Connect with us


Brasil

Metanol: 58 casos confirmados de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas

Publicado em

O Ministério da Saúde atualiza, nesta sexta-feira (24), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 108 notificações foram registradas, sendo 58 casos confirmados e 50 em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas.

O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 44 casos confirmados e 14 em investigação. O estado já descartou outras 434 notificações.

Além de São Paulo, há casos confirmados em outros estados: Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).

Em relação aos casos em investigação, São Paulo analisa 14, Pernambuco (19), Rio de Janeiro (1), Piauí (4), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (4), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).

Dos casos confirmados, 15 são óbitos: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 óbitos seguem em investigação, sendo 4 em PE, 2 no PR, 1 em MG, 1 no MS e 1 em SP. Outras 32 notificações de óbitos foram descartadas.

Leia mais:  Mutirão da Transição Energética para a COP30 debate desafios e oportunidades do setor energético brasileiro

Atualização

A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras após às 17h.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook

Brasil

Ministério do Turismo apresenta panorama climático do setor e destaca ações de adaptação e sustentabilidade no SummitTour

Published

on

O Ministério do Turismo participou, nesta sexta-feira (24.10), do SummitTour 2025, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O evento, que segue até este sábado (25.10), reúne especialistas, gestores e lideranças do setor para debater inovação, sustentabilidade, tecnologia e cultura.

Durante a programação, a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, apresentou um panorama da situação climática global e projeções quanto à emissão de gases de efeito estufa para as próximas décadas, destacando seus possíveis impactos sobre a biodiversidade e a atratividade turística.

Carolina Fávero também expôs os avanços do Plano Clima Setorial – Adaptação do Turismo, iniciativa que busca tornar o turismo brasileiro mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas, com foco na proteção de destinos, comunidades e ecossistemas.

Entre as ações em andamento, o destaque foi o mapeamento das comunidades indígenas que trabalham com turismo, reforçando a importância do turismo de base comunitária como estratégia de inclusão social, valorização cultural e conservação ambiental; e o fortalecimento da “economia azul”, voltada ao uso sustentável dos recursos hídricos e costeiros.

Leia mais:  "O SUS que cuidou de mim foi o mesmo que me acolheu de volta ao mercado de trabalho", conta profissional do Mais Médicos

“A participação no SummitTour é uma oportunidade importante para mostrar iniciativas do Ministério do Turismo que dialogam diretamente com os desafios climáticos e a agenda da sustentabilidade no turismo. O evento reúne diferentes atores do setor e fortalece o debate sobre o futuro do turismo no Brasil”, ressaltou Carolina Fávero.

A apresentação também destacou as diretrizes da agenda climática do turismo brasileiro, que colocam o setor como protagonista nos eixos de mitigação, adaptação e regeneração. O objetivo foi fortalecer a visibilidade das ações e instrumentos do Ministério do Turismo voltados à sustentabilidade climática e à promoção de um turismo responsável, resiliente e regenerativo, consolidando o Brasil como referência regional em liderança climática e turismo sustentável.

ALINHAMENTO – O conteúdo apresentado está alinhado à Declaração de Baku, assinada por 70 países durante da COP29, em 2024; aos objetivos do Acordo de Paris e aos compromissos nacionais que serão levados à COP30 de 2025, dando protagonismo ao setor turístico e reafirmando o seu papel como agente de transformação climática e de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Leia mais:  Brasil e Cuba fortalecem diálogo para ampliar cooperação científica e tecnológica

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262