Paraná
MPPR emite recomendação para que Município de Cândido de Abreu providencie transporte escolar à adolescente com deficiência
O Ministério Público do Paraná expediu nesta quinta-feira, 18 de abril, recomendação administrativa para que o Município de Cândido de Abreu, no Norte Central do estado, adote providências para garantir, no prazo de 48 horas, o transporte escolar a um adolescente com deficiência que utiliza cadeira de rodas para se locomover.
A medida administrativa decorre de apuração de caso que chegou à Promotoria de Justiça da Comarca, em que foi constatado que o jovem, que tem 16 anos, está tendo seu direito à educação violado em decorrência de problemas no fornecimento do serviço público.
De acordo com o apurado, o veículo da Prefeitura atualmente utilizado para o transporte escolar – uma van da Secretaria Municipal de Assistência Social – tem apresentado problemas mecânicos recorrentes (foram quatro vezes em apenas um mês), o que prejudicou o deslocamento do adolescente até a escola. A solução provisória encontrada pela Administração foi colocar o adolescente em um ônibus que não consegue atender os horários do turno escolar – chega 10 minutos depois do horário de início e sai quase uma hora antes do horário de saída. No documento, o MPPR destaca as previsões legais quanto ao direito constitucional à educação das pessoas com deficiência, sendo dever do poder público o fornecimento dos meios de transporte adequados.
A recomendação é dirigida ao prefeito e à secretária municipal de Educação de Cândido de Abreu. O não atendimento às medidas propostas pelo MPPR pode acarretar na adoção, pela Promotoria de Justiça, de eventuais medidas judiciais cabíveis, com a possível judicialização do caso.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Eduardo Pimentel e os 18 dias na prefeitura
A posse do novo prefeito de Curitiba deu sangue novo no Palácio 29 de Março, o clima entre o funcionalismo mudou da água para o vinho, todas as manhãs quando encontra servidores a primeira coisa que Eduardo Pimentel (PSD) faz é dar o tradicional bom dia, acompanhado de um sorriso.
Até o ano passado o clima na prefeitura era pesado e a chegada de Eduardo Pimentel afastou a aura escura presente no local depois de oito anos.
Nos primeiros 18 dias de Eduardo Pimentel o governo dele sinalizou que será voltado para consolidar a cidade como o quarto maior polo econômico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, trabalho difícil com as concorrências de Salvador e Porto Alegre.
-
Curitiba6 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Curitiba4 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Paraná6 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí
-
Norte do Estado2 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Paraná6 dias ago
Trabalhador é socorrido em estado grave após cair de telhado de shopping, em Curitiba
-
Paraná7 dias ago
Homem em suspeita de surto sobe em casa, é estrangulado e jogado do telhado no litoral do Paraná; polícia investiga
-
Polícial6 dias ago
EXCLUSIVO: Com braço quebrado e outras lesões, homem denuncia PMs por suposto excesso
-
Política Paraná4 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos