Brasil
No Paraguai, chefe de gabinete do Ministério do Turismo participa do lançamento da Secretaria Técnica do Caminho dos Jesuítas na América do Sul
O Ministério do Turismo deu um passo importante nesta sexta-feira (12/12) para a estruturação de um dos principais produtos turísticos da América do Sul. A chefe de Gabinete da Pasta, Janara Braga, representou o ministro Celso Sabino no Paraguai durante a cerimônia de assinatura do acordo oficial entre a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (SENATUR). O ato concretizou a abertura da Secretaria Técnica do Caminho dos Jesuítas na América do Sul, sediada no país vizinho.
A iniciativa reforça o compromisso contínuo dos países do Mercosul em fortalecer as experiências da Rota dos Jesuítas, um corredor turístico internacional que conecta Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai, reconhecido por sua inestimável riqueza histórica, cultural e espiritual.
Para Janara Braga, a criação da secretaria é um marco para a integração regional. “Esta iniciativa vai muito além da preservação do nosso patrimônio; ela representa a união de seis nações em torno de um objetivo comum: desenvolver o turismo de forma integrada e sustentável. Ao estruturarmos o Caminho dos Jesuítas com uma governança sólida, estamos criando oportunidades de emprego e renda para as nossas populações e posicionando a América do Sul como um destino de excelência para o mundo”, destacou a chefe de gabinete.
O projeto conta com o acompanhamento da Comissão Regional para as Américas da ONU Turismo, que já presta apoio aos países integrantes da rota, ganhando agora o reforço da CAF. Essa articulação permitirá otimizar recursos e consolidar a cooperação entre as nações, projetando a Rota dos Jesuítas como um produto emblemático e competitivo no cenário turístico global.
COOPERAÇÃO – A nova Secretaria Técnica insere-se em uma linha de trabalho orientada para aprofundar a cooperação público-privada na região. O objetivo central é incorporar critérios rigorosos de qualidade e sustentabilidade nos produtos e destinos que compõem o roteiro, garantindo que o crescimento do fluxo de visitantes ocorra de maneira ordenada e benéfica para as comunidades locais.
Além disso, a iniciativa busca padronizar e elevar o nível das experiências oferecidas ao longo dos cinco países. Com uma gestão técnica centralizada, será possível monitorar avanços, identificar gargalos e implementar soluções conjuntas que fortaleçam a identidade do Caminho dos Jesuítas como o principal corredor turístico da América do Sul.
INVESTIMENTOS – Paralelamente às discussões sobre a rota, a agenda no Paraguai também contemplou a apresentação da atualização do Guia de Investimento “Tourism Doing Business – Investindo no Paraguai”, elaborado pela ONU Turismo. O Brasil teve participação colaborativa nesse processo, trocando experiências sobre a estruturação do seu próprio guia, lançado em janeiro deste ano, e compartilhando referências de produtos desenvolvidos e resultados alcançados.
O documento tem como finalidade fornecer uma visão integral do contexto econômico, do marco legal e do cenário de investimentos no setor de turismo paraguaio. Ao destacar vantagens competitivas e estabilidade macroeconômica, o guia serve como uma ferramenta essencial para atrair capitais e fomentar o desenvolvimento de novos projetos turísticos na região, seguindo o exemplo de sucesso da edição brasileira.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Ministério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, neste sábado (27), a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Inteligente do SUS. A iniciativa foi lançada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, e marca o início da Rede Nacional de UTIs Inteligentes e da transformação digital da atenção hospitalar, com sistemas mais avançados, tecnologias de conectividade e inteligência de dados assistenciais para ajudar os profissionais na tomada de decisões que podem salvar vidas. Essa é uma inovação que coloca o SUS no mesmo nível de grandes instituições de referência da Europa e da Ásia, com atendimento 100% gratuito.
