Connect with us


Paraná

Consciência corporal: Teatro Guaíra abre inscrições para curso gratuito em Arapongas

Publicado em

O Centro Cultural Teatro Guaíra abriu as inscrições para o curso gratuito “Consciência Corporal e Integração Somática”, voltado a artistas das artes cênicas, em Arapongas, no Norte do Paraná. O curso vai ocorrer em 20 e 21 de setembro (sábado e domingo), nos períodos da manhã e da tarde, no Cine Teatro Mauá, com carga horária de 16 horas. As 20 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição. O formulário está disponível neste link.

A formação é voltada a artistas com mais de 18 anos aptos para atividades físicas, sem restrições funcionais para o movimento. O certificado será emitido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra apenas para quem cumprir 100% da carga horária.

A proposta da atividade é ampliar a consciência corporal dos participantes por meio de práticas que integram movimento, autoconhecimento e expressão artística. A metodologia inclui tanto conteúdos teóricos quanto vivências práticas relacionadas à motricidade, posturas psicofísicas, noções de Hatha Yoga e processos de criação coreográfica.

O curso será ministrado por Carlos Cavalcante, bailarino, coreógrafo, fisioterapeuta e servidor de carreira do Teatro Guaíra, com reconhecida atuação nas áreas de educação somática, performance e criação artística.

“O curso é destinado à complementação profissional dos artistas das artes cênicas. Abordaremos a motricidade humana e suas expressões de movimento e coordenação, estruturando um método de trabalho físico para facilitar a livre expressão do corpo. Será um curso metade teórico e metade prático”, explica Cavalcante.

Leia mais:  Promotoria de Justiça de Chopinzinho vai passar a oferecer atendimento presencial mensal na cidade de Saudade do Iguaçu a partir de novembro

Durante o curso, os participantes serão convidados a explorar o corpo como linguagem, desenvolvendo percepção e escuta interna, além de refletirem sobre sua identidade e seu posicionamento no mundo enquanto artistas. As aulas incluem vivências em grupo, práticas somáticas e rodas de conversa com feedback coletivo.

Com turmas fechadas até o final do ano em Curitiba, as aulas têm tido participação ativa dos alunos, que têm aprovado a iniciativa. Diante do sucesso de público, novas turmas serão abertas em 2026.

Na Capital, a fisioterapeuta, educadora física e professora de yoga Silmara Mielke, que fez parte da primeira turma, destacou a liberdade criativa proporcionada pelo método. “Como eu sou da área do movimento, eu estou amando esse curso. O professor Carlos é espetacular, porque ele te dá a liberdade de executar o seu movimento sem exigir que você seja perfeita, é isso que é legal”, afirmou.

O curso em Arapongas ocorre por meio de uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra com a Prefeitura da cidade, que também contemplou a participação do Balé Teatro Guaíra (BTG) no encerramento do FESTAR: Som do Rouxinol, em agosto, com apresentações gratuitas das coreografias “V.I.C.A.”, de Lili de Grammont, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira. As aulas também já foram promovidas em agosto em Jacarezinho, dentro da programação do Festival EnCena 2025.

Leia mais:  Drone com câmera termal apoia salvamentos dos bombeiros durante o Verão Maior Paraná

SOBRE O MINISTRANTE – Carlos Cavalcante tem uma trajetória consolidada nas artes cênicas e na educação somática. Formado pela Escola de Danças Maria Olenewa (RJ), foi bailarino do Balé Teatro Guaíra entre 1990 e 1997, onde também assinou coreografias no projeto Atelier Coreográfico. Atuou como professor na Escola de Dança Teatro Guaíra, no Balé Teatro Guaíra e no G2 Cia de Dança.

Com passagem por importantes projetos sociais como arte-educador, integrou ainda a equipe de implantação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde também foi professor. Atualmente, além de fisioterapeuta especializado em práticas integrativas, Cavalcante desenvolve trabalhos como DJ, produtor musical e performer, unindo corpo, som e movimento.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado institui repasse fundo a fundo para fortalecer políticas de inovação nos municípios

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, anunciou nesta sexta-feira (31) o novo modelo de repasses fundo a fundo do programa Pacto pela Inovação. A iniciativa simplifica os processos de transferência de recursos, fortalece a autonomia municipal e estimula o desenvolvimento de políticas locais de inovação em todo o Estado.

O modelo de repasse fundo a fundo integra a estratégia do Governo do Paraná de construir uma governança estadual de inovação, fortalecendo a cooperação entre Estado e municípios. A iniciativa regulamenta a aplicação da Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para apoiar projetos de modernização, ciência, tecnologia e inovação nos municípios.

Com o novo formato, os valores serão transferidos diretamente aos fundos municipais de inovação, sem necessidade de convênios, tornando o processo mais ágil e acessível.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que assinou a resolução do novo modelo de repasse, afirmou que o objetivo é descentralizar os investimentos e ampliar a capacidade dos municípios de desenvolver políticas públicas voltadas à inovação.

Leia mais:  Turnê com Coral Sanepar e João Bosco chega a Maringá e Londrina no fim de semana

“Essa é uma mudança estrutural no modo como o Estado apoia a inovação nos municípios. Agora, as cidades terão mais autonomia e agilidade para investir em infraestrutura tecnológica, formação e projetos locais que impulsionem o desenvolvimento regional. O objetivo é atender o maior número possível de cidades, especialmente aquelas que têm menos condições hoje do que os grandes centros, que já possuem uma estrutura melhor”, destacou.

As transferências fundo a fundo serão destinadas a municípios que aderirem ao Pacto pela Inovação. No total, mais de 150 municípios já aderiram ao projeto. Para estarem habilitados, os municípios precisarão ter uma série de critérios para ter acesso aos recursos, como uma Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, um Conselho Municipal de CT&I e um Fundo Municipal de Inovação. A resolução será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado e no site da SEIA. 

A Prefeitura de Porecatu é um dos municípios que já aderiu ao Pacto da Inovação para iniciar investimentos no setor. “A iniciativa do Governo do Estado de repassar os recursos diretamente para as prefeituras é fundamental. Isso garante que o dinheiro chegue mais rápido, com base nas diretrizes e normas do Estado, e seja utilizado de forma correta e eficiente. Essa é a grande importância do repasse fundo a fundo: permitir a aplicação direta dos recursos em ações concretas de inovação”, afirma o prefeito Agamenon Paduan. 

Leia mais:  IDR-Paraná alerta produtores de milho e cereais de inverno sobre atividade do El Niño

O Pacto pela Inovação é uma iniciativa da SEIA, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios. A adesão possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262