Connect with us


Paraná

Gustavo Mioto e Jiraya Uai fazem shows cheios de interação em Pontal do Paraná

Publicado em

As 36 mil pessoas que foram ao Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, nesta sexta-feira (16), assistiram a muito mais que um show completo do Verão Maior Paraná. Além da música boa e diversificada, teve performance, interação, criança fazendo dueto com artista no palco, pedido de namoro e de reconciliação com o ex. O grande maestro da noite foi o polivalente Gustavo Mioto, fechando de modo impecável a programação que também contou com a música eletrônica e animação do DJ Jiraya Uai.

Antes dos primeiros acordes de seu espetáculo, Mioto já deixou claro que seria um encontro diferente. “A vibe na praia muda muito, não só para quem está em cima do palco, mas para quem está lá embaixo também. Uma coisa puxa a outra”, falou. “Eu tenho uma coisa, uma magia com a água. Sempre gostei de estar perto dela. O show fica mais mágico”, continuou, prometendo “entregar as últimas energias em um momento de final de turnê e de proximidade das férias”.

Assim, desde o primeiro minuto, Mioto regeu um coro de vozes de diversas idades, sempre cantando no limite do palco, pertinho dos fãs, e interagindo com a multidão. Pouco depois de abrir o repertório com “Solteiro não trai”, “Anti-Amor” e “Moletom”, garantiu o primeiro momento de descontração ao pegar o celular de Djullyette Portela, a Djully, uma fã de 28 anos que pediu ajuda do astro para reatar com o ex-namorado, Maurílio. “Gustavo, pega meu celular e grava áudio pro meu ex”, solicitava o cartaz observado pelo artista.

Mioto parou o show, verificou as mensagens no celular da garota e gravou um áudio para o ex dela pedindo que ele retornasse as mensagens que a dona do aparelho havia mandado em vão desde o réveillon.

Feito o papel de conciliador, Mioto emendou “Pro nosso bem” e seguiu regendo o público, que não parou de cantar. A dobradinha música e descontração com participação popular se repetiu, dando leveza à performance do sertanejo.

Foi assim que ele levou ao palco a pequena Maria Helena, de 6 anos. A garotinha chamou a atenção dele com um cartaz que dizia “quero ser sua princesa”. Carregando uma rosa, ela conversou com o ídolo e, juntos, cantaram a música “Princesa”, consagrada pela parceria de Mioto com Ana Castela.

Outros hits como “Despedida de casal” mantiveram os presentes conectados com o maestro da noite até uma nova interrupção transformar o músico em apresentador. O sertanejo levou para o lado dele o jovem João Victor Pena. O rapaz queria fazer um pedido de namoro. Mion foi o cupido e Giovana Martins aceitou o pedido. A cena de romance deu a letra para a fase final do show, que teve direito a clássicos do gênero como “Pense em mim”, de Leandro & Leonardo.

Leia mais:  Inscrições para o Vestibular UEL 2024 começam em 24 de julho

ABERTURA – A noite de entretenimento de qualidade, no entanto, já havia começado com um show, em seu sentido mais performático, regado a música eletrônica inspirada no sertanejo, no funk e no forró. A figura ímpar do DJ Jiraya Uai, que tem nome de ninja e se veste como super-herói, dominou o palco com uma turma tão expressiva quanto ele: uma espécie de carreta furacão com direito a um mini-Jiraya bastante expressivo. Um visual tão extravagante quanto a animação que tomou conta da arena.

“É maravilhoso estar aqui. É a segunda vez neste Verão Maior e eu fico pensando: ‘que coisa maravilhosa’. É tipo comer uma comida boa, acordar depois de um sonho bom”, filosofou o goiano DJ Jiraya, que estreou na programação do festival na semana passada, em Matinhos. Ele até brincou sobre estar virando paranaense. “Pode ajeitar um canto aqui pra mim que eu quero vir pra cá”, falou.

Ao chegar para o evento, contou que fez questão de ver como tudo estava do lado de fora. “Eu pedi para parar a van porque eu queria ver a estrutura. Olha, coisa de doido. E esse som? Tá tremendo tudo. O pessoal vai dançar e tremer tudo isso daqui”, comentou, citando os efeitos da música de aquecimento para o show nas paredes e chão do camarim.

Com camisa do Super-Homem, ele cumpriu a promessa. Balançou a arena com suas produções mais conhecidas, como “Chapéu mágico”, “4×4”, “A Jiripoca vai piar” e “Olha o trem”.

PÚBLICO SATISFEITO – O cardápio apresentado pelos dois artistas deixou satisfeitos os fãs. Thais Silveira Laderutzki, por exemplo, saiu de Curitiba para ver o ídolo Gustavo Mioto. Exibindo uma tatuagem feita dois dias antes, de um autógrafo do cantor, e uma faixa com o nome dele na cabeça, ela definiu a profundidade da relação com o artista.

“Sou apaixonada por ele há dois anos. Ele entrou na minha vida em um período em que eu estava depressiva e eu só conseguia ouvir a voz dele. Foi uma cura para eu querer viver”, destacou a aniversariante do dia. De presente, ganhou uma foto com o sertanejo.

Já a conexão de Amanda de Souza França com Mioto se deu de modo bem diferente. Ela conheceu o cantor quando ele namorou Ana Castela, de quem ela se dizia muito fã. “As músicas dele são maravilhosas, tocam bastante a gente”, resumiu a moça, que é de Matinhos e sabe bem como o Verão Maior Paraná tem evoluído. “É incrível o crescimento a cada ano. Vou sempre aos shows e a estrutura está impecável”, opinou.

Leia mais:  Custodiados do Litoral atuam na limpeza e manutenção de escolas e postos de saúde

É a mesma impressão de Giliane Ferreira, que levou o filho e a sobrinha para ver o DJ Jiraya. “Está tudo perfeito. Tem banheiro, polícia, gente para auxiliar os veranistas”, declarou, antes de falar do artista favorito de Davi Lucca, de 10 anos. O garoto foi à arena com um traje imitando o ídolo. “O DJ Jiraya entrou na nossa vida faz pouco mais de um ano. Meu filho viu a música da festa junina na internet, mostrou pra gente e todo mundo gostou”, acrescentou.

Davi montou até uma estrutura de DJ em casa para seguir os passos do artista que o apresentou a um novo mundo musical. “As músicas dele são top. E por causa dele comecei a gostar de músicas mais antigas, saber a letra delas”, afirmou o jovem, antes de se arriscar a cantar e dançar “A Jiripoca vai piar”.

O DJ Jiraya parece mesmo causar certo encanto nos pequenos. O Felipe Freitas, de 5 anos, foi outro infante a aparecer vestido como o músico, a pedido dele próprio, como atesta a mãe, Amanda Ribeiro de Freitas.

“Temos um Jiraya em casa. Ele gosta das batidas, dos bailarinos, dos personagens, dos efeitos pirotecnicos e de fumaça”, revelou. E segundo o pai, Anderson Domingues Souza, o casal curitibano tem outro fã-mirim do DJ em desenvolvimento: Davi, de 2 anos.

TEM MAIS – A programação do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado segue firme neste sábado (17). No Centro de Eventos Marissol, em Pontal, os primeiros a colocar os veranistas para cantar e dançar são Luiz Cláudio & Giuliano. A dupla sertaneja abre os trabalhos às 20 horas, esquentando a noite para o pagodeiro romântico Dilsinho soltar a voz a partir das 22 horas.

No outro palco, em Matinhos, o cardápio é totalmente sertanejo. Como entrada, o público poderá degustar da dupla Edson & Hudson, às 20 horas. Depois, será a vez de saborear as músicas do mineiro Eduardo Costa. Ele deve se apresentar por volta de 22 horas.

Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser acompanhada no site exclusivo do Governo do Estado, no endereço pr.gov.br/verao.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Jorge Fernando Barreto da Costa e Marcelo Bortolini tomam posse como Procuradores de Justiça em cerimônia na sede do MPPR

Published

on

Posse novos Procuradores

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 24 de julho, na sede do Ministério Público do Paraná em Curitiba, também transmitida on-line, dois novos Procuradores de Justiça tomaram posse: Jorge Fernando Barreto da Costa e Marcelo Bortolini passaram a integrar o Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR. A solenidade contou a presença de membros e servidores da instituição, bem como de familiares e amigos dos novos Procuradores, que foram prestigiá-los no acesso ao topo da carreira no Ministério Público Estadual.

Após ser declarada aberta a sessão solene pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, um gesto tradicional marcou a mudança: a investidura da veste talar, traje que carrega simbolicamente a dignidade da função agora conferida a ambos. Jorge Fernando Barreto da Costa recebeu a beca das mãos da esposa Daiene e dos filhos Ana Luísa e João Pedro. A esposa Elviluz e os filhos Enzo e Bruno a vestiram em Marcelo Bortolini. Os dois empossados renovaram então oralmente o compromisso legal de ingresso na carreira e assinaram os termos de posse.

Novos Procuradores – Em seu discurso de posse, Jorge Fernando Barreto da Costa destacou a transição da linha de frente no combate ao crime organizado para a atuação no segundo grau da instituição. Após 23 anos no Gaeco em Londrina, o empossado ressaltou que a experiência acumulada no enfrentamento à macrocriminalidade e à corrupção servirá agora para oxigenar os debates jurídicos e a consolidação de teses institucionais no Colégio de Procuradores. Em uma fala marcada pelo tom humano e de gratidão, ele reafirmou seu compromisso com a sociedade paranaense (iniciado em 1991 como estagiário), fez uma homenagem especial ao trabalho invisível das forças de segurança que o acompanharam nas operações do Gaeco, agradeceu nominalmente colegas que o acompanharam, inspiraram e orientaram em sua jornada e destacou a importância do Colégio de Procuradores em orientar estrategicamente a atuação dos Promotores que estão na ponta.

Já Marcelo Bortolini, ao celebrar sua ascensão ao cargo de Procurador de Justiça como o ápice de uma carreira iniciada em 1991, reforçou o orgulho de integrar o Ministério Público do Estado do Paraná, definindo o momento não apenas como uma transição institucional, mas como a renovação de um voto com o ideal de justiça. Em um pronunciamento também marcado pela emoção, prestou homenagens à sua família (aos pais – com especial reverência à memória de seu pai, juiz de direito e sua grande inspiração –, aos irmãos, à esposa e aos filhos), destacando-os como a base essencial de sua trajetória. O novo Procurador relembrou ainda sua caminhada por comarcas do interior e destacou seus mais de 25 anos em Foz do Iguaçu, onde construiu raízes e vivenciou as mais diversas atribuições do Ministério Público. Por fim, ao projetar sua atuação na segunda instância diante de um cenário de intensas mudanças sociais e legislativas, reafirmou seu compromisso leal com a Constituição Federal e com a atuação autônoma e firme do MPPR em prol dos desamparados e da garantia da segurança jurídica.

Trajetórias exemplares – O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, pronunciou-se ao final da sessão. Citando o Livro dos Mártires, de John Foxe, Zanicotti lembrou que a resiliência e a coragem são traços importantíssimos das pessoas que fazem a diferença, como é o caso dos empossados. Zanicotti destacou as trajetórias de ambos, afirmando que provavelmente nenhum outro Promotor de Justiça no Brasil participou de mais operações contra o crime organizado que Jorge Barreto da Costa, assim como pouquíssimos terão trabalhado em tantos processos de família quanto Marcelo Bortolini, ambos traçando trajetórias brilhantes. “O passado de peregrinação dos dois faz a diferença no mundo, no jeito como olhamos o que é ser Promotor de Justiça”, declarou, exaltando que ambos são espelhos para os colegas tanto na vida profissional quanto familiar.

Leia mais:  Estoques de sangue O- e O+ chegam a níveis críticos e Hemepar solicita doações

Também falou na cerimônia o coordenador estadual do Gaeco, Cláudio Rubino Zuan Esteves, especialmente em relação a Jorge Barreto Fernando da Costa, dada sua especial atuação no órgão. Em tom de profundo reconhecimento institucional, a homenagem proferida por ele destacou a trajetória histórica do novo Procurador de Justiça no Núcleo do Gaeco em Londrina, onde atuou por 23 anos, tornando-se o membro mais longevo do país na função. O discurso enfatizou que a conduta do homenageado numa função que, para além do conhecimento técnico, exige pressupostos humanos e comportamentais indispensáveis, deve servir de espelho e modelo para os atuais e futuros integrantes do Ministério Público que atuem no Gaeco. Entre esses predicados, foram exaltadas sua capacidade inata de liderança colaborativa, pautada no trabalho em equipe, a coragem em investigações de grande impacto e a serenidade estoica para conduzir momentos de crise e alta pressão com leveza. O chefe do grupo especializado destacou ainda o equilíbrio único do empossado em conciliar a combatividade rigorosa contra o crime organizado a uma postura urbana, carismática e de lealdade irrestrita à instituição, qualidades que angariaram o respeito de magistrados, de forças policiais e da sociedade ao longo de mais de duas décadas.

Boas-vindas – Em nome do Colégio de Procuradores, o Procurador de Justiça Raimundo Nogueira Soares também saudou seus novos integrantes. Para ilustrar a nova fase profissional, o pronunciamento recorreu ao personagem Conselheiro Aires, de Machado de Assis, para pontuar que a atuação na segunda instância exige uma mudança de postura: o distanciamento da rotina inflamada da primeira instância não significa descanso, mas a serenidade, técnica e sabedoria necessárias para agir como conselheiros frente às demandas da Justiça e da sociedade. O discurso detalhou a grandiosidade e a relevância das atribuições que os novos integrantes passam a assumir no órgão máximo da Administração Superior, que vão desde a apreciação da proposta orçamentária e deliberação sobre diretrizes institucionais até o julgamento de processos disciplinares e a atuação perante o Tribunal de Justiça e os Tribunais Superiores. Encerrando com citações de Fernando Pessoa e Guimarães Rosa, o texto ressaltou as qualidades de humildade, inteligência e seriedade que acompanharam Jorge e Marcelo ao longo de suas trajetórias no enfrentamento à criminalidade e na defesa dos direitos sociais, reafirmando que a vida exige coragem, virtude que jamais faltará aos novos Procuradores de Justiça no desempenho de suas elevadas missões.

O Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi, fez uso da palavra, começando sua fala com uma citação de Cícero: “Não nascemos apenas para nós mesmos”. Nesse sentido, declarou, quem aceita a vocação do Ministério Público compreende que a medida de uma carreira está na disposição permanente de colocar talento, energia e convicção a serviço de algo que nos ultrapassa. Zanlorenzi destacou que os novos Procuradores de Justiça não chegaram ao Colégio de Procuradores por acaso, mas porque, ao longo de suas carreiras, souberam responder ao chamado da instituição com trabalho, rigor técnico e inteireza. Por fim, lembrou que a ascensão ao segundo grau traz uma mudança de perspectiva, pois os pronunciamentos dos Procuradores ecoam para além dos casos concretos. Ser Procurador de Justiça, afirmou, é aceitar um convite permanente à reflexão que ilumina – e para isso, aconselhou, é preciso carregar a memória vida das comarcas por onde os empossados passaram, o que é fundamental para que a atuação em segundo grau não se desligue da realidade.

