Agro
Governo dos EUA é acusado de distorcer preços do etanol de milho com subsídios bilionários, afirma OIA
O diretor executivo da Organização Internacional do Açúcar (OIA), José Orive, afirmou nesta terça-feira (21) que os pagamentos de apoio do governo dos Estados Unidos aos produtores de milho estão distorcendo os preços das exportações de etanol e afetando a concorrência internacional.
Segundo Orive, os incentivos diretos e apoios internos concedidos ao setor de milho norte-americano somam cerca de US$ 130 bilhões, valor que influencia diretamente o custo de produção e o preço de venda do etanol de milho no mercado global.
Efeitos dos subsídios sobre o comércio internacional
Durante evento promovido pela consultoria Datagro, em São Paulo, o representante da OIA destacou que, embora esses pagamentos estejam atualmente em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), o volume de milho destinado à produção e exportação de etanol pelos Estados Unidos justifica uma reavaliação das políticas de apoio interno adotadas pelo país.
“O preço pelo qual eles colocam seu etanol é distorcido e torna a concorrência enviesada”, afirmou Orive, ressaltando que o subsídio cria vantagens artificiais para o produto americano em relação aos concorrentes de outros países exportadores, como o Brasil.
Brasil e o impacto no mercado global de biocombustíveis
O debate sobre os subsídios agrícolas norte-americanos ocorre em um momento de aumento da competitividade global no setor de biocombustíveis. O Brasil, principal exportador de etanol de cana-de-açúcar, tem se posicionado como um ator central nas discussões sobre transição energética e comércio justo de combustíveis renováveis.
A avaliação de Orive reforça as preocupações de parte do setor sucroenergético brasileiro, que há anos aponta os apoios financeiros dos EUA ao milho como um fator de desequilíbrio na formação de preços internacionais do etanol.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Mais de 40 municípios de Mato Grosso são beneficiados com entrega máquinas do Promaq
Nesta sexta-feira (24), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou a entrega de 50 máquinas agrícolas para 41 municípios de Mato Grosso, no âmbito do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, o Promaq. A iniciativa é mais um passo do Governo do Brasil em busca da modernização do setor agropecuário e do aumento da produtividade rural, promovendo o desenvolvimento local e reduzindo as desigualdades regionais.
“Esse programa é muito importante para as pequenas famílias do estado e vai ajudar especialmente o nosso município, onde nos esforçamos para oferecer uma melhor qualidade de vida ao produtor rural. Esse trator será de grande ajuda para as nossas famílias”, comemorou o prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Marcilei Alves, ao receber a chave do trator, destacando que o município é um importante produtor de leite e que, com o novo equipamento, será possível aprimorar o plantio e garantir melhores condições para o cuidado com o gado.
A cerimônia de entrega ocorreu na Superintendência de Agricultura e Pecuária do estado (SFA/MT), em Várzea Grande. Ao todo, foram entregues 31 tratores, oito pás carregadeiras, nove motoniveladoras (patrol) e duas escavadeiras hidráulicas, com investimento adquirido pelo Mapa por meio de emendas parlamentares.
O secretário-executivo da Pasta, Irajá Lacerda, enfatizou que o governo vem trabalhando em prol do fortalecimento das cadeias produtivas das regiões, entendendo a peculiaridade de cada uma e a importância do investimento no setor. “As entregas de hoje são reflexo da boa política, o reflexo da junção de esforços para trabalhar em prol da nossa gente, dos nossos municípios e pelo Brasil”, disse Irajá.
Nesta etapa, além do município de Várzea Grande, outros 40 foram beneficiados: Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Araguainha, Araputanga, Aripuanã, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Carlinda, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Diamantino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juruena, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Novo Horizonte, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Porto da Estrela, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, União do Sul, Vale de São Domingos e Várzea Grande.
“Estamos fazendo uma grande entrega de equipamentos para os municípios. São tratores e máquinas que vão atender as estradas vicinais e melhorar a infraestrutura no campo”, destacou o superintendente de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Edson Paulino.
A meta é entregar mais de 20 mil equipamentos em municípios de todo o Brasil. “É uma ação extraordinária, que leva soluções diretamente para onde os problemas acontecem: nos municípios, perto das pessoas que mais precisam”, completou o superintendente.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Política Nacional4 dias agoVotação de hoje mostra compromisso da Câmara em avançar na pauta da segurança pública, diz Motta
-
Brasil5 dias agoMMA divulga horário de painéis dos Pavilhões Brasil na COP30
-
Paraná5 dias agoCom Leticia Ferreira da Silva, Ratinho Junior indica quarta mulher para o TJPR
-
Brasil5 dias agoGoverno Federal dá início a curso pioneiro para padronizar ações de resposta a desastres
-
Brasil5 dias agoPlaneta Água deságua em Brasília: começa a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
-
Paraná7 dias agoProjeto de hidrogênio renovável apoiado pela Copel destaca Paraná em transição energética
-
Paraná7 dias agoDia D de Multivacinação mobiliza 10 mil profissionais em 1370 salas de aplicação pelo Paraná
-
Agro7 dias agoVassoura-de-bruxa avança e ameaça a mandioca em dez municípios do Amapá
