Paraná
Festival do caranguejo mobiliza turistas em Pontal do Paraná a partir desta sexta-feira
Começa nesta sexta-feira (19) a 20ª edição do Festival do Caranguejo, em Pontal do Paraná (Litoral do Estado), com solenidade de abertura a partir das 16 horas na Praça Alvorada, em Shangri-lá. Haverá atividades para crianças, ações ambientais e de turismo, além de exposição sobre o caranguejo-uçá, entre outras atrações.
A iguaria caiçara pode ser degustada da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos estabelecimentos gastronômicos da cidade. Este é o segundo ano que o Festival acontece nesse formato, em que os interessados na culinária do caranguejo se dirigem aos estabelecimentos participantes. O evento acontece até o dia 18 de fevereiro.
O festival é realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo e do Viaje Paraná (órgão de promoção vinculado à pasta), do Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná e da Adetur Litoral.
“Esse festival é uma tradição cultural e mais um evento que gera aumento no fluxo de turistas e visitantes no Litoral, o que influencia na geração de renda e no trabalho local. Também é mais uma oportunidade para que os amantes da culinária desfrutem dos atrativos turísticos naturais do município”, destaca o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
Além de aumentar a geração de empregos diretos e indiretos e fortalecer o comércio local, o festival tem o objetivo de consolidar Pontal do Paraná como um destino turístico gastronômico, visando o consumo consciente, com a captura adequada das espécies.
Para o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o atual formato do Festival do Caranguejo foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas. “A ampliação de datas e locais permite que mais veranistas possam aproveitar o verão para saborear nosso caranguejo e conhecer as praias de Pontal do Paraná”, afirmou.
CAPTURA ARTESANAL – A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal.
Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura no Paraná é permitida apenas entre os dias 01 de dezembro e 14 de março. O período de defeso pode variar em cada estado. A captura de fêmeas é totalmente proibida. Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue.
Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, ou seja, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante, como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros, além de produtos químicos ou armadilhas.
PRATOS – A relação de restaurante participantes e pratos servidos com a iguaria caiçara pode ser conferida no site http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/.
Fonte: Governo PR
Paraná
MP em Movimento impulsiona avanços na gestão de resíduos sólidos em municípios da região Norte do Estado
Durante cerca de 20 anos, moradores de Faxinal, na região Norte do Paraná, conviveram com os impactos causados por um lixão a céu aberto. Hoje, a situação está diferente. O local foi desativado no mês passado e o município passou a adotar medidas para adequar a destinação dos resíduos às normas ambientais, com implantação da coleta seletiva, organização da reciclagem e elaboração de projeto para um aterro sanitário.
A mudança em Faxinal é um dos resultados das articulações promovidas pelo Ministério Público do Paraná durante o MP em Movimento. Balanço elaborado pela regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) mostra que diversos municípios do Norte Central do Estado avançaram na gestão de resíduos sólidos após reunião realizada em abril de 2025, que reuniu gestores públicos, órgãos ambientais e representantes do Ministério Público para discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Evolução – Além de Faxinal, outros municípios também registraram avanços importantes. Em Jataizinho, o antigo lixão foi desativado, a coleta seletiva foi estruturada, uma cooperativa de recicladores entrou em funcionamento e o município passou a terceirizar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos.
De acordo com a presidente da cooperativa, Vanessa Maria Pereira, 15 pessoas sustentam suas famílias com a renda obtida por meio da coleta e separação de materiais recicláveis. “Os benefícios da cooperativa são para toda a população, que está aprendendo a fazer a separação correta dos recicláveis e evitando a poluição”, afirmou.
Também registraram avanços importantes os municípios de Florestópolis, Lupionópolis, Santa Cecília do Pavão, Rosário do Ivaí, Grandes Rios, São João do Ivaí e Cambé.
Entre as medidas adotadas estão a regularização de áreas de transbordo, a implantação ou o fortalecimento da coleta seletiva, o licenciamento ambiental de estruturas e a elaboração de projetos para recuperação de áreas degradadas e aprimoramento da gestão dos resíduos.
Além dos benefícios ambientais, o relatório do Gaema destaca reflexos diretos das mudanças na saúde pública e na qualidade de vida da população, reduzindo riscos de contaminação do solo e da água, diminuindo a proliferação de vetores de doenças e fortalecendo a reciclagem e a inclusão social por meio da atuação de cooperativas e associações de catadores.
Pendências – O acompanhamento do Gaema mostra que alguns municípios ainda enfrentam desafios. Centenário do Sul permanece entre as situações mais críticas da região, embora tenha iniciado medidas de regularização ambiental. Porecatu mantém o lixão em operação e ainda precisa avançar no licenciamento ambiental de suas estruturas.
Em Kaloré, houve retrocesso, com a paralisação das obras da nova área de transbordo e a manutenção do lixão em funcionamento. O caso segue em fase de cumprimento de sentença, e o MPPR adotou novas medidas para que o Município regularize a situação e viabilize a implantação do aterro sanitário e do barracão de reciclagem.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná6 dias agoJudiciário decreta bloqueio de bens de 23 servidores do município de Paulo Frontin investigados pelo Ministério Público do Paraná por possível desvio de recursos
-
Educação6 dias agoRedes de ensino podem acessar materiais de educação fiscal
-
Esportes5 dias agoInglaterra supera França em jogo de dez gols e conquista terceiro lugar na Copa
-
Esportes7 dias agoVitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento
-
Esportes6 dias agoFrança e Inglaterra disputam terceiro lugar da Copa do Mundo após queda nas semifinais
-
Esportes6 dias agoFluminense arranca empate nos acréscimos com gol de cabeça e segura terceira posição
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde abre Consulta Pública para o novo Plano de Dados Abertos
-
Brasil6 dias agoFérias de julho no Sul: atrações para aproveitar o clima frio com as crianças
