Connect with us


Paraná

Maratona Internacional do Paraná já está entre as melhores do País e prepara mudança no calendário para 2027

Publicado em

Aprovada e já no patamar mais alto do Brasil. É assim que a 1ª Maratona Internacional do Paraná, ocorrida no último fim de semana no Litoral, entra no calendário esportivo estadual. O evento, que incluiu provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km, serviu também como celebração pela abertura da Ponte de Guaratuba. Todos os competidores tiveram a oportunidade de atravessar a estrutura, inaugurada na sexta-feira (1º).

“Quando abrimos as inscrições, sabíamos que não eram apenas as provas que atrairiam os profissionais e amadores. Muita gente quis participar pelo momento histórico, pelo simbolismo”, explicou o empresário José Guilherme Leprevost, idealizador da prova.

Ele também destacou a reação dos competidores com o cenário especial. “No caminho, quando as pessoas entravam na ponte ou no percurso sobre ela, víamos muitos participantes emocionados, com lágrimas escorrendo, não só pela própria superação física, mas por viverem esse momento ímpar”, continuou. “E essa mesma emoção a gente via no rosto de quem estava trabalhando nas provas.”

Leprevost admitiu que elaborar o evento passando pela ponte teve um desafio extra, mas ressaltou que o projeto, nascido para comemorar os investimentos no Litoral nos últimos anos, já rendeu frutos. “A Maratona Internacional do Paraná entrou para a história como uma das primeiras do Brasil a ter o selo Permit Ouro. Ela está entre as oito maratonas ‘majors’ do País. Com certeza é um evento que ficará no calendário”, contou.

Leia mais:  Saúde alerta para necessidade de prevenção de acidentes domésticos com idosos

“Nossa intenção é realizá-la no feriado de Páscoa no ano que vem. Vamos começar as tratativas para validar essa data. Teremos mais informações em breve. A ideia é sempre ter este marco, que é a Ponte da Vitória, no trajeto, pois é uma estrutura que tem que ser celebrada a todo momento”, afirmou Leprevost.

O selo Permit Ouro é a certificação máxima de qualidade para corridas de rua no Brasil, garantindo rigorosos padrões técnicos, segurança, arbitragem oficial e aferição de percurso. Ele assegura a homologação de resultados, exigida para rankings nacionais/internacionais e antidoping.

PROVAS – Na maratona, o percurso concentrou duas subidas fortes antes e depois da travessia, o que garantiu um ganho total de elevação de 232 metros. A altimetria da prova teve três fases distintas. Logo no início, uma sequência de subida, descida e nova subida, seguida por um trecho plano. No meio da prova, os competidores encararam uma nova subida acentuada com descida subsequente. Já o final teve um percurso totalmente plano.

As provas de 5 km e 21 km, por sua vez, começaram com subida forte, seguindo em descida até cruzar a ponte e retornar. Já os 10 km contaram com duas subidas e duas descidas ao longo da ida e da volta, oferecendo uma prova de exigência física intermediária. O vento costeiro e a alta umidade levaram ainda mais dificuldade aos corredores.

Leia mais:  Paraná vai ofertar 8 mil vagas em cursos de qualificação profissional em 215 cidades

Confira os vencedores de cada disputa:

Corrida 5 km (masculino)

1º Benedito de Souza Carvalho Neto 

2º Heitor Klumb de Freitas

3º GIlmar Macuco Araszeweski 

Corrida 5 km (feminino)

1º Gabriella Costa Rosa

2º Bruna Thaynara de Carvalho dos Santos 

3º Rafaela Bárbara da Silva Galdino

Corrida 10 km (masculino)

1º Gustavo Bruisma 

2º Diego Gonçalves da Cruz 

3º Fábio Silva Araújo

Corrida 10 km (feminino)

1º Ana Luiza Zardo Ferreira 

2º Rafaela Roman

3º Lis Acácia Guerra

Meia maratona 21 km (masculino)

