Paraná
Ipardes abre credenciamento para contratação de empresas de apoio à pesquisa
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) lançou um edital para a contratação de empresas especializadas na prestação de serviços de apoio à pesquisa. Os interessados podem consultar as regras do credenciamento e documentos anexos, incluindo o formulário de inscrição, no site do Ipardes.
As empresas credenciadas poderão atuar no apoio para a realização de pesquisas do Ipardes, o que inclui técnicas convencionais, qualitativas, quantitativas e híbridas, com soluções para coleta de dados de maneira digital, interativa e instantânea. As contratações serão feitas por meio de rodízio entre as empresas cadastradas e habilitadas pela equipe técnica do órgão, de acordo com a necessidade do Instituto.
De acordo com o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, o objetivo da contratação é ampliar a capacidade de levantamento de dados que podem ser usados para a embasar os estudos do órgão, que estão entre as principais fontes para a elaboração dos variados programas e projetos pelo Governo do Estado.
“As instituições de pesquisa que se credenciarem atuarão em conjunto com o Ipardes principalmente no levantamento dos dados em campo, que serão analisados e interpretados pelos técnicos do Ipardes para diagnósticos sociais, econômicos e ambientais”, afirmou Callado. “É uma oportunidade para as empresas e uma forma de o Ipardes ampliar a sua atuação, contribuindo ainda mais com a tomada de decisões sobre a criação ou revisão de políticas públicas pela administração direta e os demais órgãos estaduais”.
- Audiência Pública do Plano Plurianual 2024-2027 do Paraná está com inscrições abertas
- PPA estadual vai detalhar metas e ações dentro do recorte de igualdade racial e de gênero
CREDENCIAMENTO – Após o preenchimento do formulário de inscrição e dos demais documentos exigidos, como os termos de responsabilidade, cessão de direitos autorais de pesquisa e confidencialidade, entre outros, os representantes das empresas deverão encaminhar a solicitação via e-mail para [email protected]. Por meio do mesmo endereço eletrônico, também é possível tirar dúvidas ou solicitar esclarecimentos sobre o edital.
IPARDES – Criado em 1973, o Ipardes completou 50 anos em junho. Devido à sua natureza, o Instituto está vinculado diretamente à Secretaria de Estado do Planejamento, pasta responsável por trabalhar no planejamento de médio e longo prazo, como a elaboração do Plano Plurianual (PPA). Neste contexto, o Ipardes é responsável, entre outras funções, por ajudar a definir indicadores econômicos e sociais utilizados para avaliações da eficiência das políticas públicas e o estabelecimento de metas a serem alcançadas.
Atualmente, o foco do Ipardes está na inovação e na sustentabilidade, o que inclui a atuação junto a outros órgãos do poder Executivo do Paraná para o apoio técnico na formulação de políticas de desenvolvimento sustentável.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.