Connect with us


Brasil

Governo Federal dá início a curso pioneiro para padronizar ações de resposta a desastres

Publicado em

Brasília, 20/10/2025 – O Governo Federal deu início, nesta segunda-feira (20), ao primeiro Curso Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). A aula inaugural aconteceu no auditório da Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal e reuniu especialistas para promover a gestão integrada de desastres, fortalecendo a articulação entre os Corpos de Bombeiros Militares e os órgãos federais que compõem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).

O curso, com duração de 80 horas, reúne bombeiros militares de todos os estados e tem como estratégia operações integradas, capacitação contínua, padronização de protocolos, investimentos em tecnologia e mapeamento estratégico. A primeira turma é composta por 42 bombeiros militares, representando a diversidade e a capilaridade das forças estaduais. O currículo foi desenhado para reforçar as capacidades de comando, controle e coordenação interagências, além de promover alinhamento técnico e operacional entre os Corpos de Bombeiros e os órgãos de gestão de risco e desastres.

A abertura contou com a presença de representantes das Forças Armadas, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, de diretorias da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.

Leia mais:  Nota oficial — Governo Federal estabelece protocolo de ação diante de intoxicações por metanol

Durante o evento, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Senasp, Rodney da Silva, mediou o painel “Desafios e Caminhos para a Atuação Integrada em Resposta a Desastres”, que discutiu mecanismos para aprimorar a cooperação entre instituições em cenários críticos.

Experiência prática

Todos os instrutores possuem experiência direta no atendimento a desastres em território nacional, e alguns também atuaram em missões internacionais.

O curso se fundamenta também nas diretrizes do Protocolo para Atuação Integrada em Situações de Desastres, estabelecido pela Portaria Interministerial nº 4/2025 – MJSP/MIDR. O documento define parâmetros para o acionamento e o emprego coordenado das forças envolvidas na resposta a desastres em âmbito nacional.

A iniciativa conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM), parceiro estratégico da Senasp na construção de uma doutrina integrada de atuação. A cooperação reforça o compromisso de fortalecer a resposta nacional a desastres, aprimorando cooperação, padronização e prontidão das forças estaduais.

O Respad marca um passo decisivo para consolidar uma política nacional integrada de resposta a desastres, alinhada às transformações climáticas e humanitárias que desafiam o Brasil. A iniciativa reafirma o protagonismo dos Corpos de Bombeiros Militares na gestão de emergências e evidencia o esforço conjunto do Governo Federal para promover segurança, eficiência e solidariedade nas ações de enfrentamento a desastres em todo o território nacional.

Leia mais:  Senacon dá prazo de 24h para que bar em São Paulo preste informações sobre bebidas contaminadas por metanol

Respad

Coordenado pela Senasp em parceria com o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros, o projeto busca aprimorar a coordenação entre os Corpos de Bombeiros, as forças de segurança pública, a Defesa Civil e demais órgãos responsáveis pela gestão de crises, garantindo maior eficiência no enfrentamento de desastres naturais.

Principais eixos do Respad

– Operações integradas: implementação de um modelo unificado de coordenação, comando e controle por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), assegurando respostas ágeis e eficazes.
– ⁠Capacitação e treinamento: formação contínua de profissionais, com ênfase na qualificação técnica dos Corpos de Bombeiros e demais forças de segurança.
– ⁠Diretrizes operacionais e guias técnicos: padronização dos protocolos de resposta, garantindo atuação coordenada e eficiente em todo o País.
– ⁠Modernização e investimentos: aquisição de equipamentos e tecnologias para ampliar a capacidade de resposta e a segurança das equipes.
– ⁠Mapeamento e diagnóstico: levantamento detalhado sobre a sazonalidade dos desastres e a estrutura das forças de resposta, subsidiando ações estratégicas e preventivas.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook

Brasil

Metanol: 58 casos confirmados de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas

Published

on

O Ministério da Saúde atualiza, nesta sexta-feira (24), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 108 notificações foram registradas, sendo 58 casos confirmados e 50 em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas.

O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 44 casos confirmados e 14 em investigação. O estado já descartou outras 434 notificações.

Além de São Paulo, há casos confirmados em outros estados: Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).

Em relação aos casos em investigação, São Paulo analisa 14, Pernambuco (19), Rio de Janeiro (1), Piauí (4), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (4), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).

Dos casos confirmados, 15 são óbitos: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 óbitos seguem em investigação, sendo 4 em PE, 2 no PR, 1 em MG, 1 no MS e 1 em SP. Outras 32 notificações de óbitos foram descartadas.

Leia mais:  No Balanço Ético Global, lideranças africanas refletem sobre impactos e modos de enfrentar mudança do clima com base em realidades locais

Atualização

A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras após às 17h.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262