Paraná
Março inicia com a oferta de 18,6 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Paraná
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 18.658 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 4.124 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de alimentador de linha de produção, com 556 vagas, operador de processo de produção, com 361, e operador de caixa, com 324.
A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.061). São 319 vagas para auxiliar administrativo, 277 para auxiliar de linha de produção, 175 para operador de telemarketing receptivo e 169 para operador de caixa.
Na Capital, a Agência do Trabalhador Central, há 192 vagas para preenchimento urgente: auxiliar de limpeza (90), atendente de padaria (40), auxiliar de cozinha (32), ajudante de açougueiro (20) e açougueiro (10).
A Região de Cascavel aparece em seguida (4.056), com 922 oportunidades para auxiliar de linha de produção, 268 para operador de processo de produção, 230 para abatedor de porco e 150 para carregador (armazém).
Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.027), Campo Mourão (1.792), Pato Branco (1.666) e Foz do Iguaçu (1.385). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 488 vagas, alimentador de linha de produção, com 140, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 100, e operador de caixa, com 52 oportunidades.
Em Campo Mourão, os destaques são para auxiliar de linha de produção (631), alimentador de linha de produção (183), magarefe (119) e safrista (96).
Na regional de Pato Branco, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 408 oportunidades, magarefe, com 114, alimentador de linha de produção, com 113, e operador de processo de produção, com 93.
Em Foz do Iguaçu, são ofertadas 329 vagas para auxiliar de linha de produção, 120 para alimentador de linha de produção, 72 para operador de caixa e 58 para repositor (supermercados).
Há vagas ainda em Guarapuava, com destaque para conservação de vias e safristas; Paranaguá, principalmente para a construção civil; e Ponta Grossa, com 63 oportunidades na indústria.
ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Confira as vagas em cada regional.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem
Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.
Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.
Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”.
CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida.
A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.
NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.
Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.
VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.
Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro7 dias agoExportação recorde em maio injeta R$ 1,77 bilhão no campo e estanca queda
-
Agro7 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Agro6 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Esportes5 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Educação7 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
-
Agro6 dias agoExportações do agro atingem R$ 29,6 bilhões o primeiro quadrimestre
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova critérios para colação de grau antecipada em universidades
