Paraná
Jogos de Aventura e Natureza levaram tradição indígena e esportes radicais a Londrina
Londrina e Alvorada do Sul receberam neste sábado e domingo (03 e 04) a etapa Norte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, prefeituras municipais e federações esportivas.
Os JANs aliam esporte e turismo para movimentar a economia de todas as regiões do Estado. Na etapa Norte, que abriu a edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza, o público curtiu e vibrou muito com os Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e as competições de handebol de praia, futebol americano, light kart, street skate.
Uma nova página foi escrita na história dos Jogos de Aventura e Natureza com a realização da primeira edição dos Jogos Indígenas. Atletas das etnias caingangue e guarani se reuniram para participar de uma série de competições tradicionais, celebrando suas culturas e fortalecendo os laços entre as comunidades. Foram disputadas 10 modalidades, que incluíram desde corridas de tora e arremesso de pedra até corrida de Maraká, futebol, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal e cabo de guerra.
O evento no Aterro do Igapó proporcionou momentos de celebração, integração e valorização das culturas indígenas. Além das competições esportivas, houve também apresentações e trocas de experiências.
“Foi algo totalmente novo. Mostramos os nossos esportes e estamos aprendendo juntos. Essa troca de experiências ajuda, é um processo. Foi a primeira vez e queremos ampliar a participação para outros lugares do Estado”, afirmou o vice-cacique da Aldeia Água Branca, Renato Kriri Ka Mrem,
O Igapó também foi o cenário do Festival das Famílias, que atraiu a população para uma série de atividades diversificadas. O evento, que teve sua primeira edição neste ano, proporcionou momentos de diversão e integração para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Entre as atrações, destacaram-se a animada aula de Fit Dance, as apresentações musicais com artistas locais, show de talentos, além do concorrido concurso de pet da família, com a participação de diversos animais de estimação.
Além disso, o Festival da Família ofereceu uma variedade de oficinas, incluindo a apresentação da Academia Madureira de Taekwondo, que permitiu aos participantes experimentar uma arte marcial e conhecer seus benefícios para o corpo e a mente. A diversidade de atividades proporcionou momentos de lazer, entretenimento e integração para toda a comunidade, fortalecendo os laços familiares e promovendo o bem-estar.
- Secretarias do Esporte e Educação vão mapear o uso de bicicletas entre estudantes
- Estado divulga primeira lista de contemplados no Geração Olímpica e Paralímpica 2023
JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – Pelos Jogos de Aventura e Natureza, o Circuito Paranaense de Handebol de Praia reuniu as principais seleções do Paraná para a disputa das finais, em Alvorada do Sul. A competição contou com equipes masculinas e femininas que demonstraram alto nível técnico e muita determinação ao longo dos jogos. No masculino, a equipe de Paranaguá se destacou e conquistou o título de campeã. Já no feminino, a cidade de Ubiratã levou a melhor e ficou com o troféu.
O Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina, foi palco de uma emocionante partida válida pelo Campeonato Paranaense de Futebol Americano. Na semifinal do Pinhão Bowl, o Londrina Bristlebacks enfrentou o Maringá Pyros e conquistou uma vitória expressiva por 37 a 14.
O Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, sediou o Campeonato Paranaense de Light Kart. Com a organização da Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL) e a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), o evento reuniu pilotos de diversas regiões em busca do título. O torneio busca promover o automobilismo de base. A participação de pilotos amadores e profissionais contribui para o crescimento e a popularização do esporte, além de fomentar a paixão pelos motores entre os espectadores.
Os Jogos de Aventura e Natureza receberam a primeira etapa do circuito estadual do Campeonato Paranaense de Street Skate. A competição reuniu skatistas das categorias iniciante, amador e máster em busca de pontuações e classificações para as próximas fases. A próxima etapa do campeonato está marcada para os dias 8 e 9 de julho, em Paranaguá. A grande final do circuito acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, em Maringá. Aos interessados em participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no Instagram da Federação de Skate Paranaense.
O JAN Norte se encerra no próximo final de semana com uma Corrida de Aventura em Primeiro de Maio.
PRÓXIMA ETAPA – A próxima etapa será o JAN Festival de Inverno, em julho, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba.
Fonte: Governo PR
Paraná
Mesmo com feriado, obras seguem a todo vapor na Ponte de Guaratuba
Com a inauguração marcada para o dia 29 de abril, a Ponte de Guaratuba entra na sua última semana de obras com frentes de trabalho mantidas em ritmo contínuo, inclusive durante o feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21). As equipes seguem mobilizadas para cumprir o cronograma.
Nesta reta final, os esforços estão concentrados principalmente nos serviços de acabamento e preparação da estrutura para a entrega. A limpeza da pista e a organização do canteiro ganham intensidade, enquanto avançam intervenções essenciais como a execução de meio-fio, implantação de juntas de dilatação e finalização da capa asfáltica em diferentes trechos.
Um dos pontos que recebe atenção especial nesta semana é o acesso pelo lado de Matinhos, onde equipes atuam na conclusão da rampa de ligação com a rodovia. No local, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e instalação de dispositivos de segurança, como guarda-corpos e barreiras do tipo New Jersey. A expectativa é deixar toda a estrutura pronta e integrada ao sistema viário até a data de entrega.
No lado de Guaratuba, as obras também avançam com serviços de terraplanagem e finalização de acessos, incluindo alças de entrada e saída na região de Caieiras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Em paralelo, há a preparação geral do espaço para a cerimônia oficial de inauguração.
Entre as atividades previstas para esta fase está ainda o início da pintura da estrutura, que pode ocorrer ao longo da semana, acompanhando o ritmo dos demais acabamentos.
PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade para diferentes tipos de usuários.
Projetada para substituir a travessia por ferryboat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.
Fonte: Governo PR
-
Agro5 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Entretenimento7 dias agoThais Fersoza celebra 42 anos com festa intimista e declarações de amor da família
-
Política Nacional6 dias agoCAE aprova piso de R$ 13.662 para médicos e cirurgiões-dentistas
-
Esportes5 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes5 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná4 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Agro5 dias agoAbertura da Colheita da Oliva no RS estreia feira focada em negócios e inovação
-
Paraná6 dias agoGaeco de Maringá desarticula organização criminosa que fabricava anabolizantes em laboratório clandestino e simulava grife europeia
