Brasil
Em reunião com o Consesp, ministro Wellington César afirma que segurança pública é dever de Estado
Brasília, 05/02/2026 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, participou, na terça-feira (3), de reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). No encontro, o ministro apresentou as prioridades da gestão e destacou que fortalecer a parceria entre os entes federados é fundamental para o avanço da área no Brasil. “Acredito que a segurança não é um tema deste ou daquele governo, mas uma agenda de Estado, com o intuito de construir um pacto e viabilizar ações necessárias”, destacou.
Wellington César Lima e Silva ressaltou o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a integração entre os entes federativos, a ampliação do diálogo institucional e o aprimoramento das ações de prevenção à violência e de combate ao crime organizado. Ele enfatizou que o tema deve ser tratado como uma política permanente.
“Estamos no quarto ano de governo, um período de intensa atuação, e costumo dizer que tudo aquilo que conseguirmos realizar agora certamente renderá frutos não apenas neste ano, mas também nos próximos e, por que não, para as futuras gerações”, disse.
O titular da pasta afirmou que, em momento anterior, foi realizada uma reunião dedicada à discussão da PEC da Segurança Pública, na qual a equipe apresentou diversos argumentos e diagnósticos relevantes, contando com a participação de representantes tanto de forma presencial quanto remota. “A partir desse processo, temos a possibilidade de integrar comunicação, tecnologia e informação ao conhecimento prático acumulado na ponta pelos senhores e pelas instituições. Esta foi apenas a primeira de muitas reuniões que serão realizadas em articulação com os órgãos colegiados.”
Para Wellington César, esse conjunto de ações, atributos e instrumentos tem grande potencial para produzir resultados concretos e relevantes no cenário nacional.
“A bala perdida não escolhe a quem atingir, não distingue ideologias, nem origens. Diante disso, todos nós temos um dever com a nossa sociedade, com nossas famílias, nossos filhos e nossos netos. Esse é o propósito que nos move: integrar conhecimento prático, evidências científicas, tecnologia, comunicação e financiamento das iniciativas da melhor forma possível”, concluiu.
Integração como caminho
O novo secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que o trabalho segue a orientação do presidente Lula. O foco está na integração e na harmonização das ações contra o crime organizado e outras formas de criminalidade, como o feminicídio, além de delitos patrimoniais e digitais. “A tônica definida pelo ministro, em consonância com a orientação do presidente Lula, está centrada especialmente nesses eixos, que vão desde os crimes violentos contra o patrimônio até os de natureza digital”, ressaltou.
Já o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, reforçou que o papel do ministério é dar suporte aos estados. “Nossa missão é criar condições para que o trabalho local seja feito da melhor forma possível. O objetivo comum é tornar a sociedade brasileira mais segura”, disse.
Durante o encontro, o presidente do Consesp e secretário da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, destacou que as políticas públicas acontecem, na prática, dentro dos estados. Ele reafirmou a disposição dos secretários em colaborar com projetos estratégicos, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18/25. “Lidamos diariamente com as demandas das polícias e do Corpo de Bombeiros. Sermos ouvidos é um sinal de respeito institucional”, pontuou Nunes.
O que é o Consesp?
O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública é um espaço de diálogo entre os gestores estaduais e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por meio do colegiado, os secretários promovem o intercâmbio de boas práticas, o alinhamento institucional e a formulação de posicionamentos conjuntos sobre temas prioritários da agenda nacional. Essa atuação contribui para o fortalecimento do pacto federativo e para a integração das ações entre a União, os estados e as demais instituições do sistema de justiça e de proteção social.
Brasil
Ministro Luiz Marinho visita Museu Hip-Hop e destaca qualificação profissional no setor cultural em Porto Alegre (RS)
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, visitou, neste sábado (27), o Museu da Cultura Hip-Hop do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde conheceu o trabalho desenvolvido pela instituição, que oferece cursos de formação em gestão cultural com ênfase no movimento hip hop. As capacitações qualificam jovens trabalhadores gaúchos em áreas como captação de recursos, prestação de contas, elaboração e apresentação de projetos, além de estratégias de comunicação e marketing.
