio, e os ônibus rodam normalmente.
Mais de 150 mil pessoas usam, por dia, o transporte coletivo em Londrina.
Campos Gerais
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, houve tentativa de bloqueio de garagem de ônibus durante a madrugada. Mas, por volta, das 6h30, a frota estava circulando normalmente.

Curitiba
Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Curitiba

O homem, de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. A polícia localizou o indivíduo em um flat no Centro da capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o homem suspeito de assassinar o jornalista Cristiano Freitas. A vítima foi encontrada morta em sua casa, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, na tarde de terça-feira (4).
J. B. C., de 27 anos, era investigado pelos crimes de roubo e extorsão contra seis vítimas. Segundo as investigações, ele marcava encontros por aplicativo e depois realizava ameaças, com uso de arma de fogo, para que as vítimas efetuassem transações via pix.
As investigações apontam que o suspeito criava perfis falsos em redes sociais e se infiltrava em sites de relacionamentos para marcar encontros. Uma das vítimas relatou à polícia que foi forçada a fazer várias transações bancárias sob ameaças.
O veículo utilizado pelo suspeito, um HB20, foi identificado pela polícia, o que ajudou a localizá-lo em um flat no Centro de Curitiba. Ele foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos.
Morte de jornalista causou grande comoção
A morte de Cristiano Luis de Freitas provocou um choque e comoveu o meio. Nas redes sociais, foram muitas as homenagens ao jornalista de 48 anos.
Ele também integrava a equipe do Festival de Teatro de Curitiba, que divulgou uma nota de pesar:
“É com profunda tristeza que informamos o falecimento do jornalista Cristiano Freitas, membro da equipe de assessoria de imprensa do 33 º Festival de Curitiba, aos 46 anos. Apaixonado por arte e cultura, Cris teve uma trajetória marcante em diversos veículos de comunicação e se destacava como um grande conhecedor do teatro. Este ano, a convite do coordenador Maximilian Santos, realizou um antigo desejo ao integrar nossa equipe, trazendo sua experiência, talento e entusiasmo.
Infelizmente, nosso colega foi encontrado em sua casa, e a causa de sua morte ainda não foi esclarecida. Estamos todos consternados, em choque e profundamente tristes com essa perda repentina. Em poucos dias de trabalho conosco, Cris já havia deixado sua marca, contribuindo com entrevistas, ideias e pautas instigantes, sempre com dedicação e energia contagiante. Seu entusiasmo fará muita falta.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos ao seu lado”.
No Instagram muitas postagens lembram com carinho do jornalista. “Uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer na vida. Me ensinou TANTO. Um homem gentil, educado, atencioso, extremamente competente, sensível e acolhedor. Com um tino inacreditável para lidar e ensinar adolescentes. Um comunicador nato”, escreveu a vereadora Laís Leão (PDT).