Connect with us


Paraná

Duplicação da PR-445 entre Londrina e Mauá da Serra soma R$ 839 milhões em investimentos

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), segue avançando com o planejamento e a execução das grandes obras de infraestrutura rodoviária na região Norte. Na PR-445, um dos principais corredores logísticos e de escoamento da produção paranaense, as intervenções de duplicação somam um investimento global de R$ 839,3 milhões em uma extensão total de 67,73 quilômetros, ligando o município de Londrina até o entroncamento com a BR-376, em Mauá da Serra.

A modernização começou pelo Lote 1 que compreende o trecho de 15,76 quilômetros entre Londrina (km 67,73) e o distrito de Irerê (km 51,97). A execução desta etapa inicial demandou um aporte de R$ 120,3 milhões por meio do Contrato 094/2018, tendo sido finalizada e entregue ao tráfego em dezembro de 2020.

Recentemente, o Estado concluiu os trabalhos no Lote 3, que estende a pista dupla por mais 27,08 quilômetros a partir de Lerroville até a chegada a Mauá da Serra, no km 0,0. Viabilizado pelo Contrato 073/2022, o segmento recebeu investimentos de R$ 249 milhões e foi concluído dentro do cronograma, em setembro de 2025.

Leia mais:  Estado investe R$ 10,7 milhões para fortalecer pesquisas de desenvolvimento sustentável

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística e diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, essa é mais uma obra de grande repercussão para a economia paranaense, mais um gargalo em fase de extinção. Ele reforça que as frentes de trabalho agora buscam consolidar a interligação em pista dupla de ponta a ponta na região. “O DER/PR atua rigorosamente na fiscalização para garantir durabilidade, agilidade e, acima de tudo, salvar vidas em um corredor que historicamente sofria com a pista simples”, destaca Furiatti.

ETAPA ATUAL – Com as duas pontas da rodovia devidamente modernizadas, as frentes de trabalho e o monitoramento técnico concentram-se no Lote 2, o trecho intermediário que liga os distritos de Irerê (km 51,97) a Lerroville (km 27,08), em uma extensão de 24,89 quilômetros. Este segmento é respaldado por um acordo de liquidação contratual com a Caminhos do Paraná S/A (Cadop), com investimentos da ordem de R$ 470 milhões e previsão de conclusão para abril de 2028.

Leia mais:  Carreta Saúde da Mulher fez 1,8 mil atendimentos na região de Palmas

A modelagem contratual e financeira adotada nesta etapa intermediária faz parte do planejamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), para destravar gargalos logísticos com responsabilidade fiscal. A conexão eficiente do Norte com o restante do Estado e com o Porto de Paranaguá fomenta a atração de novas empresas para a região. “Essa obra não apenas otimiza o tempo de viagem e reduz o custo do frete para o agronegócio e a indústria, mas impulsiona o desenvolvimento regional planejado para as próximas décadas”, pontua Furiatti.

A duplicação integral da PR-445 transforma as condições de trafegabilidade na região, eliminando os antigos pontos críticos de colisões frontais na pista simples e garantindo maior fluidez para os motoristas rumo ao Sul do País e ao Porto de Paranaguá.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Secretaria da Educação promove seminário de formação para o Enem 2026

Published

on

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) reuniu nesta quinta-feira (25) técnicos e profissionais da rede estadual no Seminário de Formação Enem Paraná 2026. A cerimônia de abertura, no MON, em Curitiba, contou com a presença de quase 300 profissionais, entre coordenadores e tutores pedagógicos, embaixadores do Enem e do Redação Paraná, além dos chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). São dois dias de programação com palestras, painéis, oficinas temáticas e planejamento.

O encontro tem como objetivo promover a formação dos profissionais responsáveis pela mobilização, acompanhamento e preparação dos estudantes da rede estadual do Paraná para a edição 2026 do Enem, fortalecendo estratégias de gestão pedagógica, utilização da Plataforma Enem Paraná, acompanhamento das aprendizagens e engajamento estudantil.

“O Seminário é importante por reunir em um só lugar os responsáveis por todo o processo de acompanhamento pedagógico da rede, para que possamos definir o planejamento de estratégias e garantir a efetiva participação dos nossos estudantes no Enem”, disse o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Além disso, é uma oportunidade de discutir sobre as mudanças que passam a vigorar já este ano”.

MUDANÇAS – A assinatura, pelo governo dederal, do Decreto 12.915, em março deste ano, e da Portaria 422, em maio, alteraram as atribuições do Enem. Além de continuar funcionando como uma das principais ferramentas de acesso ao Ensino Superior e como certificação de conclusão do Ensino Médio, agora ele passa a integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliando as competências e habilidades esperadas para o final desta etapa do ensino e contribuindo para a produção de indicadores educacionais.

Leia mais:  Informativo n. 40 - A Fluência do Prazo Prescricional para os Absolutamente Incapazes Representados por Curador

Para adequar o exame a essa nova situação de forma a que os dados de avaliação sejam consistentes, é necessário garantir a efetiva participação dos estudantes nos dias de prova, que ainda contam com índice alto de abstenção – em 2025, 73% dos estudantes paranaenses realizaram a inscrição no Enem, mas apenas 54% compareceram à avaliação.

Para isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez algumas alterações no processo de aplicação da prova já para este ano.

“A rede estadual já está desenhando estratégias para o Enem este ano e para apoiar nossos estudantes e professores”, diz o diretor de Educação, Anderfábio de Oliveira. “Mas também trouxemos representantes do Inep para o Seminário, para que eles pudessem esclarecer essas novas diretrizes em relação à aplicação e organização da prova”.

O primeiro passo foi tornar a inscrição no exame automática. Os alunos concluintes do Ensino Médio em escolas públicas só precisaram acessar a página do participante, confirmar sua participação e complementar algumas informações.

Outra mudança é com relação aos locais de prova: a partir de 2026, a previsão é que todas as escolas de Ensino Médio das redes estaduais passem a aplicar o Enem, o que corresponde a cerca de 10 mil instituições que receberão o exame em todo o país.

Com isso, espera-se que cerca de 80% dos concluintes da rede pública façam as provas na escola em que estudam, dessa forma facilitando o acesso e reduzindo a necessidade de deslocamento. Para aqueles estudantes que precisarem fazer o exame em outro município, serão analisadas alternativas de apoio para o transporte.

Leia mais:  Custodiados do Litoral atuam na limpeza e manutenção de escolas e postos de saúde

“Se queremos motivar o estudante a participar do Enem e engajá-lo a comparecer aos exames, melhor que ele o faça na própria escola”, afirma a gerente de Projetos do Inep, Patrícia Vieira Nunes. “Com essas mudanças, esperamos atingir o índice de 70% de participação no exame dos concluintes do Ensino Médio já em 2026, chegando a 80% em 2027”.

OFICINAS – A sexta-feira (26) ficará reservada para as oficinas, que terão lugar no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), também em Curitiba, e contarão com a participação dos departamentos de Acompanhamento Pedagógico, Desenvolvimento Curricular e do Núcleo de Formadores em Ação.

Entre os temas que serão abordados estão definição de currículo e preparação para o Enem, estratégias de mobilização pedagógica e formação continuada, recursos educacionais digitais e observação de sala de aula para melhoria da aprendizagem e dos resultados educacionais.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento chefes de departamento e coordenadores da Seed-PR, além de representantes do Inep e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que é referência em avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262