Connect with us


Educação

MEC lança Mulheres Mil: o documentário

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quarta-feira, 25 de março, no evento Educação pelo Fim da Violência, em Brasília (DF), a produção audiovisual Mulheres Mil: o documentário. O filme, realizado em parceria com o Instituto Federal Baiano, retrata o impacto do programa Mulheres Mil, do Governo do Brasil, na vida de cinco mulheres, de suas famílias e da comunidade. Está disponível no canal do MEC no YouTube e estreia no Canal Educação, a TV do MEC, nesta sexta-feira, 27 de março, às 19h30.

“O Mulheres Mil não é apenas um investimento, ele conta com a determinação e a insistência de levar esse programa à frente, com estratégias de convencimento e insistência por parte dos institutos federais. Quando assistimos a esse documentário, vemos que todo esse trabalho vale a pena, porque vocês [mulheres que fizeram os cursos] valem a pena”, afirmou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. 

Roteiro – O filme, com duração de 26 minutos, reúne histórias reais de superação feminina e contempla histórias de mulheres que foram capacitadas em cursos de qualificação profissional do Mulheres Mil nas seguintes instituições: Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de Goiás, Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas. 

Leia mais:  Após dois anos de Pé-de-Meia, abandono escolar no RS cai 52%

Uma das personagens retratadas no documentário, Tuany Leão, que concluiu o curso de educadora infantil em território capixaba, garante que a formação profissional gratuita ofertada pelo Estado lhe permitiu ter sonhos maiores e alçar voos mais altos. “Eu já trabalhava na área de gastronomia, mas não era formada ainda, essa conquista era só um sonho. No Mulheres Mil concluí a formação de cuidadora infantil, depois me especializei no cuidado com crianças especiais. Hoje eu estou fazendo uma pós-graduação em alimentação escolar e tenho planos de ir além, acredito que no futuro vou atuar como educadora social”, disse a egressa. 

A produção evidencia o papel da educação como ferramenta de transformação e reforça a importância de ampliar o debate sobre autonomia, oportunidades e direitos das mulheres, apresentando trajetórias de vulnerabilidade e reconstrução de vidas por meio da educação profissional. 

Mais do que apresentar uma política pública, o documentário mergulha nas histórias pessoais dessas mulheres, revelando percursos marcados por dificuldades, enfrentamento à violência e mudanças de trajetórias profissionais. Os relatos mostram como oportunidades de formação podem se tornar caminhos concretos de autonomia e transformação social. 

Documentário – A produção foi realizada pelo diretor e roteirista Vinícius Almeida, pela jornalista e documentarista Cristina Mascarenhas e pelo diretor de fotografia e colorista Glauco Neves. A equipe de profissionais do Instituto Federal Baiano assina direção, roteiro, fotografia, montagem e videografismo do projeto, que tem a produção executiva do jornalista Felipe De Angelis e da professora Marcela Paes, ambos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.  

Leia mais:  MEC inaugura escola de educação infantil no Rio Grande do Sul

Mulheres Mil – O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do MEC que visa garantir o direito à educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tiveram negado o acesso à escola, ao conhecimento e à tecnologia ao longo de suas vidas. Utilizando uma metodologia de ensino diferenciada, o programa alia educação, cidadania e desenvolvimento sustentável.  

De 2023 a 2025, o Mulheres Mil já investiu, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), R$ 216,1 milhões do MEC e ofertou mais de 127 mil vagas em mais de 520 municípios brasileiros. 

Serviço: 

Mulheres Mil
Estreia: sexta-feira (27/3), às 19h30; 
Reprises: 
Sexta (27/3), às 22h;
Madrugada de sexta para sábado (27 para 28/3), 01h;
Domingo (29/3), 17h30;
Segunda (30/3), 13h15 e 20h45;
Quarta (1/4), 12h30. 

Onde assistir: sintonizando na TV, pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do IF Baiano 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Ceará terá R$ 281 mi do Juros por Educação para cursos técnicos

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) assinou, nesta quarta-feira, 24 de junho, em Fortaleza, o Plano de Aplicação do Governo do Ceará para a implementação do Juros por Educação, iniciativa que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O investimento total será de R$ 281 milhões, voltados à ampliação da oferta de cursos técnicos, à melhoria da infraestrutura de escolas estaduais que oferecem educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) e à formação de docentes e demais profissionais da educação. 

Desse total, R$ 12 milhões integram o plano de aplicação pactuado entre o estado e o MEC e já estão liberados. A estimativa é que outros R$ 269 milhões devem ser repassados ao estado, em outubro, por meio do Fundo de Equalização Federativa (FEF) que poderão ser utilizados até o final de 2027.  

A formalização do acordo foi feita pelo ministro da Educação, Leonardo Barchini, durante visita técnica às obras do bloco do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). A comitiva do MEC também vistoriou as obras da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac-UFC). 