1º Nicolas Kiptoo Kosgei 

2º Fábio Jesus Correia 

3º Wilson Mutua Maina 

Meia maratona 21 km (feminino)

1º Violah Kosgei 

2º Tatiane Raquel da Silva 

3º Andreia Aparecida Hessel 

Maratona 42 km (masculino)

1º André Luiz Alves Quirino 

2º Robson Franco dos Santos 

3º Lucas Lopes Ferreira

Elite Maratona 42 km (masculino)

1º José Márcio Leão da Silva 

2º Ederson Vilela Pereira

3º Givaldo Araújo de Sena

Maratona 42 km (feminino) 

1º Rosângela Vieira 

2º Ferdinanda da Silva Alcântara

3º Rosângela Costa Guerra 

Elite Maratona 42 km (feminino)

1º Franciane dos Santos Moura 

2º Viola Jelagat Kosgei

3º Marlei Eunice Willers

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros

Published

on

A 4ª Corrida e 1ª Meia Maratona do Porto reuniu 3.681 participantes na manhã deste domingo (21), estabelecendo um novo recorde de público para o evento. Dos 4.001 atletas inscritos, mais de 92% compareceram às provas disputadas em Paranaguá. A principal novidade desta edição foi a realização da inédita Meia Maratona, de 21 quilômetros. Os atletas também puderam percorrer os percursos de cinco e de dez quilômetros.  

Ao todo, a competição recebeu corredores de 105 cidades, distribuídas em 15 estados brasileiros, consolidando a Corrida do Porto como um dos principais eventos esportivos do litoral paranaense. Reconhecida como a primeira corrida do mundo a percorrer uma faixa portuária operacional em toda a sua extensão, a prova foi realizada sob tempo firme, permitindo aos participantes apreciar alguns dos cenários mais emblemáticos da área portuária e do Centro Histórico de Paranaguá.

“Fechamos mais uma edição da Corrida do Porto, com quase 4 mil atletas presentes na arena e na faixa portuária, em um dia especial, valorizado por uma paisagem única. Fica aqui o registro do comprometimento da Portos do Paraná com a comunidade portuária e com a nossa comunidade local. Foi um dia de sucesso e de celebração”, resumiu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

ESPORTE E SOLIDARIEDADE – Além de promover a saúde, o bem-estar e a integração entre o porto e a comunidade — iniciativa que já rendeu premiações internacionais à Portos do Paraná — a Corrida do Porto também se destaca pelo caráter filantrópico.

Toda a renda obtida com as inscrições será revertida para projetos e ações sociais. “Com todas as inscrições, arrecadamos mais de R$ 500 mil. Esses recursos serão destinados à assistência social, assim como já fizemos nas edições anteriores”, completou Garcia.

PARTICIPANTES – A Corrida do Porto contou com a participação do casal octogenário Oromar Antonio Neves e Lúcia Arakaki Neves. Ex-jogador de futebol, Oromar completará 82 anos em julho. Já Lúcia, médica pediatra, completou 80 anos em maio. Juntos, concluíram o percurso de cinco quilômetros em 1h13.

“É muito gratificante. Todo ano que tem a prova, eu e minha esposa participamos. Meu pai foi estivador e passar pelo porto me faz lembrar do tempo em que íamos pescar por aqui”, contou Oromar. 

Leia mais:  Alunos de Pinhais desenvolvem sistema inteligente de segurança na travessia de trilhos

“A caminhada e a musculação são sempre importantes para mantermos a saúde”, completou Lúcia.

Nascida em Paranavaí e atualmente moradora de Curitiba, Paola Canuto participou da meia maratona de 21 quilômetros. Ela se inscreveu com um dos nomes de equipe mais inusitados do evento: ‘Venci meu sofá’. Foi sua primeira participação na Corrida do Porto e apenas sua segunda meia maratona, concluída com recorde pessoal.

“Eu brinco que o meu sofá tem um poder de abdução sobre mim que é inacreditável. Não sou competitiva, faço o meu melhor. Meu objetivo é concluir a prova feliz, rindo e conversando. Definitivamente, o meu principal adversário é o meu sofá”, brincou.

