Paraná
MIS-PR tem visita guiada noturna e exibição de filme de terror nesta sexta-feira
O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) exibe gratuitamente o filme “Desafio do Além” (1963) nesta sexta-feira (27), às 19h, precedido por uma visita guiada à exposição “Desse Lado do Muro”, às 18h30. A programação é uma parceria com o Projeto Curitiba Sombria, que busca reunir a comunidade interessada em entretenimento de terror e histórico ligado à cidade. O evento será gratuito, porém com vagas limitadas e entrada por ordem de chegada.
A sessão de cinema no MIS-PR encerra o 6º ciclo do Clube de Leitura do projeto Curitiba Sombria, que em fevereiro mergulhou na obra “A Assombração da Casa da Colina”, de Shirley Jackson, que inspirou o filme. Todos os meses, o grupo lê um livro com temática sombria.
De acordo com Luciana Perante, criadora do projeto, o objetivo é que a parceria continue. “A ideia é que possamos fazer uma sessão de cinema por mês no espaço do MIS-PR. O Curitiba Sombria começou com o tour noturno, que continua, mas de 2024 para cá foi se tornando uma comunidade que gosta de entretenimento relacionado com temas sombrios e história. A junção da visita guiada no antigo Centro de Triagem e exibição do filme é perfeita para nossa proposta”, explica.
- Mostly Mozart 2: série de concertos retorna ao MON no sábado com clássico “Paris”
- Casa Alfredo Andersen abre exposição de arte abstrata geométrica de Marinice Costa
“DESSE LADO DO MURO” – A mostra que ocupa o antigo Centro de Triagem no MIS-PR apresenta uma potente seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. A proposta de “Desse Lado do Muro” é escancarar os muros da invisibilidade, provocando empatia, desconforto e reflexão sobre as condições humanas das pessoas privadas de liberdade.
SOBRE O FILME – “Desafio do Além” (1963), dirigido por Robert Wise, é uma obra canônica quando o assunto são casas mal-assombradas. Na trama, três pessoas são recrutadas por um investigador paranormal para ajudar a descobrir os segredos de uma mansão assombrada pelos espíritos dos antigos residentes. Enquanto se aprofundam no passado da casa, são seduzidos por sua trama sinistra.
Serviço:
Sessão Sombria de Cinema no MIS-PR e
Visita guiada ao Projeto Cárcere
Data: 27 de fevereiro (sexta-feira)
Horários:
18h30 – visita à exposição
19h – sessão de cinema
Entrada gratuita, vagas limitadas
Local: Museu da Imagem e do Som – R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
Mais informações: www.curitibasombria.com.br
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Laranjeiras do Sul, Ministério Público do Paraná obtém autorização judicial para que mãe vítima de violência doméstica retorne à Venezuela com as filhas
O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná, obteve autorização judicial para a viagem internacional de duas crianças, de 2 anos e 3 meses, possibilitando o retorno delas à Venezuela na companhia da mãe, vítima de grave e reiterada violência doméstica. A decisão da Vara da Infância e Juventude da Comarca atende pedido do MPPR em ação de suprimento judicial da autorização paterna.
Áudio do Promotor de Justiça Bruno Rinaldin
A atuação do Ministério Público teve início após solicitação de apoio técnico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Laranjeiras do Sul. A mãe das crianças estava acolhida emergencialmente no município e já contava com medidas protetivas de urgência deferidas pela Justiça, em razão de ameaças de morte feitas pelo ex-companheiro.
Vulnerabilidade – Durante o acompanhamento do caso, a vítima foi ouvida pela Promotoria de Justiça. Também foram expedidos ofícios à rede de proteção do município de origem da família, com o objetivo de localizar o pai das crianças e viabilizar a obtenção da autorização paterna necessária para a viagem internacional.
Apesar das reiteradas tentativas, não foi possível localizar o genitor. Diante disso, considerando o risco concreto à integridade física da mãe e das crianças, além do contexto de vulnerabilidade social, a Promotoria de Justiça ajuizou ação de suprimento judicial da autorização paterna. O Poder Judiciário acolheu o pedido do Ministério Público e autorizou a viagem internacional das duas crianças, acompanhadas exclusivamente pela mãe, mediante a expedição de alvará judicial.
Família em segurança – Com o apoio do Município para viabilizar o deslocamento, a mãe e as duas crianças já estão em segurança na Venezuela, onde passaram a contar com o apoio da rede familiar.
A atuação do Ministério Público buscou assegurar a proteção integral das crianças e a segurança da mãe, diante da situação de violência doméstica e da impossibilidade de obtenção da autorização paterna por meios convencionais.
Processo nº 0004318-76.2026.8.16.0104
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná5 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Educação7 dias agoUniversidades federais abrem 11 mil vagas em novos cursos para 2027
-
Esportes7 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Esportes7 dias agoFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
Esportes7 dias agoSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
Esportes5 dias agoCienciano goleia o Botafogo por 6 a 1 e deixa time brasileiro à beira da eliminação na Sul-Americana
-
Esportes5 dias agoCorinthians segura empate com o Rosario Central mesmo com um jogador a menos na Libertadores
-
Educação5 dias agoMEC abre inscrições para instrutores de práticas restaurativas
