Paraná
Estado encerra ciclo de capacitação nas Agências do Trabalhador em Pato Branco
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, vai promover no dia 29 de outubro (quarta-feira) o Encontro de Interiorização e Capacitação com os gerentes e servidores das Agências do Trabalhador do Núcleo Regional de Pato Branco, no Sudoeste. A ação marca a última capacitação do ano, encerrando o ciclo de encontros nas 12 regionais do Paraná, que ao longo de 2025 promoveram a troca de experiências, o alinhamento de estratégias e o fortalecimento das equipes locais.
Os encontros fazem parte de um esforço contínuo de modernização da Rede Sine e têm como foco aprimorar o atendimento ao cidadão, melhorar os indicadores de colocação profissional e ampliar o uso de ferramentas digitais para a gestão das vagas e serviços ofertados pelas Agências do Trabalhador.
O escritório regional de Pato Branco vem se destacando pelos bons resultados na intermediação de mão de obra. De acordo com dados do Caged, a regional registrou em setembro 1.887 colocações, superando em 13% a meta prevista para o mês e alcançando 113% de desempenho acumulado. Entre os destaques estão os municípios de Francisco Beltrão (203% da meta), Clevelândia (190%), Pato Branco (189%) e Mangueirinha (188%), que refletem o comprometimento das equipes locais com as políticas públicas de emprego e renda.
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, disse que o encerramento do ciclo de capacitações simboliza a consolidação de uma nova etapa para a Rede Sine no Paraná.
“Encerramos este ciclo com a sensação de dever cumprido. Em cada regional que visitamos, vimos equipes motivadas, comprometidas e prontas para transformar o atendimento ao trabalhador paranaense”, afirmou o secretário. “Essa última capacitação em Pato Branco representa o fechamento de um ano de avanços e integração entre Estado e municípios. Modernizar nossas Agências é garantir um serviço público mais eficiente, humano e preparado para o futuro”.
“Com o encerramento do ciclo, a Secretaria do Trabalho reforça o compromisso de valorizar os servidores, ampliar a qualificação profissional e aproximar políticas públicas do cidadão, consolidando o Paraná como referência nacional em emprego e renda”, acrescentou Do Carmo.
JACAREZINHO – Antes do encontro de Pato Branco, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda promoveu na terça-feira (15) a capacitação da Regional de Jacarezinho, reunindo gerentes e servidores das Agências do Trabalhador do Norte Pioneiro.
O Núcleo Regional de Jacarezinho também tem se destacado pelos bons resultados na intermediação de mão de obra. Segundo dados do Caged, as unidades da região colocaram 717 trabalhadores no mercado de trabalho em setembro, alcançando 72% da meta anual. Municípios como Nova América da Colina, Conselheiro Mairinck, Sertaneja, Bandeirantes e Siqueira Campos superaram as metas do período, demonstrando o comprometimento das equipes locais com o fortalecimento das políticas de empregabilidade e renda.
Fonte: Governo PR
Paraná
Tribunal do Júri de Maringá condena a 23 anos e 6 meses de prisão pai denunciado pelo Ministério Público do Paraná por morte da própria filha em Rolândia em 2019
O Tribunal do Júri de Maringá condenou a 23 anos e 6 meses de prisão em regime inicial fechado um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná pela morte da própria filha, de 11 anos de idade, em crime praticado em 2019 em Rolândia, no Norte Central do estado. Ele foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica. Durante a sessão de julgamento, que teve início na última quarta-feira, 16 de setembro, o acusado confessou a autoria do crime.
O crime – De acordo com as apurações, o pai matou a filha no dia 24 de abril de 2019 por asfixia mecânica (esganadura) e enterrou o corpo da criança na garagem de uma casa pertencente à família. Após a prática criminosa, pai e avó da vítima agiram em conjunto na tentativa de esconder o crime e dificultar as investigações sobre os fatos. Eles procuraram a autoridade policial para relatar o suposto desaparecimento da criança, forneceram informações inverídicas e conflituosas aos investigadores e mantiveram desligadas e formataram as câmeras de segurança que havia no local e que poderiam auxiliar na elucidação dos fatos.
Ao final de dois dias de julgamento, o Conselho de Sentença acolheu as teses sustentadas em denúncia pelo MPPR e reconheceu as qualificadoras do crime de homicídio: o uso de meio cruel (asfixia), o recurso que dificultou a defesa da vítima e o feminicídio (na época, o feminicídio ainda não era tipificado como um crime autônomo).
O MPPR havia inicialmente denunciado a avó paterna pelos mesmos crimes, mas, na sessão de julgamento, pleiteou a absolvição da ré, pois as provas demonstraram que ela acabou sendo envolvida nos fatos por responsabilidade do acusado. Os jurados acataram o pedido, e ela foi absolvida.
Atuaram no Júri, pelo Ministério Público do Paraná, a Promotoria de Justiça de Maringá e integrantes do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (Gajuri).
Desaforamento – A sessão do júri foi realizada em Maringá após uma decisão de desaforamento do caso. O desaforamento ocorre, quando necessário, para garantir que o julgamento seja imparcial e seguro, aplicando-se essa medida quando a comoção local impede a formação de um júri neutro, quando há riscos à segurança do réu ou à ordem pública ou quando há excesso de demora no fórum original.
Processo 0003684-89.2019.8.16.0148
Matéria anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Brasil7 dias agoSUS fortalece assistência especializada e atenção primária em Montes Claros (MG)
-
Educação7 dias agoMEC Livros organiza acervo com best-sellers e 26 categorias
-
Agro7 dias agoGalinhas soltas e felizes, ovos caipiras, orgânicos: Mapa acompanha diversificação do mercado
-
Brasil7 dias agoSUS alcança mais de 1 milhão de crianças vacinadas contra doenças pneumocócicas
-
Política Nacional7 dias agoSancionada lei que autoriza zerar ‘taxa das blusinhas’ até US$ 50
-
Esportes5 dias agoFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
Esportes5 dias agoPalmeiras vence clássico contra o São Paulo e reassume a liderança do Brasileirão
-
Agro4 dias agoChina vem avaliar frigoríficos e exiger controle maior de resíduos no campo