Gabriel Vieira foi o único diretor da Portos do Paraná a participar e completar os 21 quilômetros. “Foi muito gratificante. Uma prova linda. Nós nos preparamos durante meses para participar da meia maratona e foi fantástico”, destacou o diretor de Operações Portuárias.

VENCEDORES – A prova dos cinco quilômetros, na categoria masculina, teve vitória do curitibano Vitor Bueno de Oliveira. Mantendo um ritmo de 3min17s por quilômetro, ele completou a etapa em 16min26s. “Foi muito legal correr aqui. Foi minha primeira vez dentro do Porto e fiquei bastante impressionado com o que vi, principalmente os navios. A organização do evento está de parabéns”, afirmou.

Entre as mulheres, a vencedora dos 5 quilômetros foi Kelen Caroline Stocco dos Santos Miguel. Ela concluiu o percurso em 19min15s e segue invicta na Corrida do Porto. “Já é o terceiro ano consecutivo que participo e o terceiro ano em que conquisto o primeiro lugar geral. Gosto muito de correr aqui porque é uma prova muito bem organizada. É indescritível correr dentro do Porto”, ressaltou.

Nos 10 quilômetros, a vitória masculina ficou com Luis Fernando Pereira da Cruz, que completou a prova em 33min24s. “Essa prova significa muito para mim. No ano passado, participei dos 15 quilômetros e terminei em quinto lugar geral. Hoje, consegui fazer uma prova sensacional. Correr aqui é maravilhoso, o percurso é incrível”, destacou.

Leia mais:  Saúde alerta para necessidade de prevenção de acidentes domésticos com idosos

Na categoria feminina, Daiana Sachett conquistou o título dos 10 quilômetros ao completar a prova em exatos 40min20s. Ela também permanece invicta na competição, acumulando quatro participações e quatro vitórias. “Meu desempenho foi maravilhoso. Quero agradecer à Portos do Paraná por promover uma prova que incentiva as pessoas e nos faz pensar em uma vida melhor, porque o esporte é tudo”, afirmou.

O título masculino da 1ª Meia Maratona do Porto ficou com Henrique de Morais Tavares da Silva, de Curitiba. “Foi uma prova sensacional. O percurso é plano e muito rápido. A temperatura também estava agradável. Consegui concluir em 1h12min02s, minha melhor marca nos 21 quilômetros. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou.

Entre as mulheres, Joice Moreira de Souza conquistou o primeiro lugar ao completar o percurso em 1h32min16s. “Foi uma prova muito desafiadora, mas extremamente prazerosa. Me diverti muito. Foi minha primeira vez aqui e achei tudo fantástico”, concluiu.

Os tempos de cada atleta e as posições podem ser conferidas aqui.

ESTRUTURA E SEGURANÇA – Para garantir a máxima segurança dos participantes, as atividades na faixa portuária foram temporariamente suspensas durante a realização da corrida. A concessionária Rumo interrompeu a circulação de trens nos trechos próximos ao Porto e posicionou uma locomotiva junto à largada para marcar simbolicamente o início da prova.

As empresas instaladas na região portuária também colaboraram com o evento, suspendendo temporariamente a movimentação de caminhões durante a passagem dos atletas.

Os corredores contaram com uma estrutura completa montada em frente ao Palácio Taguaré. A arena ofereceu praça de alimentação, espaços de patrocinadores, área de saúde, espaço kids e diversas atrações para o público.

Antes da largada, os participantes realizaram atividades de aquecimento conduzidas por profissionais especializados. Após a prova, puderam personalizar suas medalhas com a gravação do nome e do tempo obtido.

Outra novidade desta edição foi a instalação de uma arquibancada para acomodar familiares, amigos e visitantes. Do local, o público acompanhou de perto a chegada dos atletas em um dos cenários mais singulares do esporte brasileiro.

Mais fotos do evento aqui.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262