Paraná
MIS-PR promove visita guiada noturna nesta terça-feira
O Museu da Imagem e do Som do Paraná prepara mensalmente uma oportunidade única para os amantes da cultura e da história: a Visita Guiada Noturna. Neste mês, a atividade acontece nesta terça-feira (11), às 19h, e proporcionará uma experiência enriquecedora ao público.
Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer as exposições do MIS-PR de uma forma diferente, com o ambiente noturno que valoriza as obras em cartaz e cria um clima intimista. Guiados pelo setor educativo, os visitantes poderão apreciar cada detalhe das exposições, enquanto aprendem sobre a história do museu e a importância das peças em exibição.
Para participar da Visita Guiada Noturna no MIS-PR, é necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected]. O interessado deve informar RG, contato e escolaridade. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas.
O MIS-PR é um espaço cultural importante no Paraná e tem como objetivo preservar a história e a memória da cultura paranaense e brasileira. Além das exposições, o museu conta com uma programação diversificada de atividades culturais, como cursos, palestras e apresentações musicais.
Serviço:
Visita Guiada Noturna no MIS-PR
11/04, às 19h
Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Curitiba
Inscrições: [email protected]
Entrada gratuita
Fonte: Governo PR
Paraná
IAT adquire novos aparelhos de navegação por satélite para agilizar georreferenciamento
O Instituto Água e Terra (IAT) adquiriu seis novos aparelhos de navegação por satélite para agilizar o trabalho de georreferenciamento em campo desenvolvido pela Diretoria de Gestão Territorial. Chamados de Global Navigation Satellite System (GNSS), os equipamentos, de origem suíça, foram entregues nesta terça-feira (9) e vão dar mais celeridade às ações de regularização fundiária e medição de terras devolutas. O investimento total é R$ 542 mil.
De acordo com o gerente de Geociências do órgão ambiental, Carlos Roberto Fernandes Pinto, a nova tecnologia vai capturar todas as frequências de satélites disponíveis no mercado, vinculadas a 550 canais – a aparelhagem antiga usada pelo IAT possibilitava apenas 120 canais.
O sistema é utilizado para determinação de coordenadas, na qual uma constelação de satélites permite determinar o posicionamento e localização de um ponto, esteja ele em qualquer parte do mundo, sob condições climáticas diversas. “As medições de áreas urbanas e rurais ganham fluidez, precisão e rapidez. Uma coordenada que antes levava cinco segundos para ser marcada, agora poderá ser feita em segundo. A performance em campo será muito melhor”, explica.
- Com entrega de mudas, Semana do Meio Ambiente ajuda a regenerar 4,8 hectares no Paraná
- Voluntários cadastrados no IAT podem cuidar de espécies silvestres do Paraná
Os aparelhos terão impacto significativo na regulamentação de imóveis desenvolvida pelo IAT. Técnicos do Instituto, em parceria com prefeituras locais, atuam na identificação de áreas sem registro, no cadastramento dos beneficiários e georreferenciamento dessas propriedades seguindo os moldes da legislação federal.
O trabalho de georreferenciamento consiste no mapa e memorial descritivo do imóvel para que sejam estabelecidos os limites da propriedade. No caso das terras devolutas, áreas remanescentes de sesmarias não colonizadas em domínio do Estado, o trâmite ocorre internamente no IAT via ação discriminatória para transferência do imóvel ao possuidor do local.
A partir da regularização fundiária, o cidadão passa a ter segurança jurídica sobre o imóvel que ocupa. Com o documento em mãos, ele consegue financiamentos bancários e ter acesso a políticas públicas e recursos dos programas de governo, especialmente o acesso ao crédito, garantindo estabilidade, segurança jurídica e conquistas sociais. “Com esses novos aparelhos as medições serão rápidas, com a coordenada precisa dos pontos, agilizando consideravelmente os trabalhos dos técnicos de campo”, afirma Pinto.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoPDDE Equidade: prazo de adesão é ampliado até 10 de junho
-
Paraná7 dias agoSanepar mantém o Triplo A, topo da escala da Fitch Ratings
-
Política Nacional6 dias agoRelatório final do grupo de trabalho sobre combate à misoginia será apresentado na próxima quarta-feira
-
Política Nacional7 dias agoTecnologias ameaçam proteção de vítimas e testemunhas, alertam debatedores
-
Política Nacional6 dias agoDeputado prevê rápida aprovação de controle sanitário para suplementos alimentares
-
Paraná6 dias agoFeriado de Corpus Christi altera horários de museus, parques e órgãos estaduais
-
Agro7 dias agoEconomia brasileira volta a crescer em 2026, mas inflação elevada e juros altos mantêm desafios para o agronegócio
-
Educação7 dias agoMEC inaugura sede do Campus Catalão do IF Goiano
