Connect with us


Brasil

MCTI destaca avanços da soberania espacial com assinatura de projetos de R$ 88,4 milhões na SpaceBR Show

Publicado em

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) marcou presença nesta quinta-feira (18) na SpaceBR Show, em São Paulo, com anúncios que reforçam a estratégia nacional de fortalecimento da indústria espacial, da defesa e da soberania tecnológica brasileira. Durante o evento, a ministra Luciana Santos participou da assinatura simbólica de dois projetos de subvenção econômica apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que somam mais de R$ 88,4 milhões em investimentos, além de visitar o protótipo em escala real do Micro Lançador Brasileiro (ML-BR), uma das iniciativas mais estratégicas do setor espacial nacional.

A agenda evidenciou o papel do MCTI no estímulo à inovação de alta complexidade tecnológica e no desenvolvimento de capacidades consideradas essenciais para o futuro do país. Os investimentos integram a Nova Indústria Brasil (NIB), política que busca impulsionar a competitividade da indústria nacional por meio da ciência, tecnologia e inovação.

“A construção da soberania nacional passa necessariamente pelo domínio de tecnologias estratégicas. Os projetos que acompanhamos hoje demonstram a capacidade da ciência, das empresas e das instituições brasileiras de desenvolver soluções inovadoras em áreas fundamentais para o país, como o setor espacial, a defesa e o monitoramento de nossas riquezas”, destacou a ministra do MCTI, Luciana Santos.

Para o diretor de inovação da Finep, Elias Ramos, os investimentos fazem parte de uma importante estratégia em busca da soberania tecnológica. “Já fizemos investimentos na ordem de R$ 3 bilhões em busca de autonomia na área de defesa e da soberania nacional. Estamos avançando em tecnologias estratégicas que o Brasil nunca teve, mas que agora passa a ter com as atitudes firmes deste governo e do MCTI”, afirmou.

Leia mais:  Inclusão dos pesquisadores brasileiros na lista das cem pessoas mais influentes da revista Time reflete importância do investimento na ciência

Marco para o acesso soberano ao espaço

Um dos destaques da programação foi a visita ao protótipo do Micro Lançador Brasileiro (ML-BR), desenvolvido pela empresa Cenic em parceria com ETSYS, DELSIS, Plasmahub e Concert. Durante a cerimônia, foi celebrado o início da fase de integração do modelo estrutural do primeiro veículo lançador de satélites desenvolvido pela indústria nacional.

O projeto recebeu investimento de R$ 192 milhões, dos quais quase R$ 190 milhões são provenientes da Finep, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O ML-BR representa um passo decisivo para que o Brasil alcance autonomia no lançamento de pequenos satélites, reduzindo a dependência de tecnologias e serviços estrangeiros. A iniciativa busca inserir o país em um mercado global em expansão, voltado ao lançamento de nano e microssatélites para aplicações científicas, ambientais, de comunicação e defesa.

Propulsão nacional para lançadores espaciais

Durante a feira, a ministra também participou da assinatura simbólica do contrato de subvenção econômica da Finep com a Bizu Tecnologias Aeroespaciais e Serviços Ltda para o desenvolvimento da “Plataforma Nacional de Propulsão Líquida Integrada Baseada em Peróxido de Hidrogênio para Lançadores Espaciais e Sistemas de Defesa”.

O projeto contará com investimento de R$ 26,4 milhões, sendo R$ 25 milhões provenientes do FNDCT. A iniciativa será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias nacionais de propulsão líquida, incluindo sistemas críticos como a turbobomba POSEIDON, ampliando a competitividade dos futuros veículos lançadores brasileiros.

Criada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a empresa representa uma nova geração de deeptechs nacionais que atuam em áreas estratégicas de alta intensidade tecnológica.

Tecnologia para proteger a Amazônia Azul

Leia mais:  Com apoio da Senasp, treinamento fortalece a atuação integrada contra o crime organizado na Amazônia

Outro destaque foi a assinatura do contrato de subvenção econômica da Finep com a IACIT Soluções Tecnológicas para o desenvolvimento do Projeto MANTA – Monitoramento Avançado Naval com Tecnologia Adaptativa.

