Brasil
MTE promove live em homenagem ao Dia Nacional do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho nesta quinta-feira (27)
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), realizará nesta quinta-feira (27), às 9h, uma live especial em celebração ao Dia Nacional do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho. A data, instituída pela Lei nº 7.410/1985, reconhece a contribuição essencial desses profissionais para a proteção da saúde, da vida e da integridade física dos trabalhadores brasileiros.
Segundo dados do MTE (Caged 09/2025 e RAIS 2022), o país possui atualmente 126.823 Técnicos em Segurança do Trabalho e 11.889 Engenheiros de Segurança do Trabalho com vínculos empregatícios, uma força Evento da CANPAT destacará a importância desses profissionais e o papel da prevenção de acidentes no Brasilde trabalho fundamental para a consolidação de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
Durante a transmissão, especialistas discutirão a importância estratégica dessas categorias na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como no fortalecimento da cultura de segurança nos diversos setores produtivos. Técnicos e engenheiros de segurança desempenham papel decisivo na identificação de riscos, na implementação de medidas de proteção e na promoção de boas práticas preventivas.
O coordenador da CANPAT, José Almeida Jr., lembrará a trajetória histórica da prevenção de acidentes, desde a Revolução Industrial, quando o aumento dos riscos impulsionou a criação de inspeções trabalhistas e legislações de proteção ao trabalhador. No Brasil, esse processo ganhou robustez com a criação das Normas Regulamentadoras (NRs), há mais de 50 anos, estabelecendo diretrizes essenciais para que a produção ocorra de forma segura, organizada e responsável.
Data: 27 de novembro (quinta-feira)
Brasil
Senad e Capes selecionam 24 projetos para ações de prevenção, cuidado e inclusão social
Com investimento superior a R$ 25 milhões, o programa estrutura a Rede Cais Acadêmicos, com atuação em todo o País. As instituições contempladas estão distribuídas pelas cinco regiões brasileiras, consolidando uma rede nacional voltada ao desenvolvimento de tecnologias sociais e à produção de conhecimento aplicado às realidades locais.
A ação integra a estratégia da Senad de impulsionar atividades de prevenção e cuidado, promovendo a articulação entre universidades, comunidades e serviços públicos para enfrentar desafios relacionados ao uso de álcool e outras drogas, à vulnerabilidade social e à garantia de direitos.
Para a secretária nacional da Senad, Marta Machado, o programa representa mais um avanço na política sobre drogas no Brasil.
“Estamos falando de um investimento robusto de mais de R$ 25 milhões em ciência, pesquisa e extensão universitária. O objetivo é transformar conhecimento em novas tecnologias sociais e fortalecer a presença da política pública nos territórios mais vulnerabilizados”, ressalta.
Segundo a secretária, a rede selecionada terá alcance nacional inédito e contribuirá para ampliar o acesso a direitos fundamentais.
“Os centros vão atuar promovendo redução de riscos e danos, acolhimento, atenção psicossocial e, acima de tudo, o acesso aos direitos fundamentais. Essa é a materialização da nossa estratégia de prevenção ampliada”, afirma.
Rede nacional
Além de fomentar pesquisas e ações extensionistas, o programa busca produzir evidências e metodologias que possam subsidiar políticas públicas voltadas à prevenção, ao cuidado e à garantia de direitos de populações em situação de vulnerabilidade.
A expectativa é que a Rede Cais Acadêmicos contribua para reforçar a presença territorial das ações da Senad e aprimorar a articulação entre Governo Federal, instituições de ensino e sociedade civil, promovendo respostas mais qualificadas e integradas aos desafios sociais relacionados à política sobre drogas.
Os projetos selecionados receberão bolsas e recursos de custeio para desenvolver as atividades previstas ao longo dos próximos anos. O resultado do edital foi divulgado em 11 de junho e está disponível aqui.
-
Educação6 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
-
Política Nacional6 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Brasil6 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Paraná7 dias agoPoupatempo Paraná ultrapassa a marca de 2 milhões de atendimentos
-
Esportes4 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes5 dias agoBrasil empata com Marrocos em estreia nervosa na Copa do Mundo
