Educação
MEC realiza encontro técnico sobre Programa Escola que Protege
O Ministério da Educação (MEC) realiza, nesta sexta-feira, 24 de abril, um encontro técnico para debater o Diagnóstico Nacional do Programa Escola que Protege (ProEP). A iniciativa, promovida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visa apoiar as equipes das secretarias de educação no acesso e no preenchimento do documento, que é uma das etapas para a implementação da política nos territórios. O evento é fechado e requer inscrição prévia das redes, que deve ser feita por meio de formulário on-line.
O Diagnóstico consiste em um questionário que tem como finalidade produzir um retrato aprofundado das condições institucionais, pedagógicas e territoriais relacionadas à convivência escolar e às violências que afetam o ambiente educacional. A programação do encontro inclui abertura institucional, apresentação do diagnóstico, demonstração de navegação no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e um momento para dúvidas com os participantes. O MEC também disponibilizou um guia para orientar as redes no processo de preenchimento.
Os resultados do diagnóstico serão utilizados para subsidiar tecnicamente a construção ou a revisão dos Planos Territoriais Intersetoriais de Enfrentamento das Violências nas Escolas (Planteves). Esses planos constituem instrumentos de planejamento que articulam diferentes políticas públicas — como educação, assistência social, saúde, justiça e segurança pública — para o enfrentamento das violências nos territórios.
Escola que Protege – O ProEP tem como objetivo fortalecer a capacidade das redes de ensino para prevenir e enfrentar a violência nas escolas. Ela visa promover a formação continuada de profissionais da educação, fomentar a construção de planos de enfrentamento à violência e de respostas a emergências, além de assessorar as redes de ensino em casos de ataques de violência extrema. Até 2027, a previsão de investimento é de R$ 24 milhões, que serão utilizados para impactar aproximadamente 28 mil alunos.
A política oferece formações temáticas para os profissionais da educação, orienta a elaboração de planos de prevenção e resposta, além de promover a cultura de paz e a convivência democrática. Também fornece apoio psicossocial às comunidades escolares afetadas pela violência, incentivando práticas de acolhimento e respeito à diversidade, e fomenta a criação e a manutenção de espaços de participação estudantil e assembleias.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
Comunicação do MEC vence Prêmio Social Media 2026
A Comunicação Digital do Ministério da Educação (MEC) venceu o 4º Prêmio Social Media Gov 2026 de Comunicação Pública na categoria “Interação e Mobilização”. A premiação foi anunciada durante o Redes Wegov, que acontece entre esta terça e a quarta-feira, 28 e 29 de abril, em Florianópolis (SC). O prêmio busca divulgar iniciativas de destaque da comunicação de interesse público no Brasil, além de valorizar, reconhecer e elevar o nível da comunicação pública no país.
O MEC concorreu em duas categorias. Na modalidade vencedora, “Interação e Mobilização”, a pasta participou junto ao Governo do Brasil e a instituições que criaram conteúdos capazes de mobilizar o público, estimulando a participação ativa e promovendo interação e engajamento.
A outra categoria na qual o ministério foi finalista foi “Colaboração”, que reconhece instituições que furaram suas bolhas ao realizar parcerias e publicações, em Collab, com outros órgãos públicos, pessoas e entidades, obtendo ótimos resultados. Nesse caso, a pasta integrou parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Netflix e a artista Manu Gavassi.
Para o coordenador de Redes Sociais do MEC, Carlos Girão, a premiação é um reconhecimento da nova onda digital do governo federal e dos perfis de redes sociais públicas. “É necessário estar mais perto da linguagem digital e das tendências que surgem nesses meios. O prêmio que recebemos hoje reconhece que aproveitamos uma tendência, no momento certo, relacionada à prova do Enem. A comunicação pública digital tem um enorme potencial, que deve ser explorado da melhor forma para servir à população”, ressaltou.
O MEC também está no Top 10 das instituições públicas do governo federal com maior número de interações nas redes sociais em 2025: ficou em oitavo lugar, com mais de 13 milhões de envolvimento nas redes sociais.
A escolha dos conteúdos se deu sob os seguintes critérios: aprovação do público (engajamento e impacto); conteúdos com relevância coletiva; aderência à proposta de cada categoria; e diversidade de abordagens e formatos. Toda análise e curadoria foi feita com base na maior base de dados de comunicação pública do mundo, a Social Media Gov. A premiação tem, ainda, o objetivo de fazer com que as instituições aprendam umas com as outras, melhorem sua performance digital e ampliem seu impacto real junto aos cidadãos.
Na ocasião, o “Melhor Conteúdo do Ano” foi escolhido ao vivo pelo voto do público. Além de anunciar os finalistas, o evento tem a proposta de analisar, comentar e destacar as melhores referências de comunicação pública do país: conteúdos, estratégias e boas práticas que estão fazendo a diferença.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova proposta para estimular uso de jogos eletrônicos na educação básica
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Agro4 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Esportes3 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Esportes7 dias agoSão Paulo vence o Juventude no Morumbis, mas sai sob vaias e clima de pressão
-
Economia6 dias agoCorrente de comércio brasileiro chega a US$ 12 bi na 3° semana de abril
-
Esportes5 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Esportes7 dias agoVasco vence o Paysandu e leva grande vantagem para o jogo da volta
