Connect with us


Paraná

MPPR obtém liminar que obriga a retirada de veículos apreendidos de pátio e entorno da Delegacia Regional de Polícia de Palmital por conta da dengue

Publicado em

Em Palmital, no Centro Sul do estado, por força de liminar, o Estado tem 30 dias para adotar providências quanto aos veículos apreendidos na 44ª Delegacia Regional de Polícia da cidade e que se encontram a céu aberto no pátio da instituição e arredores. A ordem judicial atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná, que requer a remoção dos carros em virtude dos riscos de se tornarem criadouros potenciais de insetos, notadamente do mosquito da dengue – conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesa) o estado já soma 135.961 casos confirmados da doença e 77 óbitos.

Segundo a ação, há pelo menos 135 veículos no pátio da DP e entorno. Na liminar, proferida nesta quarta-feira, 27 de março, o Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca determina que, em até 30 dias, o Município “realize a remoção dos veículos apreendidos que se encontram na área externa do pátio da Delegacia de Polícia de Palmital/PR (calçadas) e dos que estiverem a céu aberto, no mesmo local ou no seu entorno, vinculados ou não a procedimentos penais em andamento, bem como se abstenha de promover novos depósitos de veículos apreendidos”. Foi imposta multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da determinação (limitada inicialmente a R$ 500 mil).

Leia mais:  Secretaria confirma mais três mortes por dengue no Paraná

Local adequado – No pedido, o MPPR sustentou que “a maior parte dos veículos apresenta avançado estado de deterioração, representando riscos à saúde pública e meio ambiente, favorecendo a proliferação de vetores de doenças, como dengue, febre amarela, febre chikunguya, etc, além de servir como criadouros de animais peçonhentos e do barbeiro transmissor da doença de chagas, tornando-se preocupante, sobretudo, para os moradores do entorno da Unidade Policial”. A Promotoria apontou ainda o fato de o depósito gerar maior acúmulo de serviços aos policiais da DP, que além da função primordial de investigação e repressão de infrações penais precisam cuidar dos carros.

O Ministério Público pleiteia, no mérito do processo, que o Estado do Paraná providencie local adequado para o depósito dos atuais e futuros veículos apreendidos, de modo que estes não permaneçam a céu aberto no pátio e/ou entorno. Também requer a imediata destruição dos veículos, sucatas e materiais inservíveis de bens automotores que estão há mais de um ano no local, por meio de prensamento mecânico.

Leia mais:  PCPR e PMPR prendem três homens com drogas, armas e explosivos em Marumbi

Processo número 0000529-74.2024.8.16.0125

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4469

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Fim de semana antes do feriado terá sol e tempo estável em todo o Paraná

Published

on

Nesta sexta-feira (17) há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde no Paraná. De acordo com o Simepar, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o sábado (18) e o domingo (19) terão tempo mais estável, com predomínio de sol e temperaturas ultrapassando os 30°C em algumas regiões, e chegando perto disso em outras.

O deslocamento de um ciclone extratropical em direção ao oceano, mesmo sem passar sobre o Paraná, é o que mantém o tempo instável nesta sexta-feira (17) no Estado. “Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões. A chuva será mais intensa na faixa Leste, entre a Serra do Mar e o Litoral, onde há condição para tempestades localizadas, que poderão vir acompanhadas de trovoadas”, explica Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.

No sábado (18) e no domingo (19), o avanço de uma massa de ar seco passa a reduzir as instabilidades em todo o Paraná. “O sol predomina na maior parte das regiões, com variação de nebulosidade ao longo do dia. Ainda assim, não se descarta alguma pancada de chuva bem isolada entre a tarde e a noite, novamente com baixos volumes”, ressalta Raissa.

Leia mais:  Balé Teatro Guaíra faz apresentações em festivais de João Pessoa e Recife

Durante todo o fim de semana, as manhãs começam com temperaturas agradáveis, especialmente nas regiões Centro-Sul e Sul, onde as mínimas ficam em torno de 12°C a 14°C. Ao longo do dia, porém, o aquecimento volta a predominar, reforçando a sensação de tempo abafado em boa parte do estado.

As máximas poderão chegar aos 32°C em cidades do Norte e Noroeste do Paraná. No Oeste e Sudoeste as temperaturas máximas ficam entre 27°C e 29°C. Nos Campos Gerais e na faixa Leste, incluindo Curitiba e Litoral, os valores ficam um pouco mais amenos, entre 25°C e 28°C, assim como no Centro-Sul e Sul, onde as máximas não passam da faixa entre 23°C e 26°C entre sexta-feira (17) e domingo (19).

O retorno das chuvas mais abrangentes ao Paraná deve ocorrer a partir da próxima semana, com o avanço de uma nova frente fria pelo oceano. Os meteorologistas do Simepar seguem em plantão 24 horas e emitirão novos boletins na segunda-feira (20).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262