Connect with us


Paraná

Estado investirá R$ 5 milhões em nova Unidade Central de Saúde de Santa Izabel do Oeste

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), formalizou nesta sexta-feira (20) um convênio no valor de R$ 5 milhões para a construção da nova Unidade Central de Saúde de Santa Izabel do Oeste, na região Sudoeste do Estado. Somada a contrapartida do município, o investimento chega a um valor total de R$ 5,2 milhões para a execução da obra. A unidade terá 2.022,85 metros quadrados de área construída.

A nova estrutura foi planejada para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública, com uma proposta de atendimento mais moderna, resolutiva e humanizada. O espaço contará com consultórios médicos e multiprofissionais, sala de vacinas, sala de curativos, farmácia, ambulatórios especializados, setor de agendamento, sala de enfermagem, além de setores administrativos e de apoio técnico.

A unidade deverá ofertar consultas em clínica geral, pediatria e ginecologia, além de atendimento multiprofissional com psicologia, nutrição, fisioterapia e serviço social. Também estão previstos acolhimento com classificação de risco, ações de promoção e educação em saúde, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e teleconsultas com suporte regionalizado via SUS Digital.

Leia mais:  Prefeita de Ibema participa de reunião com a Procuradoria-Geral de Justiça durante agenda da 6ª edição do MP em Movimento, em Foz do Iguaçu

A estimativa é de que a nova unidade atenda diretamente uma população de 14.385 habitantes. A estrutura física terá capacidade para acomodar aproximadamente 19 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico, equipe administrativa e auxiliares de serviços gerais.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que o investimento reforça o compromisso do Governo do Paraná com a regionalização e a qualificação da assistência.  “Estamos fazendo um investimento importante para fortalecer a estrutura de saúde de Santa Izabel do Oeste e garantir mais qualidade no atendimento à população. Essa nova unidade vai reunir serviços essenciais em um espaço moderno, adequado e preparado para atender com mais agilidade, dignidade e eficiência. O Governo do Estado trabalha para aproximar cada vez mais a saúde das pessoas”, afirmou.

O prefeito de Santa Izabel do Oeste, Jean Carro, ressaltou a relevância do convênio para o município e o impacto direto na vida da população. “Esse é um momento histórico para Santa Izabel do Oeste. A assinatura deste recurso representa um avanço muito grande para a nossa rede municipal de saúde e para toda a população, que terá um espaço mais amplo, organizado e preparado para oferecer um atendimento ainda melhor”, afirmou. Segundo ele, a parceria com o Governo do Estado  transforma a realidade do município. 

Leia mais:  Copel faz Blitz da Olimpíada de Eficiência Energética para incentivar adesão de alunos

PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado estadual Ademar Traiano, além de prefeitos e autoridades locais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

PMPR apreende veículos e cigarros e prende homem na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul

Published

on

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu uma carga de cigarros contrabandeados e prendeu um homem na manhã desta sexta-feira (26), na região do Porto São José, na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em ação conjunta com o Comando de Aviação da PMPR (COMAV), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Receita Federal do Brasil (RFB).

A ação teve início durante uma operação integrada de combate aos crimes transfronteiriços, quando as equipes realizaram um bloqueio tático na margem paranaense do Rio Paraná. Durante a fiscalização, três veículos suspeitos de transportar produtos ilícitos foram visualizados a bordo de uma balsa que fazia a travessia entre os estados.

De acordo com o sargento Teles, da PMPR, ao perceberem a presença policial, os envolvidos iniciaram o retorno imediato da embarcação em direção ao Mato Grosso do Sul, na tentativa de frustrar a abordagem e empreender fuga.

Leia mais:  Copel faz Blitz da Olimpíada de Eficiência Energética para incentivar adesão de alunos

Diante da situação, dois policiais militares utilizaram uma embarcação de pesca cedida por um morador local e realizaram o acompanhamento fluvial, logrando êxito em atravessar o rio e desembarcar simultaneamente com a chegada da balsa à margem sul-mato-grossense.

“Durante a tentativa de abordagem, os condutores de duas caminhonetes desobedeceram à ordem de parada e avançaram com os veículos contra os policiais militares, colocando em risco a integridade física da equipe. Para repelir a agressão e cessar a ameaça, foram efetuados disparos direcionados aos pneus de um dos veículos”, explica. 

FLAGRANTE – Ainda no porto de desembarque, a equipe policial prendeu em flagrante o condutor de um automóvel utilizado como veículo “batedor” da carga ilícita. Na sequência, foi realizado acompanhamento tático terrestre, sendo localizada, aproximadamente quatro quilômetros do local, uma caminhonete Fiat Toro carregada com caixas de cigarros de origem estrangeira. O condutor abandonou o veículo em movimento e fugiu para uma área de mata, não sendo localizado.

Leia mais:  Servidores são capacitados para cuidar de colmeias do Poliniza Paraná

As equipes acionaram apoio aéreo e empregaram drones nas buscas, porém as condições climáticas, marcadas por intensa neblina, impossibilitaram a realização dos voos. Um segundo veículo envolvido na ação conseguiu evadir-se.

APREENSÕES – Como resultado da ocorrência, foram apreendidas duas caminhonetes Fiat Toro, aproximadamente 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados, duas antenas Starlink e três aparelhos celulares. Um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante.

O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 274,9 mil. 

O preso, os veículos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal para as providências cabíveis.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262