Agro
Mercado de CBios Registra Queda Histórica e Estoques Elevados em 2025
O mercado de Créditos de Descarbonização (CBios) viveu um agosto de forte pessimismo. Segundo relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA, os preços caíram para R$ 32,6 por crédito, o menor valor desde 2021. A desvalorização representou uma queda de 44% em apenas um mês.
A baixa foi intensificada por uma decisão judicial que suspendeu sanções da ANP a uma distribuidora, reforçando a percepção de fragilidade regulatória. Além disso, mesmo com maior número de empresas se adequando ao programa, o excesso de oferta segue como fator central para a pressão nos preços.
Estoques em Alta Mesmo com Maior Adimplência
Apesar da nova legislação dos CBios, sancionada em 2024, ter incentivado a regularização de distribuidoras que estavam em atraso, os estoques permanecem elevados. O Itaú BBA estima que 2025 deve terminar com 18,5 milhões de créditos disponíveis.
Mesmo em um cenário otimista — sem inadimplência —, a projeção ainda é de 7,9 milhões de CBios em estoque ao final do ano, o que mantém o mercado em desequilíbrio entre oferta e demanda.
Perspectivas para 2026: Oferta Maior que a Demanda
A consultoria projeta crescimento de 10% na emissão de CBios em 2026, alcançando 44,7 milhões de créditos, sustentados por alta de 7% nas vendas de etanol e 20% de biodiesel.
No entanto, a meta obrigatória deve permanecer em 48,1 milhões de créditos, com possibilidade de revisão para baixo pelo governo. Mesmo sem novas inadimplências, os estoques finais de 2026 podem chegar a 6,7 milhões de CBios, reforçando a tendência de preços deprimidos.
O Itaú BBA destaca que, para estabilizar o mercado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) não deve reduzir a meta de descarbonização de 2026, nem sinalizar cortes nos anos seguintes.
Volume de Negociações Cai e Pressiona o Mercado
Em agosto, o volume negociado na B3 foi de 5,91 milhões de créditos, queda de 18% em relação a julho e 20% abaixo de agosto de 2024. No acumulado do ano, as negociações chegaram a 54,6 milhões de CBios, 4% abaixo do mesmo período do ano anterior.
A média anual dos preços em 2025 está em R$ 66,4 por crédito, uma redução de 18% frente a 2024, mas bem acima da cotação atual.
Emissões Mantêm Estabilidade em 2025
De acordo com a B3, o volume de CBios emitidos em agosto foi de 3,48 milhões, em linha com os meses anteriores, mas 1% menor que no mesmo mês de 2024. No acumulado até agosto, foram gerados 28,35 milhões de créditos, crescimento de 3% sobre o ano passado.
Balanço de Oferta e Demanda dos CBios
Em agosto, os estoques totais subiram 3,07 milhões de créditos, alcançando 32,5 milhões. As distribuidoras aumentaram suas posições em 2,3 milhões de créditos, enquanto emissores acrescentaram 691 mil.
No ano, já foram aposentados 12,36 milhões de CBios referentes à meta de 2025. Ao todo, as distribuidoras compraram 28,48 milhões de créditos, diante de uma meta ajustada de 49,5 milhões.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Safra de milho do Paraná tem previsão elevada para 17,6 milhões de toneladas; estimativa para trigo é mantida
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), elevou ligeiramente a estimativa para a produção da segunda safra de milho 2025/26 no estado. A nova projeção aponta uma colheita de 17,6 milhões de toneladas, acima das 17,54 milhões de toneladas previstas no levantamento divulgado no mês anterior.
O ajuste positivo reforça a expectativa de uma boa safra para o Paraná, um dos maiores produtores de milho do Brasil. No entanto, mesmo com a revisão, o volume estimado ainda representa uma queda de 2% em comparação com a produção registrada na temporada passada, refletindo uma redução na produtividade das lavouras.
Colheita da segunda safra de milho ainda está no início
Segundo o Deral, a colheita da segunda safra de milho está em fase inicial no Paraná. Até o começo desta semana, aproximadamente 3% da área cultivada havia sido colhida.
Apesar da expectativa de menor produtividade, a expansão da área plantada ajudou a sustentar o potencial produtivo do estado. Nesta safra, os produtores cultivaram cerca de 2,9 milhões de hectares, crescimento de 3% em relação ao ciclo anterior.
O avanço da colheita nas próximas semanas será determinante para confirmar o desempenho da produção paranaense, considerada estratégica para o abastecimento interno e para as exportações brasileiras de milho.
Produção de trigo permanece estimada em 2,36 milhões de toneladas
Para a safra de trigo 2025/26, o Deral manteve inalterada a estimativa divulgada no levantamento anterior.
A previsão continua em 2,36 milhões de toneladas, volume que representa uma retração de 18% na comparação com a safra passada.
A redução esperada decorre, principalmente, da diminuição da área cultivada pelos produtores paranaenses, que reduziram o investimento na cultura diante das condições de mercado e dos custos de produção.
Paraná segue estratégico para a produção nacional de grãos
Mesmo com perspectivas de queda na comparação anual para milho e trigo, o Paraná mantém posição de destaque entre os principais estados produtores de grãos do país.
As atualizações mensais do Deral são acompanhadas de perto pelo mercado, cooperativas, cerealistas e agentes da cadeia produtiva, pois servem como referência para as expectativas de oferta, formação de preços e planejamento da comercialização ao longo da safra.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
Esportes7 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Educação7 dias agoEncontro forma Rede Nacional de Implementação do Pé-de-Meia
-
Educação7 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Esportes5 dias agoSuíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
-
Esportes6 dias agoPortugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
-
Paraná7 dias agoCarreta Saúde da Mulher chega a Rolândia para atender seis municípios da região
-
Agro5 dias agoProdução de carne bovina no Brasil bate recorde no 1º trimestre de 2026, com avanço de 4,7%
