Connect with us


Paraná

Mais de 7 mil paranaenses são beneficiados com ações da Operação Rondon

Publicado em

O Governo do Estado desenvolveu 148 ações e beneficiou 7.145 cidadãos desde o início da Operação Rondon Paraná 2023, no feriado de 12 de outubro. As equipes de rondonistas formadas por 150 estudantes e 28 professores universitários atenderam demandas relacionadas à saúde, inclusão social e educação nos sete municípios participantes. A expectativa é atender 13 mil pessoas em mais de 250 atividades programadas até este sábado (21).

As atividades de extensão estão acontecendo nos municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado; e Cerro Azul e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em conjunto com as sete universidades estaduais do Paraná.

Nesta terça-feira (17), o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, acompanhou as ações no município de Cerro Azul, que conta com a atuação de equipes de rondonistas das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar).

“O projeto tem resultados importantes para as comunidades atendidas, na formação dos estudantes e dos próprios professores que se envolvem no conjunto de atividades”, disse o secretário. “Tive a oportunidade de visitar algumas ações em andamento e ver o entusiasmo das pessoas com tudo aquilo que se propõe e se desenvolve no âmbito do projeto”, acrescentou.

A aposentada Zélia Silva de Lima comentou sobre a oficina de culinária e produção de bolachas caseiras. “A oficina foi muito boa e pode proporcionar uma renda”, afirmou a moradora de Paranaguá. Ela pretende compartilhar o aprendizado. “Esse conhecimento pode proporcionar um futuro melhor e gerar renda. Eu posso compartilhar com as minhas amigas que não estão presentes. Se elas se interessarem, pode mudar a vida delas assim como vai mudar a minha”.

Leia mais:  Com apoio de funcionários, IAT erradica 37 plantas exóticas em viveiros do Paraná

AÇÕES – As atividades da operação envolvem moradores de diversas comunidades, com o objetivo de capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de projetos autossustentáveis que atendam as demandas locais e regionais. A iniciativa valoriza a cidadania, a promoção de soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, previamente identificadas pelas universidades, em conjunto com a gestão pública de cada município.

Em Antonina, por exemplo, entre as atividades estão palestras sobre temas como saúde mental, relações interpessoais e valorização feminina, voltadas para mulheres que trabalham nos terminais portuários Barão de Teffé e Ponta do Félix, que compõe o complexo administrado pela empresa pública estadual Portos do Paraná.

Moradores da Praia Central, de Balneário Prainha e de comunidades do Cabaraquara, Limeira e Riozinho, em Guaratuba, participaram de oficinas relacionadas à conservação do manguezal, educação ambiental, ecoturismo e observação de aves da restinga. As pessoas das comunidades de América de Cima, Sambaqui, Mundo Novo do Saquarema e Rio Sagrado, em Morretes, participaram de oficinas sobre plantas medicinais e reaproveitamento de alimentos e prevenção contra parasitas, além de práticas de pilates para idosos.

Leia mais:  IAT cria novo canal para denúncias de crimes ambientais no Paraná

No município de Pontal do Paraná as atividades envolveram oficinas de fotografia e rodas de conversa na comunidade indígena Guaviraty, da etnia Mbyá Guarani, e palestras sobre a literatura paranaense. Em Rio Branco do Sul, foram promovidas atividades recreativas para crianças e palestras sobre educação e inclusão para professores e estudantes. Diariamente acontecem palestras e oficinas em Paranaguá, com conteúdos voltados para temas como educação financeira e empreendedorismo.

Em Cerro Azul, estudantes do segundo ano do ensino médio participam de palestras durante toda a semana. O professor Antônio Marcos Dorigão, da Unespar, explica que a atividade apresenta o ensino superior aos alunos da rede pública de ensino. “Inserimos na conversa a existência das sete universidades estaduais, a quantidade de cursos que a gente tem e o desenvolvimento que essas universidades proporcionam, incentivando os estudantes a cursarem o ensino superior”, afirmou.

INSTITUCIONAL – A Operação Rondon Paraná surgiu em 2015, proposta pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao longo de cinco edições, entre os anos de 2015 e 2019, 34 municípios foram beneficiados, a partir de ações desenvolvidas por 832 rondonistas, entre alunos, professores e agentes universitários. Foram 4.129 oficinas e 116.875 atendimentos disponibilizados para a população.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR realiza atendimentos e coletas para exames de DNA

Published

on

Central de Atendimento de União da Vitória realiza atendimentos e coletas para exames de DNA durante o Paraná em Ação

A Central de Atendimento do Ministério Público do Paraná em União da Vitória participou, entre os dias 16 e 18 de julho, da edição local do Paraná em Ação, iniciativa promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado que reuniu mais de 30 serviços públicos gratuitos em um único espaço. Durante o evento, o MPPR prestou orientações à população, recebeu demandas em diferentes áreas de atuação e realizou atendimentos relacionados ao Programa de Investigação de Paternidade por Análise de DNA (PIPAD).

Ao longo dos três dias de programação, a equipe realizou o cadastro de famílias interessadas na investigação de paternidade e, em parceria com a Polícia Científica, promoveu a coleta de material genético no próprio local, possibilitando o encaminhamento imediato dos exames de DNA e agilizando o atendimento aos interessados.

Além das ações relacionadas ao PIPAD, a Central de Atendimento orientou a população sobre procedimentos em tramitação no MPPR, recebeu manifestações nas áreas de Família, Consumidor, Patrimônio Público e Meio Ambiente e realizou o encaminhamento das demandas apresentadas durante o evento.

Leia mais:  Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6 de maio

Para proporcionar mais conforto às famílias durante os atendimentos, o estande do MPPR contou com um espaço destinado ao público infantil, com atividades de desenho e distribuição de bexigas para as crianças que acompanhavam pais e responsáveis. 

Participaram da ação a servidora Angélica Cardoso Lima, o residente jurídico Fernando Augusto Thomas e as estagiárias jurídicas Marceline Roxane Santos Ferreira e Emili Jaqueline Butewicz.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262