Paraná
Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de mercado na ExpoLondrina
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participaram nesta sexta-feira (5) da abertura da 62ª edição da ExpoLondrina, no Norte do Paraná. Ratinho Junior celebrou o anúncio da regulamentação da Lei Federal 14.515/2022, que permite a autorregulação de agroindústrias que produzem ração, proteína animal e outros produtos da agropecuária. O governador salientou que a iniciativa vai representar um salto na produção do Estado, que já é o maior produtor de proteína animal do País.
“O Paraná será muito beneficiado com autorregulação dos frigoríficos e agroindústrias. Somos o maior produtor de frango e de peixe, o segundo em carne suína, e isso vai ajudar ainda mais nossos frigoríficos, que poderão abrir novos turnos de produção, gerando mais empregos para a população”, afirmou.
A lei obriga que em todos os setores regulados pela defesa agropecuária sejam elaborados, implementados e monitorados sistemas de autocontrole nos processos produtivos.
Outra novidade é a possibilidade de abertura de novos mercados para a carne paranaense, graças ao reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, uma conquista do governo estadual e do setor produtivo. O governo federal está alinhando com Chile a importação de produtos paranaenses.
“Estamos em busca de novos mercados que não compravam do Paraná porque não tínhamos esse reconhecimento até alguns anos atrás. Já estive na Coreia do Sul e na semana passada uma comitiva chilena esteve no Estado para avaliar nossa produção. São possíveis novos mercados para a exportação do Paraná, trazendo novos recursos para dentro de casa”, salientou Ratinho Junior.
“O Paraná, pela sua capacidade e dedicação, garantiu um status sanitário diferenciado no Brasil. Quase 40% do frango consumido no mundo é brasileiro, e o Paraná se destaca na sanidade”, afirmou o ministro. “O Estado habilitou seis novas plantas frigoríficas para comercializar para a China, além de outros países. E devemos conseguir no mês de maio o reconhecimento chileno de que o Paraná é um estado livre de febre aftosa sem vacinação, podendo exportar suínos e bovinos ao país”.
- Limões, laranjas e tangerinas: citricultura ocupa 54% da área da fruticultura no Paraná
- Produção de ovos do Paraná cresce 72% em uma década e mercado segue em expansão
FEIRA – Com uma programação repleta de eventos técnicos, exposição de animais, insumos e equipamentos agrícolas, além de diversos shows nacionais, a edição de 2024 da ExpoLondrina segue até o dia 14 de abril. A previsão é chegar a R$ 1,4 bilhão em novos negócios e um público de 500 mil pessoas circulando pelo Parque Ney Braga, consolidando a feira como um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. O evento é promovido pela Sociedade Rural do Paraná.
“A ExpoLondrina é uma festa para as famílias, ao mesmo tempo que apresenta muita tecnologia para o agricultor, muita inovação, novos métodos de trabalho na roça”, ressaltou o governador. “O Paraná vem se consolidando como o supermercado do mundo, com o agro sendo uma grande impulsor da nossa economia, o que ajuda o Paraná a bater recorde na geração de empregos com carteira assinada”.
“É uma das maiores e melhores feiras do Brasil nesse formato, com festividades, mas também muitos eventos tecnológicos e que faz muitos negócios. Ela oferece muitas oportunidades de discutir aspectos relevantes de diversas cadeias de produção”, destacou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
“O agronegócio representa 25% do PIB brasileiro, gera 20% dos empregos e é responsável por 48% das exportações. Eventos como esse movimentam ainda mais o setor e reforça nosso compromisso em trabalhar com as boas práticas para uma produção responsável e sustentável”, complementou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.
PARTICIPAÇÃO DO ESTADO – O Governo do Estado está com uma extensa programação da ExpoLondrina, com a participação de diversas pastas em estandes e eventos técnicos.
O IDR-Paraná é um dos parceiros da feira, com um espaço permanente no parque, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). São 11 mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm e Eventos, com a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Ela aproxima o público urbano da realidade do agricultor paranaense.
Nesse espaço, o instituto montou a Vitrine do Biogás e do Biometano, que promove o programa RenovaPR, para incentivar a produção de biogás e biometano a partir de dejetos animais. A vitrine fica aberta para visitação entre os dias 8 e 12 de abril e tem parceria com o Sistema Faep/Senar, CIBiogas e Sociedade Rural do Paraná.
O IDR-Paraná também vai promover eventos sobre mudanças climáticas e suas implicações nas estratégias para manejo e conservação do solo e da água e sobre a produção de mel no Estado, além de lançar uma aplicativo para auxiliar os produtores de cítricos no controle da principal praga que atinge essa cultura.
Já o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), realiza, na quarta-feira (10), o 30º Encontro Estadual de Cafeicultores. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do café, o encontro prevê a discussão de questões técnicas e também de temas relacionados à organização dos produtores.
Além disso, o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e entidades do setor produtivo terão um encontro na quinta-feira (11) para discutir a questão da importação anormal de leite observada nos últimos anos, o que tem prejudicado os produtores brasileiros, incluindo os paranaenses.