O ministro foi recebido pelo rapper e fundador do Museu da Cultura Hip-Hop do Rio Grande do Sul, Rafa Rafuagi, que, juntamente com os instrutores da escola, apresentou as ações desenvolvidas pelo espaço, que já formou duas turmas desde o ano passado.
“Começamos aqui em um terreno baldio e, a partir desse espaço, construímos nossa estrutura. Por meio do programa de qualificação profissional, estamos repassando nosso conhecimento aos jovens que se interessam pelo movimento hip hop”, afirmou Rafael, que atua na disseminação da cultura por meio da iniciativa.
Os cursos foram iniciados em 2024, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Senac Nacional, com apoio da Associação da Cultura Hip-Hop (ACHE) e do Museu da Cultura Hip-Hop do Rio Grande do Sul.
As formações são gratuitas e contam com o apoio da Gerência de Cultura do Sesc gaúcho e do Museu da Cultura Hip-Hop do Rio Grande do Sul. A primeira turma, direcionada aos integrantes do movimento hip-hop, teve como objetivo formar multiplicadores para disseminar o conhecimento em suas comunidades.
“A iniciativa fortalece não apenas o movimento hip hop, mas também diversos setores culturais, oferecendo oportunidades de empreendedorismo por meio das políticas de qualificação e das iniciativas solidárias”, destacou o ministro, que percorreu a história do movimento ao conhecer os diferentes espaços do museu.
Inclusão produtiva
O Acordo de Cooperação Técnica promove a inclusão produtiva e o empreendedorismo, aliados aos princípios da economia popular e solidária, como autogestão, cooperação, solidariedade, igualdade, sustentabilidade e valorização do trabalho humano.
Durante a visita, o ministro esteve acompanhado do superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, que ressaltou a importância de investir no segmento.
“São cursos gratuitos voltados à atuação em eventos e produção cultural, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção produtiva”, explicou o superintendente.
A iniciativa prevê a oferta de até 3.800 vagas para o curso de Produção Cultural, por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional do MTE.
Luiz Marinho destacou a importância da iniciativa para o setor cultural. “A oferta dos cursos amplia as oportunidades de inclusão produtiva na área cultural”, ressaltou o Luiz Marinho ao conversar com instrutores e jovens participantes da formação.
Para o fundador do Museu da Cultura Hip-Hop do Rio Grande do Sul, Rafa Rafuagi, “a falta de conhecimento técnico, muitas vezes, limita o acesso do setor a benefícios e parcerias oferecidas à área cultural”.
Confira os cursos gratuitos da Trilha Formativa em Gestão Cultural e inscreva-se: https://trilha.sc.senac.br/mte
-
Agro6 dias agoMonitoramento via satélite passa a ser exigência para exportações do agronegócio brasileiro
-
Brasil7 dias agoMinistério dos Transportes inicia nova etapa das obras do Arco Metropolitano de Maceió
-
Brasil7 dias agoSaúde amplia acesso a cuidados especializados com inclusão da infectologia no programa Agora Tem Especialistas
-
Agro5 dias agoCafé dispara nas bolsas com clima, atraso na colheita e atuação dos fundos; mercado volta a ganhar força
-
Esportes4 dias agoFrança domina Suécia e carimba passaporte para as oitavas de final da Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoStartup incubada no Tecpar desenvolve tecnologia para aprimorar produção farmacêutica
-
Brasil6 dias agoMinistério dos Transportes, ANTT e Arteris firmam protocolo para acelerar melhorias na BR-116/376/PR e BR-101/SC
-
Paraná4 dias agoSanepar publica edital para implantação de sistema de abastecimento integrado no Norte do Paraná