Com investimento total de R$ 62,1 milhões, sendo R$ 49,7 milhões financiados pelo FNDCT, a iniciativa desenvolverá um radar capaz de monitorar áreas marítimas em um alcance de até 350 milhas náuticas. A tecnologia será aplicada ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), da Marinha do Brasil.

O projeto contribuirá para o monitoramento e proteção das águas jurisdicionais brasileiras, fundamentais para atividades estratégicas como exploração de petróleo, pesca, transporte marítimo, comércio exterior e segurança nacional.

Investimentos estratégicos para a Nova Indústria Brasil

Os projetos apresentados na SpaceBR Show integram os esforços da Nova Indústria Brasil para fortalecer cadeias produtivas consideradas essenciais para o desenvolvimento do país.

Até junho de 2026, a NIB já contabiliza R$ 42 bilhões em investimentos apoiados pelo MCTI e pela Finep, alavancando quase R$ 10 bilhões em recursos privados e beneficiando cerca de 3,4 mil projetos em todo o território nacional.

Na Missão 6 da NIB, dedicada às tecnologias para soberania e defesa nacionais, já foram destinados R$ 3,3 bilhões para apoiar 69 projetos estratégicos, dos quais R$ 2,8 bilhões são provenientes do MCTI e da Finep.

Realizada em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a SpaceBR Show reúne anualmente representantes do governo, empresas, centros de pesquisa e instituições ligadas ao setor espacial, consolidando-se como o principal encontro da indústria espacial da América Latina.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários Facebook

Brasil

MTE e MJSP firmam parceria de R$ 2,9 milhões para fortalecer Cozinhas Solidárias em apoio à população em situação de rua

Published

on

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) firmaram, nesta segunda-feira (22), uma parceria de R$ 2,9 milhões para o fortalecimento das Cozinhas Solidárias, com foco no atendimento à população em situação de rua. A assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) ocorreu durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, no Palácio da Justiça, em Brasília.

O secretário nacional de Economia Popular e Solidária do MTE, Fernando Zamban, participou do ato de assinatura e destacou que a parceria fortalece iniciativas que já demonstraram grande capacidade de transformação social.

“As Cozinhas Solidárias, por exemplo, além de garantirem segurança alimentar, se consolidam como ambientes de convivência, acolhimento, formação e inclusão produtiva. São verdadeiros laboratórios de tecnologia social, onde o cuidado se transforma em oportunidade e a solidariedade se transforma em autonomia”, afirmou o secretário.

Articulação interministerial

A parceria interministerial conta com aporte de R$ 2,9 milhões em recursos oriundos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), unindo dois programas: o “Programa Paul Singer de Formação de Agentes Territoriais”, do MTE, e o “Ruas Visíveis”, do MJSP. O objetivo é contratar e capacitar 88 bolsistas que atuarão como agentes formadores e articuladores da economia popular e solidária junto à população em situação de rua em todos os estados e no Distrito Federal.

Leia mais:  Autoridades debatem prioridades da COP15 durante programação da Semana Nacional dos Animais

A iniciativa conecta as Cozinhas Solidárias à Rede dos Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais), transformando os espaços de alimentação em plataformas de inclusão produtiva e convivência.

Para Zamban, os agentes territoriais terão papel fundamental nesse processo. “Serão mediadores do acesso a direitos, articuladores de redes locais e promotores da inserção da população em situação de rua nos empreendimentos da economia solidária, contribuindo, inclusive, para sua integração ao Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol)”, finalizou.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorre até o dia 26 de junho, em Brasília (DF). O tema desta edição é “Prevenção, Proteção e Fortalecimento dos Territórios”, com o objetivo de promover diálogos e a construção coletiva de estratégias para o fortalecimento das políticas sobre drogas no país.

Saiba mais sobre o Programa de Formação de Agentes Territoriais Paul Singer. 

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262