“Hoje estamos dando mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital. A integração dos dados dos monitores permite identificar precocemente sinais de melhora ou de agravamento do quadro clínico, possibilitando intervenções mais rápidas, com ajustes na conduta e no tratamento antes que o paciente apresente uma piora. Com isso, aumentamos as chances de recuperação, reduzimos o tempo de permanência na UTI, ampliamos a rotatividade dos leitos e diminuímos a espera de quem precisa de atendimento”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com investimento de mais de R$ 180 milhões, as novas tecnologias avisam quando o paciente piora, usam inteligência artificial (IA) para prever riscos e priorizar atendimentos, e mostram os dados mais importantes diretamente no prontuário. Além disso, ambulâncias 5G transmitirão os sinais vitais em tempo real para acelerar o atendimento pré‑hospitalar. Também serão adotadas cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA para melhorar resultados e eficiência.
A unidade carioca é a primeira das sete instituições selecionadas para a fase inicial do projeto, que também contempla hospitais de referência no Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Porto Alegre. Nesta etapa, serão conectados 60 leitos de terapia intensiva em todo o país, com 10 leitos em cada hospital participante.
A inauguração no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho marca mais uma etapa da modernização da rede pública de saúde e deve servir como modelo para a expansão dessa estratégia em todo o país. Depois da validação da primeira fase, o Ministério da Saúde prevê a ampliação da rede para 280 leitos inteligentes em 14 UTIs, em 13 estados brasileiros:
- São Paulo/SP: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP);
- Rio de Janeiro/RJ: Hospital Federal do Bonsucesso;
- Rio de Janeiro/RJ: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Belo Horizonte/MG: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG);
- Brasília/DF: Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UNB);
- Salvador/BA: Hospital Geral Roberto Santos;
- Recife/PE: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP);
- Fortaleza/CE: Hospital Geral de Fortaleza (HGF);
- Teresina/PI: Hospital Getúlio Vargas;
- Belém/PA: Hospital Beneficente Portuguesa;
- Curitiba/PR: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie – HUEM;
- Porto Alegre/RS: Hospital Nossa Senhora da Conceição – GHC;
- Dourados/MS: Hospital Regional de Dourados (HRD);
- Manaus/AM: Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.
Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão
Além das UTIs inteligentes, a Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS conta com investimento de R$ 4,8 bilhões para a implementação e equipagem do primeiro hospital inteligente do país, o desenvolvimento de um centro de pesquisa translacional e a modernização de seis hospitais de excelência do SUS.
No âmbito dessa iniciativa, foi assinado contrato de R$ 1,7 bilhão com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), banco do BRICS, para a construção do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI), que integrará o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). O ITMI será o primeiro hospital público inteligente do SUS voltado para urgência e emergência e fará parte da Rede Agora Tem Especialistas, servindo como modelo nacional de assistência totalmente digital.
O ITMI atenderá cerca de 20 mil pacientes por ano e terá 800 leitos dedicados a emergências de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia, terapia intensiva e outras especialidades. Do total, 250 serão leitos de emergência, 350 de UTI e 200 de enfermaria, além de 25 salas cirúrgicas. O início das operações está previsto para 2027.
Expansão do tratamento de câncer no RJ
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho também recebeu reforço na estrutura do serviço de oncologia, que já funciona há 33 anos. Neste sábado, foi inaugurado o primeiro acelerador linear da unidade. O equipamento, que contou com R$ 3,4 milhões, tem capacidade de atender 100 pacientes por mês, e vai reduzir a necessidade de encaminhamento para outros serviços, além de diminuir o tempo de espera pelo tratamento. O aparelho também fortalecerá a formação de especialistas em radioterapia e física médica no HUCFF, em parceria com a UFRJ.
“O tempo de posicionamento do paciente, que demorava 20, 25 minutos, pode ser reduzido para 10. Com isso será possível atender mais pessoas ao longo do dia, reduzindo o tempo de quem está esperando para começar a radioterapia no SUS”, ressaltou o ministro Padilha.
A entrega reflete a estratégia do Ministério da Saúde de expandir e qualificar o tratamento oncológico em todo o país. Desde 2023, foram celebrados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, incluindo procedimentos radioterápicos.
Rafaelle Silva e Julianna Valença
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná7 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Esportes5 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias agoLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
-
Polícial7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
