Connect with us


Brasil

MME abre consultas públicas sobre biometano e uso de óleos e gorduras residuais na produção de biocombustíveis

Publicado em

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, nesta sexta-feira (17/10), duas consultas públicas voltadas ao avanço do setor de biocombustíveis no país. As propostas tratam, respectivamente, da definição de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mercado de gás natural e da proporção mínima de óleos e gorduras residuais (OGR) nas matérias-primas utilizadas na produção de biodiesel, combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) e diesel verde.

Proporção mínima de óleos e gorduras residuais (OGR)

A primeira consulta pública trata do uso de Óleos e Gorduras Residuais, que são matérias-primas de origem animal ou vegetal resultantes do processo de cocção de alimentos, passíveis de coleta, pré-tratamento e utilização como matéria-prima para a produção de biodiesel, SAF e diesel verde. As contribuições poderão ser enviadas até 17 de novembro de 2025.

O uso de OGR na produção de biocombustíveis foi estabelecido pela Resolução CNPE nº 13, de 10 de dezembro de 2024, e reforça o compromisso do MME com a descarbonização da matriz energética brasileira.

Leia mais:  Ministro da Pesca e Aquicultura na abertura da 22ª Semana do Pescado no Maranhão

Redução de emissões de GEE no mercado de gás natural

A segunda consulta pública tem como objetivo definir a meta de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) no mercado de gás natural, conforme o artigo 17 da Lei do Combustível do Futuro. A norma institui o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. As contribuições poderão ser enviadas até 2 de dezembro de 2025.

Os documentos e demais informações sobre as consultas estão disponíveis no site do MME e na plataforma Participa+Brasil

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook

Brasil

Aberto edital para elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre turismo em regiões de fronteira

Published

on

Foi publicado o edital para contratação de empresa especializada na elaboração de diagnósticos e planos de ação voltados ao turismo em regiões de fronteira. A seleção é realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito de projeto de cooperação técnica com o Ministério do Turismo (MTur).

A contratação contempla a elaboração de estudos e planos de ação para atividades turísticas em regiões de fronteira, com foco no desenvolvimento sustentável e na integração entre países sul-americanos. As empresas interessadas poderão apresentar propostas para um ou mais dos lotes previstos na seleção.

O edital contempla três lotes de contratação:

  • Fronteiras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com Argentina e Uruguai;
  • Fronteiras do Amapá e Pará com Guiana, Suriname e Guiana Francesa;
  • Fronteiras do Acre, Rondônia e Mato Grosso com Peru e Bolívia.

Participação –As propostas poderão ser enviadas até às 17h do dia 14 de agosto, exclusivamente pelo Portal de Compras da UNESCO Brasil.

Mais informações sobre o edital, bem como as orientações para participação, podem ser consultadas nos seguintes endereços:

Leia mais:  Ministério da Saúde abre exposição sobre o Programa Mais Médicos durante Congresso do Conasems

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262