Connect with us


Paraná

Educação ambiental: IAT vai distribuir 8 mil mudas na Expo Umuarama

Publicado em

A educação ambiental será o pilar das ações do Instituto Água e Terra (IAT) na 49º edição da Expo Umuarama. O evento agrário, um dos mais importantes do Paraná, começa nesta quinta-feira (7) e vai até 17 de março, no Noroeste do Paraná. A programação do órgão ambiental prevê palestras, informações técnicas, brincadeiras educativas e a distribuição de 8 mil mudas de espécies frutíferas nativas durante os 11 dias de exposição.

“Serão muitas palestras ambientais, focadas em alguns de nossos programas, como o Rio Vivo, Paraná Mais Verde, CastraPet e o ICMS Ecológico. Esse calendário ambiental é importante por permitir, por exemplo, explicar à população o que se deve fazer para transformar uma área de preservação ambiental em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ou por fornecer as mudas adequadas para a restauração de uma área degradada”, explica o chefe do escritório regional do IAT em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.

Leia mais:  PCPR prende seis membros de organização criminosa ligada a tráfico e lavagem de dinheiro

De acordo com ele, entre as mudas que serão ofertadas estão espécies como a jabuticaba, araçá, cerejeira, pitanga, ingá e gabiroba. Haverá, também, a divulgação de informações sobre tutela responsável de animais domésticos, por meio da equipe do Castrapet, e sobre as Unidades de Conservação abertas à visitação do Paraná, dentro do programa Parques Paraná.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL – A expectativa da organização da Expo Umuarama é que aproximadamente 2,5 mil crianças matriculadas nas escolas do município e região visitem a feira. Como forma de incentivar a conscientização ambiental, o IAT irá organizar jogos educativos, entre eles o jogo da memória e o dominó, ambos com imagens da fauna, flora e de ecossistemas que mostram a composição da biodiversidade paranaense.

Estão programadas ainda quatro palestras para abordar os seguintes temas: outorga da água; pesca como instrumento de sustentabilidade; prevenção de ataque de grandes felinos; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); e o ICMS Ecológico por biodiversidade.

Leia mais:  Promotoria de Justiça em Reserva realizará atendimentos descentralizados em áreas rurais do município nos meses de setembro, outubro e novembro

EXPOSIÇÃO – A expectativa da organização da 49ª Expo Umuarama é atrair 300 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negociações entre os dias 7 a 17 de março. A feira acontece no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega e busca atrair diversos setores do agronegócio.

Confira a agenda de palestras do IAT na Expo Umuarama:

11/3, segunda-feira

8h30 – Oficina de outorga e recursos hídricos (auditório do evento)

19h – Pesca como instrumento de sustentabilidade (auditório do evento)

14/3, quinta-feira

14h – Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) (estande do IAT)

15h – ICMS Ecológico por biodiversidade (auditório do evento)

16h – Prevenção para ataque e predação de grandes felinos (estande do IAT)

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MP em Movimento impulsiona avanços na gestão de resíduos sólidos em municípios da região Norte do Estado

Published

on

Durante cerca de 20 anos, moradores de Faxinal, na região Norte do Paraná, conviveram com os impactos causados por um lixão a céu aberto. Hoje, a situação está diferente. O local foi desativado no mês passado e o município passou a adotar medidas para adequar a destinação dos resíduos às normas ambientais, com implantação da coleta seletiva, organização da reciclagem e elaboração de projeto para um aterro sanitário.

A mudança em Faxinal é um dos resultados das articulações promovidas pelo Ministério Público do Paraná durante o MP em Movimento. Balanço elaborado pela regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) mostra que diversos municípios do Norte Central do Estado avançaram na gestão de resíduos sólidos após reunião realizada em abril de 2025, que reuniu gestores públicos, órgãos ambientais e representantes do Ministério Público para discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Evolução – Além de Faxinal, outros municípios também registraram avanços importantes. Em Jataizinho, o antigo lixão foi desativado, a coleta seletiva foi estruturada, uma cooperativa de recicladores entrou em funcionamento e o município passou a terceirizar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Leia mais:  Evolução constante da Portos do Paraná é destaque em seminário sobre direito portuário

De acordo com a presidente da cooperativa, Vanessa Maria Pereira, 15 pessoas sustentam suas famílias com a renda obtida por meio da coleta e separação de materiais recicláveis. “Os benefícios da cooperativa são para toda a população, que está aprendendo a fazer a separação correta dos recicláveis e evitando a poluição”, afirmou.

Também registraram avanços importantes os municípios de Florestópolis, Lupionópolis, Santa Cecília do Pavão, Rosário do Ivaí, Grandes Rios, São João do Ivaí e Cambé.

Entre as medidas adotadas estão a regularização de áreas de transbordo, a implantação ou o fortalecimento da coleta seletiva, o licenciamento ambiental de estruturas e a elaboração de projetos para recuperação de áreas degradadas e aprimoramento da gestão dos resíduos.

Além dos benefícios ambientais, o relatório do Gaema destaca reflexos diretos das mudanças na saúde pública e na qualidade de vida da população, reduzindo riscos de contaminação do solo e da água, diminuindo a proliferação de vetores de doenças e fortalecendo a reciclagem e a inclusão social por meio da atuação de cooperativas e associações de catadores.

Pendências – O acompanhamento do Gaema mostra que alguns municípios ainda enfrentam desafios. Centenário do Sul permanece entre as situações mais críticas da região, embora tenha iniciado medidas de regularização ambiental. Porecatu mantém o lixão em operação e ainda precisa avançar no licenciamento ambiental de suas estruturas.

Leia mais:  PCPR prende seis membros de organização criminosa ligada a tráfico e lavagem de dinheiro

Em Kaloré, houve retrocesso, com a paralisação das obras da nova área de transbordo e a manutenção do lixão em funcionamento. O caso segue em fase de cumprimento de sentença, e o MPPR adotou novas medidas para que o Município regularize a situação e viabilize a implantação do aterro sanitário e do barracão de reciclagem.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262