APMP – O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Fernando da Silva Mattos, trouxe igualmente palavras de boas-vindas aos empossados. Ele lembrou que os dois ingressaram juntos na carreira no MPPR, em 1991, e seguiram cada qual o seu caminho, construindo sua própria trajetória, até que, hoje, esses caminhos voltaram a se encontrar, como resultado natural de suas vidas pautadas pela ética e pela fidelidade à missão institucional. Mattos ressaltou o fato de Jorge Barreto haver consolidado um modelo de trabalho que se tornou referência para o Ministério Público brasileiro, especialmente por seu trabalho no Gaeco. Quanto a Marcelo Bortolini, exaltou sua carreira caracterizada pela amplitude e consistência de sua atuação ao longo dos anos. Se a carreira de cada um separou seus caminhos, afirmou, o Colégio de Procuradores de Justiça os reuniu novamente para que possam escrever juntos mais um importante capítulo na história do MPPR.

Leia mais:  "Antes e agora, longe e aqui dentro": MON mergulha no acervo em exposição inédita

Mesa – Compuseram a mesa da sessão solene o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Fábio Haick Dalla Vecchia; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Emma Roberta Palú Bueno; o Corregedor-Geral do MPPR, Procurador de Justiça Ney Roberto Zanlorenzi; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Maximiliano Ribeiro Deliberador; a Subprocuradora-Geral de Justiça de Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini; o decano do MPPR, Procurador de Justiça Milton Riquelme de Macedo; o Coordenador Estadual do Gaeco, Procurador de Justiça Cláudio Rubino Zuan Esteves; o Presidente da APMP, Promotor de Justiça Fernando da Silva Mattos.

Conheça as trajetórias dos empossados no MPPR

Jorge Fernando Barreto da Costa ingressou no Ministério Público do Paraná em 23 de outubro de 1991. Iniciou sua carreira como Promotor de Justiça substituto em Cruzeiro do Oeste e, em seguida, foi removido para São José dos Pinhais. Em 7 de maio de 1992, assumiu a titularidade da comarca de Guaraniaçu, onde permaneceu até 18 de novembro de 1993, quando foi removido por permuta para a comarca de Primeiro de Maio.

Três anos depois, em dezembro de 1996, foi promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Umuarama, com atribuições junto à Vara da Família, Infância e Juventude, assumindo posteriormente a 5ª Promotoria de Justiça. 

No dia 1º de julho de 2002, foi promovido para Londrina, onde se destacou na atuação criminal. Em setembro de 2003, passou a exercer suas funções junto ao núcleo regional do Gaeco e à Promotoria de Combate à Sonegação Fiscal, participando de várias operações de enfrentamento à criminalidade organizada e à corrupção, entre elas “Apocalipse”, “Mar Vermelho” e “Engenho”. Em 3 de julho de 2026, foi promovido ao cargo de 12º Procurador de Justiça do 3º Grupo Criminal.

Jorge Barreto

Marcelo Bortolini

Marcelo Bortolini iniciou a carreira no Ministério Público do Paraná em 23 de outubro de 1991, como Promotor Substituto nas comarcas de Loanda e Irati. Em 1992, tornou-se Promotor titular, atuando primeiramente em Santa Helena e Paraíso do Norte, e, em 1994, foi promovido para a comarca de Paranavaí, onde atuou até 1998.

Depois de Paranavaí, foi promovido para Foz do Iguaçu, removido para a comarca de Londrina em 1999 e, um ano depois, retornou a Foz, onde permaneceu por 25 anos. Lá, desempenhou atribuições perante a Vara da Infância, a Vara de Execuções Penais, a 3ª Vara Criminal, as Varas Cíveis e a 2ª Vara de Família e Acidentes do Trabalho, desde a criação da unidade, em 2011.

Em 3 de julho de 2026, foi promovido ao cargo de 5º Procurador de Justiça do 5º Grupo Cível.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262