Connect with us


Paraná

G2 emociona plateia de 400 pessoas e homenageia idosos em Apucarana

Publicado em

O Cine Teatro Fênix, em Apucarana, recebeu nesta quarta-feira (1º) cerca de 400 pessoas para a apresentação do espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia de Dança Teatro Guaíra. A sessão gratuita integrou a programação do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e contou com a presença especial de aproximadamente 90 idosos, muitos deles assistindo a um espetáculo no teatro pela primeira vez.

Destaque para o grupo de 50 pessoas do Sesc Marilândia do Sul, que viajou cerca de 30 km até Apucarana. Eles foram levados ao teatro pelo projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, o programa tem caráter cultural e educativo e busca formar públicos e estimular diferentes faixas etárias a se aproximarem da arte.

O público idoso não apenas celebrou seu dia, mas também viveu uma experiência transformadora. A aposentada Sandra Maria da Silva, 62 anos, foi uma das que fez questão de prestigiar. “Eu acho muito importante para a gente distrair a cabeça, estar com outras pessoas. Pra mim é um remédio, é uma terapia participar dessas atividades”, disse.

Leia mais:  Prazo para inscrições das transferências fundo a fundo da Cultura encerra na segunda-feira

Para muitos idosos, o evento representou o contato com a arte e também uma oportunidade de convivência. “É algo que não temos muito por aqui. Achei ótimo, bem interessante, bem diferente”, apontou Yoko Suzuki Akazaka, de 65 anos.

As amigas aposentadas Maria de Moraes, Eliana Modesto, Rosa da Silva e Maria Andrade, que toda semana se reúnem no Sesc Apucarana para atividades artísticas, estavam entre as mais animadas. “Viemos para prestigiar, mas também é uma forma de a gente se reunir, trocar ideias”, destacou Eliana. “Estamos aqui para festejar”, celebrou Maria Andrade.

O coordenador do grupo do Sesc Apucarana, Caio Fábio Machado, ressaltou que a experiência reforça ainda mais a importância da arte no cotidiano. “Temos atividades que promovem o bem-estar social e a qualidade de vida, sempre com linguagens artísticas. Adoramos quando aparece esse tipo de convite. Como estamos no Interior do Estado, não é sempre que temos contato com espetáculos assim”, disse.

PARCERIA – A programação especial no município é fruto de uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Apucarana com o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Ministério da Cultura e o Governo do Paraná.

Leia mais:  Número de cirurgias eletivas no Paraná tem salto com regionalização do atendimento

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, destacou a parceria que levou a G2 Cia de Dança até o município. Ele contou que a prefeitura está com uma programação especial durante o mês da pessoa idosa e a presença do grupo sênior do Centro Cultural Teatro Guaíra incentiva ainda mais esse público a participar de atividades artísticas. “É um prazer tê-los aqui”, disse.

O simbolismo da data foi citado, também, pelo secretário de Cultura e Turismo de Apucarana, Rodrigo Lievori. “Receber a G2, companhia sênior do Teatro Guaíra, no Dia da Pessoa Idosa é motivo de orgulho. Esse espetáculo valoriza e inspira nosso público 60+, reforçando a importância das políticas culturais voltadas para esse segmento”, destacou.

Com casa cheia, o espetáculo também foi marcado pela emoção. Para a assistente de enfermagem Janaína Silveira dos Santos, a presença do Teatro Guaíra na cidade foi um presente. “Nossa cidade é pequena, não costuma vir tantas atrações assim. Isso enche a gente de cultura, de vida. É maravilhoso, não tenho palavras, estou arrepiada até agora”, afirmou.

As amigas aposentadas Maria de Moraes, Eliana Modesto, Rosa da Silva e Maria Andrade, que toda semana se reúnem no Sesc Apucarana para atividades artísticas, estavam entre as mais animadas.

Foto: Divulgação

25 ANOS DE DANÇA – Com maturidade técnica e sensibilidade artística, a G2 – Cia. de Dança, única companhia sênior em atividade na América Latina, está completando 25 anos de atividade. Criada em 1999, a estreia da G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.

Ao longo desses anos, a G2 vem se consolidando como um espaço de experimentação e inovação na cena cultural da dança. Inspirado em uma companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o projeto surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea, com liberdade criativa e valorização da maturidade artística dos bailarinos.

Atualmente, o elenco do G2 Cia de Dança é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Cerimônia de posse marca ingresso de Elisiane da Silva Moraes no Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR

Published

on

O Ministério Público do Paraná realizou nesta sexta-feira (2/10) a posse de Elisiane da Silva Moraes no cargo de Procuradora de Justiça. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba, e marcou o ingresso de Elisiane Moraes no nível mais alto da carreira ministerial.

