Brasil
MCTI colabora com 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
No contexto dos compromissos assumidos pelo Brasil com a Agenda 2030, que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), será realizada, entre 30 de junho e 02 de julho, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional dos ODS. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que contribui diretamente com os interesses da agenda, promove, junto a suas unidades vinculadas, uma série de eventos relacionados.
Esta edição da conferência terá como tema “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento sustentável”. Para a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do MCTI, Sônia da Costa, a realização da conferência coloca o país em um papel de destaque. “O encontro fortalece ainda mais o Brasil como protagonista na luta pela redução das assimetrias regionais e das desigualdades socioeconômicas enfrentadas pelos países em desenvolvimento”, afirma.
O MCTI colabora com a agenda através de políticas, programas e iniciativas que dialogam diretamente com diversos objetivos, especialmente na ação climática, no desenvolvimento tecnológico e na sustentabilidade ambiental. Ainda de acordo com a diretora, o evento também reforça a participação social em discussões urgentes. “Esse será mais um evento que democratiza o debate sobre a sustentabilidade e os desafios para um desenvolvimento socioeconômico mais justo e inclusivo que resulte na consolidação das políticas públicas voltadas ao bem-estar de toda população brasileira”.
Desde o início do ano, as unidades vinculadas à pasta têm dado sua própria contribuição à conferência, na fase preparatória, com Conferências Livres. Em abril, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa) realizaram encontros sobre a importância dos dados nas políticas públicas e de rodovias e hidrelétricas na Amazônia. O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) realizou seu evento em 4 de maio. Cada evento resultará na produção e encaminhamento de propostas que serão debatidas durante a 1ª Conferência Nacional de ODS.
Para Sônia da Costa, as conferências promovidas pelas unidades não são apenas eventos de participação social. “São espaços estratégicos para pautar e fortalecer a Ciência, Tecnologia e Inovação como principal linha propulsora de desenvolvimento econômico e social para nosso país. Por décadas, a área de CT&I foi tratada erroneamente, no orçamento, como gasto, mas o atual contexto geopolítico evidência que a soberania de um país, cada vez mais, se apoia nas suas potencialidades científicas e tecnológicas, como é o caso do que acontece com a agricultura brasileira”, considera.
Até 20 de maio, o CTI Renato Archer, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Observatório Nacional (ON), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) também promoverão seus encontros. Todos os encontros são abertos ao público.
No Brasil, a realização da conferência representa um marco na promoção do diálogo amplo e inclusivo sobre as questões que afetam a sustentabilidade do planeta. Além de mobilizar e informar amplamente a sociedade brasileira sobre a Agenda 2030 e os ODS, o encontro busca promover um amplo processo democrático de construção de propostas e estratégias para a implementação efetiva dos objetivos em todo o território nacional. Em 2023, o Brasil sugeriu a inclusão de mais um ODS, voltado à igualdade étnico-racial.
Confira abaixo as próximas Conferências Livres:
CTI Renato Archer
Tema: Tecnologias em Economia Circular
Local: Auditório do CTI Renato Archer – Campinas (SP)
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 9h
Inscrições: https://www.gov.br/cti/pt-br/canais_atendimento/inscricao_eventos/formulario-eventos-cti-renato-archer
CGEE
Tema: CGEE 25 anos: trajetórias da CT&I brasileira à luz dos ODS
Local: Online
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 9h
Observatório Nacional
Tema: Inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável
Local: Online
Data: 19 de maio de 2026
Horário: 9h
Transmissão: https://www.youtube.com/live/w15qV8Ctn50
MAST e CBPF
Tema: Ciência para a Democracia, Inclusão e Transformação Social
Local: Online
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 9h
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqpF8Ql21HJchqGpECc5oB0ZvjsYP7Anroc7b86yEkdIZTJg/viewform
INT
Tema: 1ª Conferência Livre Preparatória ODS – INT
Local: Sede do INT – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 9h
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgVSDsuM20I8IKvt_KYMqzDECtnHTE0K12UzcyDRrITEBWhw/viewform
Transmissão: Link será disponibilizado
Brasil
Curso de Operações de Inteligência reúne agentes de segurança de vários estados no Piauí
Teresina, 18/5/26 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realiza o Curso de Operações de Inteligência, iniciado nesta segunda-feira (18). A formação reúne dezenas de profissionais de segurança pública na Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em Teresina (PI).
A iniciativa tem como objetivo preparar agentes da segurança pública para atuar na área de inteligência, com foco em operações especiais. A capacitação combina conteúdos teóricos e práticos sobre técnicas de coleta de informações voltadas à análise de dados para a segurança pública.
“Este é o curso mais completo da carteira da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), que forma operadores com atividades práticas e conhecimento teórico. Hoje, representantes de diversos estados estão no Piauí para receber esse treinamento e retornar às suas unidades de origem com uma maior rede de networking, mais conhecimento teórico e toda a experiência prática adquirida durante a formação”, afirma o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, delegado José Anchieta Nery.
De acordo com o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Yan Brayner, a realização da formação fortalece a integração entre a Senasp e as forças estaduais, promovendo troca de experiências e atualização contínua da atividade de inteligência.
“Acredito que esta é uma oportunidade tanto para aprender quanto para trocar experiências com os instrutores da Senasp”, destaca.
Promovida também pela Diretoria de Ensino e Pesquisa e pela Coordenação-Geral de Ensino da Senasp, a formação segue até 30 de maio, em parceria com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI).
-
Esportes6 dias agoCruzeiro vence o Goiás e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Esportes5 dias agoSantos vence o Coritiba fora de casa e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Política Nacional5 dias agoComissão debate proposta de redução da maioridade penal; participe
-
Esportes5 dias agoPalmeiras atropela Jacuipense e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro6 dias agoAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
Esportes6 dias agoFluminense supera o Operário-PR no Maracanã e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro4 dias agoInteligência artificial transforma o agronegócio brasileiro e impulsiona produtividade no campo