A UEL terá 15 unidades expositivas relacionadas às áreas de saúde, agronegócio e meio ambiente. A presença da universidade será com ensino, extensão, inovação e serviços. O objetivo é fortalecer a interação da comunidade acadêmica com o público.
Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre temas curiosos, como nanopesticidas na agricultura, controle biológico para dengue e espécies de insetos benéficos para a produção agrícola, além da megaestrutura de pesquisa utilizada no desenvolvimento de tecnologias para a cadeia do leite e em estudos de toxoplasmose.
Pela primeira vez, a equipe da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL participará com estande próprio no evento. A equipe foi convidada pela Sociedade Rural do Paraná para expor projetos, resultados, atividades de inovação e as empresas incubadas no pavilhão Smart Agro. No espaço haverá palestras técnicas, eventos e a 6ª maratona Hackathon, competição de inovação para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio.
Com 110 metros quadrados, o estande da Secretaria do Turismo do Paraná vai apresentar produtos turísticos de nove municípios da região: Londrina, Rolândia, Pitangueiras, Sapopema, Assaí, Porecatu, Ribeirão Claro, Apucarana e Mandaguari. O local vai mostrar produtos turísticos variados, como locais para hospedagem, roteiros turísticos e dicas de gastronomia.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) promoverá, durante a ExpoLondrina, um café da manhã com clientes. O objetivo é fortalecer os vínculos com as empresas do Norte. Durante os primeiros meses de 2024, a região foi responsável por aproximadamente R$ 160 milhões em contratações, com 195 acordos firmados.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade a primeira dama Luciana Saito Massa; os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Saúde, Beto Preto; da Segurança Pública, Hudson Teixeira; do Turismo, Márcio Nunes; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro; os diretores-presidentes da Ceasa-PR, Éder Bublitz; do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; da Compagas, Rafael Lamastra; os deputados federais Luísa Canziani, Pedro Lupion, Luís Nishimori, Filipe Barros, Sérgio Souza, Rodrigo Estacho e Antonio Brito (deputado pela Bahia); os deputados estaduais Tiago Amaral, Cloara Pinheiro, Luís Claudio Romanelli, Alexandre Curi, Pedro Paulo Bazana, Denian Couto, Fábio Oliveira e Tercílio Turini; o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; e outras autoridades locais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Verão Maior: Murilo Huff e Léo & Raphael abrem fim de semana do sertanejo em Pontal
O penúltimo fim de semana de shows do Verão Maior em Pontal do Paraná, no Litoral, vai ser marcado pelo sertanejo, com shows duplos com grandes nomes do gênero. A sexta-feira (30) já começou animada, com o goiano Murilo Huff e a dupla paranaense Léo e Raphael levando 35 mil pessoas para a arena montada no Centro de Eventos Marisol.
Naturais do Norte do Estado – Léo é de Londrina e Raphael da vizinha Cambé –, os paranaenses estouraram no Brasil com a música “Os menino da pecuária”, de 2021, que tem mais de 165 milhões de visualizações só no Youtube. Mas foi outro hit que abriu a noite em Pontal, “Agro é Top”, que ultrapassa 21 milhões de plays na plataforma de vídeos.
“Nós somos pé vermelho, do Norte do Paraná, e sempre frequentou as praias aqui do Litoral, desde molequinhos sempre vinha passar o verão aqui. A gente tem muito orgulho de ser do Paraná”, contou Léo. “E agora tocar aqui no Verão Maior Paraná, o maior verão do Brasil, que só tem show lotado e uma estrutura incrível, foi a realização de um sonho. Muito obrigado ao Governo do Paraná e a toda a galera responsável”.
“Eu estava ansioso as férias inteiras porque o Verão Maior Paraná é um orgulho para nós paranaenses. Estamos vendo o Paraná estampado no Brasil inteiro, sendo referência em entretenimento”, elogiou Raphael. “Como bons paranaenses, estamos morrendo de orgulho e com vontade de voltar novamente”.
O mais novo sucesso da dupla, “La Plata”, tem parceria com outras atrações presentes nos palcos do Verão Maior: Ana Castela, que levou uma multidão de 228 mil pessoas a Matinhos nesta sexta-feira, e Countrybeat, que abriu a primeira semana de shows em Pontal do Paraná.
Além destas, a versão feminina de “Os menino da pecuária”, que é “As menina da pecuária”, também levantou o público em Pontal, assim como outros sucessos de Léo & Raphael, como “Tchau, brigado”, que a dupla destacou ser uma música “bem paranaense”, e “Taca cachaça”, em que os músicos distribuem garrafinhas da bebida para os fãs. Novos sucessos do gênero, como “Casca de bala”, de Thullio Milionário, também marcaram o repertório do show.
MURILO HUFF – Logo depois da dupla paranaense, quem subiu ao palco foi o cantor e compositor goiano Murilo Huff, um dos mais ouvidos da atualidade. Com sucessos como “Dois Enganados” e “Deixa Eu”, Huff está entre os músicos mais tocados no País, segundo levantamento do Spotify Wrapped, ficando na 21ª posição em 2025 na plataforma. Segundo o próprio Spotify, o cantor tem 12,4 milhões de ouvintes mensais.
No show, que atraiu muita gente que chegou cedo para acompanhar, ele intercalou seus sucessos com grandes clássicos do gênero, como “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, “Pense em Mim”, de Leandro & Leonardo, e “O Grande Amor da Minha Vida (Convite de Casamento)”, sucesso de Gian & Giovani, outra dupla que toca no Verão Maior e sobe no mesmo palco neste sábado (31).
“Estou acompanhando este evento ao longo das últimas semanas e impressionado com a magnitude que o Verão Maior tomou. Estou muito feliz em fazer parte desta festa tão grandiosa, é a minha primeira vez aqui no Litoral paranaense”, disse o cantor. “Eu tenho uma ligação com o Sul, meu pai é gaúcho, tenho família no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, é uma cultura que eu amo de paixão e é sempre uma honra vir aqui cantar”.
As irmãs curitibanas Carla Simone de Oliveira e Nathaly de Oliveira Alves de Souza esperaram desde às 13h para ver o ídolo de perto. “Trouxemos cadeira, colocamos o guarda-sol, água, comidinha e só diversão. Semana passada já assistimos os três shows de Matinhos, o Gusttavo Lima também bem de pertinho, então vale a pena chegar cedo”, contou Simone.
“Eu acho os shows maravilhosos, primeiro porque são acessíveis para todos, mas também porque a gente encontra água disponível toda hora, é um ambiente protegido, tem segurança, é muito bom”, acrescentou.
“Nós somos irmãs e companheiras de shows, sempre vamos juntas. É muito bom curtir junto com as pessoas que amamos. Nos da semana passada fomos juntas também”, contou Nathaly. “Aqui tem uma estrutura ótima, é muito bom ter essa oportunidade de acompanhar”.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhou os shows e destacou como as atrações semanais estão mantendo os veranistas no Litoral ao longo da temporada.
“Os shows aqui estão concentrando mais pessoas durante todo o mês de janeiro. Teve aquele grande movimento na virada do ano e as praias continuam cheias”, afirmou. “Tem um ciclo de gente chegando, voltando, o que deixa nossas praias cheias, as pousadas e o comércio movimentados. É o maior verão da história do Litoral do Paraná”.
PRÓXIMOS SHOWS – Pontal do Paraná segue com a programação sertaneja neste sábado, com Teodoro & Sampaio abrindo o baile às 20h e Gian & Giovani tocando às 22h, duas das principais duplas do gênero no País.
Em Matinhos, o sábado é embalado pelo reggae e o rock nacional. Os jamaicanos do Inner Circle – a segunda atração internacional do Verão Maior, depois dos franceses do Gipsy Kings by Andre Reyes – sobem ao palco às 20h para tocar os clássicos do ritmo que colocou a Jamaica no cenário musical mundial. Na sequência, às 22h, é a vez dos Paralamas do Sucesso embalarem o público com músicas que fazem parte da trilha sonora nacional.
As atrações do maior festival de verão gratuito do Brasil se encerram no próximo fim de semana, depois de cinco semanas seguidas de espetáculos que movimentaram o Litoral. Os Paralamas retornam para o palco na sexta-feira (6), desta vez em Pontal do Paraná, que também terá a dupla Diego & Arnaldo no mesmo dia. Também na sexta, Matinhos recebe o show de Hugo & Guilherme.
No sábado (7), tem mais show duplo em Pontal, com João de Souza & Bonifácio e Trio Parada Dura. Em Matinhos, a expectativa é pela apresentação de Zezé di Camargo & Luciano, que sempre marcam presença no Verão Maior. ]
No domingo (8) pela manhã, o Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e show em Matinhos. A programação termina com a segunda apresentação nesta temporada da dupla Israel & Rodolffo, que agora tocam em Matinhos.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoVasco goleia Boavista por 3 a 0 com destaque para Puma Rodríguez
-
Entretenimento7 dias agoDiogo Nogueira elogia Paolla Oliveira pelos 20 anos de carreira como atriz: ‘Gigante!!’
-
Agro7 dias agoArroz e feijão começam o ano em caminhos opostos
-
Paraná6 dias agoFábio Jr. celebra o romantismo com show para 144 mil pessoas em Matinhos
-
Agro5 dias agoProdução de algodão no Brasil se mantém estável em janeiro, aponta StoneX
-
Entretenimento6 dias agoFelipe Araújo homenageia Cristiano Araújo no dia em que cantor completaria 40 anos
-
Paraná7 dias agoForças de Segurança promovem ciclo de exposições durante o Verão Maior Paraná
-
Paraná6 dias agoFãs de Gusttavo Lima dormem na praia para garantir melhor lugar no show deste domingo
