Paraná
MPPR apresenta à Segurança Pública termo de cooperação para formação em direitos humanos voltada aos profissionais do sistema de justiça
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 3 de julho, o Ministério Público do Paraná entregou a representantes das forças de segurança pública do estado proposta de termo de cooperação técnica para a implementação de um plano estadual de educação em direitos humanos destinado ao Sistema de Justiça e de Segurança Pública. O objetivo é inserir de forma permanente e obrigatória na grade curricular dos cursos de formação do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil, Militar e Penal, bem como do Poder Judiciário, Secretaria da Justiça, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, temas relacionados à proteção dos direitos humanos, contribuindo para o fortalecimento desses direitos socialmente relevantes e estabelecendo estratégias destinadas ao resolutivo enfrentamento da violência, do preconceito e da discriminação.
“Estamos aqui para conclamar ações visando dar atenção especial à defesa dos direitos humanos”, destacou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, na ocasião. “Fazemos isso com muito entusiasmo, pois é preciso investir na formação de nossos integrantes para que a sociedade possa se considerar segura.”
Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública do Paraná Hudson Leôncio Teixeira, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Jefferson Silva, o subcomandante-geral da PMPR, Paulo Henrique Semmer, o chefe do Estado Maior da PMPR, Valmor Anderson Pereira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Antônio Geraldo Hiller Lino, o diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, Roberto Francisco Cardoso, o coordenador de Segurança Institucional do MPPR, Vani Antônio Bueno, e a coordenadora da Assessoria Militar do MPPR, major Débora Cristina Scremin de Oliveira.
Capacitação
Durante a reunião, o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, informou que a primeira iniciativa do plano será o Curso Interinstitucional de Educação em Direitos Humanos para os profissionais do Sistema de Justiça e da Segurança Pública, a ser realizado em agosto, durante três semanas. Cada instituição deverá indicar dez representantes que atuem preferencialmente na formação ou tenham atribuição em direitos humanos para participar da capacitação.
“A expectativa é que, a partir desse movimento, possamos deixar o legado da formação de profissionais mais preparados e conectados com o tema, caminhando para um avanço na formação de servidores públicos ainda mais sintonizados com o Estado Democrático de Direito”, ressaltou o procurador de Justiça.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será responsável pela elaboração e desenvolvimento do curso, e a grade curricular comum sobre direitos humanos está sendo discutida com os integrantes do Sistema de Justiça e de Segurança Pública.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Programa da semana orienta sobre como buscar o Ministério Público para solicitar apoio em demandas na área da saúde
Nesta semana, o MP no Rádio trata das principais demandas que chegam ao Ministério Público do Paraná na área da saúde. A Promotora de Justiça Eliane Miyamoto Fortes, entre outras questões, explica que o MP pode atuar na busca de soluções para problemas como a falta de medicamentos gratuitos para fornecimento à população pelas unidades de saúde e a demora na espera por cirurgias, exames e consultas com médicos especialistas. Ela também orienta os ouvintes sobre como procurar o apoio do Ministério Público em questões dessa área.
Acesse o programa:
Eleições – O MP no Rádio da semana anterior tratou dos direitos e deveres de eleitores e candidatos no período eleitoral, especialmente no dia da votação. O assessor jurídico da Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Paraná, Guilherme França e Silva, explicou, entre outros temas, as regras sobre a proibição de prisões nesses dias, o veto ao uso de celular na cabine, a possibilidade de votar com um acompanhante, como o eleitor deve se comportar na seção eleitoral, quais as regras para a vestimenta no local onde o eleitor vai votar e as manifestações permitidas e proibidas no dia da eleição.
Podcasts – O MP no Rádio é disponibilizado também nas plataformas Spotify e Apple.
Gratuito – As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná, também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.
Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail [email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes4 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Agro6 dias agoChuva trava colheita enquanto mercado internacional paga mais pelo produto
-
Paraná4 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Agro5 dias agoChuva falha no Centro-Oeste e sobra no Sul na largada da safra
-
Política Nacional6 dias agoConfira o que pode e o que não pode até o dia da votação
-
Agro2 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Brasil7 dias agoDiamantina: cidade entre montanhas preserva um Patrimônio Mundial em Minas Gerais
-
Política Nacional7 dias agoLei determina avaliação da qualidade de hospitais