Segundo o ministro, os recursos destinados à expansão da educação profissional técnica representam uma estratégia para promover inclusão, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. 

“Esta é uma verdadeira revolução em todo o Brasil, começando aqui no Ceará. O estudante do ensino médio que faz seu curso integrado à educação profissional tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho com melhores salários e também nas universidades”, comemorou Barchini. 

Esta é uma verdadeira revolução em todo o Brasil, começando aqui no Ceará. O estudante do ensino médio que faz seu curso integrado à educação profissional tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho com melhores salários e também nas universidades.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Instituído pela Lei Complementar nº 212/2025, o Propag permite aos estados e ao Distrito Federal a renegociação de dívidas com a União para investimentos em áreas estratégicas. Ao todo, 22 estados aderiram ao programa federal e deverão investir no mínimo 60% do valor devido à União na EPTNM até atingirem os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE), de atingir 50% de matrículas da educação profissional articuladas com o ensino médio, expandir, no mínimo, 60% das matrículas nos cursos subsequentes e expandir até o 5º ano 25% de matrículas de jovens e e adultos. 

Leia mais:  Após dois anos de Pé-de-Meia, abandono escolar no RS cai 52%

Planejamento – O plano apresentado pelo Ceará prevê o diagnóstico da infraestrutura das escolas, o mapeamento das vocações econômicas regionais e a priorização de territórios com maior vulnerabilidade social e menor cobertura de educação profissional, com vistas à promoção da equidade territorial e à permanência dos estudantes. 

Aproximadamente 80% do valor a ser investido pelo Ceará será para aquisição de equipamentos, construção de laboratórios e compra de veículos para acompanhamento técnico das unidades de ensino. Os 20% restantes serão para outras despesas. Para receber a verba, o estado apresentou seu plano ao MEC, documento necessário para a execução dos investimentos e manutenção dos benefícios fiscais do programa, com o planejamento das ações. 

24/06/2026 - Visita às obras Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará. Fotos: Luis Fortes/MEC

Ainda em 2026, o estado pretende ofertar 39 cursos técnicos, distribuídos em 11 eixos tecnológicos. Entre as áreas contempladas estão: gestão e negócios, com cursos de administração, logística e contabilidade, na região metropolitana de Fortaleza, Sobral e Iguatu; recursos naturais, com cursos ligados ao agronegócio e à agropecuária no Cariri, Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns; e informação e comunicação, com fortalecimento dos cursos de informática e desenvolvimento de sistemas em polos de inovação tecnológica. 

A estratégia do estado também contempla ações de acesso, permanência e êxito dos estudantes. O ingresso priorizará beneficiários de programas sociais, famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estudantes atendidos por iniciativas estaduais de combate à insegurança alimentar. 

Ainda estão previstas ações de acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico, além da meta de que pelo menos 30% dos egressos estejam inseridos no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão dos cursos. 

O monitoramento das ações será realizado por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do MEC e de indicadores pedagógicos, incluindo metas de aprovação e redução da evasão escolar, além do apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Leia mais:  MEC empossa reitora da Ufopa e inaugura obras

Labomar – As obras da nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) compõem o futuro Campus Iracema da UFC. A obra, que tem previsão de ser concluída em 2028, recebeu investimento total de R$ 113,9 milhões, sendo R$ 40 milhões em recursos do Novo PAC. O espaço terá uma área construída total de 35.254,56 m², composta por estacionamento, área de urbanismo e paisagismo e edifício principal de quatro pavimentos, com subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos e terraço.   

Atualmente, o Labomar fica localizado em um espaço menor, que abriga os cursos de graduação em oceanografia e ciências ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Com a expansão física, pelo menos duas novas graduações estão previstas para a unidade acadêmica: turismo ecológico e meteorologia. O novo empreendimento também terá o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que visa promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará.   

A Universidade Federal do Ceará foi criada em 1954 e instalada oficialmente no ano seguinte. Sediada em Fortaleza, atua em todo o território cearense, atendendo diferentes escalas de exigências da sociedade. A instituição conta com oito campi: Benfica, Pici e Porangabuçu – todos em Fortaleza, além das unidades de Sobral, Quixadá, Crateús, Russas e Itapajé. Atualmente, a UFC tem mais de 36 mil estudantes distribuídos em 127 cursos de graduação e 90 programas de pós-graduação.  

Meac – A obra da UTI Neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac-UFC) faz parte do conjunto de investimentos realizados pelo Governo Federal na Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, vinculada ao MEC, e foi inaugurada simbolicamente em 30 de março de 2026, durante cerimônia nacional conduzida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A nova estrutura permitirá ampliar progressivamente a capacidade assistencial da maternidade, passando dos atuais 56 leitos para 90. Ao todo, foram alocados R$ 48,3 milhões para a unidade, sendo R$ 15,6 milhões em recursos do Novo PAC e da HU Brasil. 

Resumo | Mais educação para o Ceará 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262