Connect with us


Paraná

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Publicado em

Os alunos do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, em Curitiba, receberam um presente especial nesta semana. A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) saiu dos estúdios para compartilhar suas apresentações durante o intervalo das aulas. Essa foi a estreia da temporada 2024 da escola no programa Guaíra para Todos, que promove a circulação dos corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“A nossa equipe vai até as escolas e leva o palco junto. A ideia é que quem acompanhe se encante com os nos nossos espetáculos”, afirmou a coordenadora da EDTG, Larissa Pansera.

Segundo o diretor auxiliar da escola, localizada no Caximba, muitas crianças nunca tinham acompanhado uma apresentação assim. “Foi um momento muito gratificante. Estamos nessa comunidade do Caximba, que é a pontinha de um bairro. A maioria dos alunos nunca esteve no Teatro Guaíra. Até já passaram pela frente, sabem que é um teatro, mas não têm a dimensão do que acontece dentro daquela casa de espetáculos. Agora eles conheceram mais sobre a dança”, disse Vitor Rodrigues.

O colégio até conta com projetos de arte conectados com dança e música, inclusive com um dos ex-alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra. “O Teatro Guaíra é uma referência para nós. Temos aqui um corpo coreográfico, então essa experiência será inspiradora para quem já tem contato com a arte”, complementou Rodrigues, também maestro da Banda Musical do Caximba, que tem alunos na formação e o colégio como centro de formação.

Leia mais:  Serviço aeromédico do Paraná bate recorde histórico em 2023 com mais de 4 mil atendimentos

Além dos alunos, os próprios dançarinos saem ganhando nesse projeto. “É muito legal ver a carinha de surpresa das crianças”, conta Luísa Bley, que participa do grupo de dança da EDTG deste o ano passado. “É diferente, porque a gente não está dançando no palco, mas a gente faz o possível pra que elas tenham uma experiência bem parecida e é bem bonito”. Ela já estreou um solo na apresentação que leva balé clássico no espetáculo “UNIO”, apresentado no Teatro Guaíra no ano passado.

GUAÍRA PARA TODOS – A dança descentralizada é uma parceria das secretarias estaduais da Cultura e Educação. As apresentações da Escola de Dança do Teatro Guaíra vão acontecer mensalmente em diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e Região Metropolitana até o fim do ano.

A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou a temporada de 2024 do Guaíra para Todos no final de março em uma escola de Pinhais. O concerto reuniu cerca de 300 crianças da rede municipal, com idades entre 4 a 10 anos.

Leia mais:  Governador libera mais R$ 53,8 milhões do Asfalto Novo, Vida Nova para 12 municípios

ESCOLA – A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. Seu objetivo era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro. É uma das poucas escolas de dança de caráter público do País, mantida pelo Governo do Paraná. O ingresso sempre acontece mediante processo seletivo público. A EDTG também oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, no qual a criança ou jovem é selecionada de acordo com sua aptidão física ou nível técnico.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Polícia reforça segurança no jogo do Atletiba neste sábado em Curitiba; vias ficarão fechadas antes do jogo

Published

on

(Foto: PMPR)

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) anunciou que intensificará as ações de policiamento ostensivo e preventivo para a partida entre Athletico e Coritiba, marcada para este sábado (25), no Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba, com início às 16h. A medida faz parte dos esforços para garantir a segurança dos torcedores e profissionais envolvidos no evento esportivo.

Segundo a PMPR, o foco principal das operações será a preservação de vidas e a manutenção da ordem pública, promovendo um ambiente seguro durante todo o evento. As vias próximas ao estádio serão fechadas três horas antes do início do jogo, como parte do esquema de segurança, com o objetivo de evitar tumultos e facilitar o fluxo de torcedores.

Ruas fechadas

Ponto 01- Rua Mauá x Dr. Zamenhof;
Ponto 02 – Rua Dr. Goulin x Rua Barão de Guaraúna;
Ponto 03 – Rua Amâncio Moro x Rua Ubaldino do Amaral;
Ponto 04 – Rua Ubaldino do Amaral x Rua Floriano Essenfelder.
Pontos sujeitos a mudanças conforme a necessidade.

Comentários Facebook
Leia mais:  Serviço aeromédico do Paraná bate recorde histórico em 2023 com mais de 4 mil atendimentos
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262