A solenidade foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, e reuniu integrantes do Ministério Público, familiares e convidados. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo canal do MPPR no YouTube.

Confira as fotos da solenidade

Promovida pelo critério de merecimento por meio do edital de promoção exclusivo para mulheres, a nova Procuradora reconheceu em seu discurso o significado de sua posse. “Recebo essa conquista com alegria e orgulho, mas também com a consciência de que ela representa algo que vai além da minha história pessoal, porque ocupar este espaço não significa apenas chegar. Significa também abrir caminho […]. Uma porta por onde outras mulheres possam passar”, destacou.

Elisiane também falou da alegria pela conquista, mas, sobretudo, do sentido de renovação do compromisso assumido com o Ministério Público em 1997, quando ingressou na instituição. Para ela, a chegada ao novo cargo representa uma responsabilidade ainda maior. Em sua fala, também agradeceu às pessoas que fizeram parte de sua trajetória, com destaque para as mulheres que encontrou ao longo da carreira e que foram referências de “competência, coragem, generosidade e determinação”. Ao falar sobre a função, defendeu a importância de preservar a capacidade de ouvir, compreender e reconhecer os próprios erros, lembrando que “a Justiça não pode perder sua dimensão humana”.

Um dos momentos de destaque da cerimônia foi a colocação da veste talar pelos filhos da homenageada, Fernando e João Vitor. O gesto simbolizou a celebração da conquista e o reconhecimento da trajetória percorrida por Elisiane até a nova etapa profissional no Colégio de Procuradores de Justiça. 

Leia mais:  Ministério Público do Paraná firma termo com Município de Campina Grande do Sul para estruturação de políticas de promoção ao bem-estar animal

Após a investidura, Elisiane renovou o compromisso legal de exercer com retidão as funções de Procuradora de Justiça e de cumprir as Constituições e as leis. Em seguida, foi realizada a leitura e a assinatura do termo de posse.

Saudações

A solenidade contou ainda com o pronunciamento de representantes da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), da Corregedoria-Geral e do Colégio de Procuradores de Justiça.

O Presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, ressaltou a trajetória de quase três décadas de Elisiane, construída com atuação cotidiana em diferentes comarcas, especialmente na área da família. Enfatizou ainda a discrição como uma das marcas de sua carreira, exercida com “um trabalho intenso e cotidiano realizado longe dos holofotes e sem buscar aplausos”. Segundo ele, essa postura revela uma forma de atuação comprometida com o serviço público e reforça o significado de sua promoção, que representa o reconhecimento de uma “brilhante trajetória”.

A Subcorregedora-Geral do MPPR, Jacqueline Batisti, destacou que o momento reunia duas razões para ser especialmente celebrado: a trajetória pessoal e profissional da nova Procuradora e o significado institucional de sua promoção. “São duas dimensões que não competem entre si, ao contrário, complementam-se. Políticas afirmativas de igualdade de gênero não existem para substituir o mérito, elas existem para que o mérito possa encontrar condições mais justas, em espaços que historicamente nem sempre estiveram igualmente acessíveis”, afirmou. Segundo ela, a presença feminina em cargos relevantes deve ser compreendida não como exceção, mas como parte natural da instituição.

Leia mais:  Adapar marca presença na 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, Moacir Gonçalves Nogueira Neto pontuou o sentimento de admiração compartilhado pelos integrantes do colegiado diante da brilhante trajetória profissional da empossada. Ressaltou que ela foi recebida de braços abertos pelo Ministério Público e retribuiu com dedicação ímpar, construindo uma trajetória de sucesso marcada pela valorização do papel social da instituição. Ao cumprimentá-la pela promoção, declarou: “Vossa Excelência muito orgulha o Ministério Público e só poderia ter sido promovida por inegável merecimento”.

Encerramento 

No encerramento da cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, destacou que a trajetória de Elisiane é marcada pela dedicação ao serviço público, que, segundo ele, pressupõe uma entrega de amor e renúncia, valores presentes na carreira da Procuradora de Justiça recém-empossada.

Armando Antônio Sobreiro Neto observou ainda que, embora o trabalho no segundo grau seja marcado pelo contato com processos eletrônicos, “atrás de cada arquivo eletrônico existem vidas”, pessoas com expectativas, direitos e demandas que aguardam respostas da Justiça. Nesse contexto, ressaltou a responsabilidade que acompanha a chegada ao mais alto cargo da carreira. “Que tenhamos uma Justiça com mais amor, a exemplo da vossa trajetória”, afirmou.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262