Connect with us


Paraná

Concerto da Orquestra Sinfônica terá repertório de sete compositores no domingo

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (16), às 10h30, um concerto com repertório de sete compositores diferentes no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), do Teatro Guaíra. O programa propõe uma volta ao mundo com compositores de diversos países, representando desde a música clássica até a contemporânea brasileira.

A condução fica por conta do maestro convidado, João Maurício Galindo, que irá interagir com o público, comentando e explicando as obras.

Entre os compositores estão os estrangeiros estão o finlandês Jean Sibelius; os franceses Georges Bizet, Emmanuel Chabrier e Charles Camille Saint-Saëns; e o mexicano Arturo Márquez. Os brasileiros estão representados por José Domingos de Morais e Severino Dias de Oliveira, muito mais conhecidos como Dominguinhos e Sivuca, respectivamente. “Esse concerto promete ser uma viagem, destacando o trabalho de compositores de vários países”, diz Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Tteatro Guaíra (CCTG).

INTERAÇÃO – Galindo fará comentários entre as obras, tornando o espetáculo uma oportunidade de aprendizado, confirmando que a música no teatro é para todos. “Uma tem melodia mais bonita, outra mais vibrante, outra mais solene. Vou procurar mostrar isso para o público, que a música também pode contar histórias. Tem uma que se chama Dança Macabra, de Saint-Säens, que apesar do nome não é assustadora, mas divertida”, diz o maestro.

Leia mais:  Paraná registrou o maior crescimento populacional proporcional do País em 150 anos

Segundo o diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, o maestro convidado tem experiência em interação com o público, o que facilitará a experiência musical dos espectadores, principalmente aqueles iniciantes em desbravar o universo erudito.

“João Maurício Galindo tem um programa sensacional na Rádio Cultura FM de São Paulo chamado Pergunte ao Maestro, onde ele responde as perguntas básicas da população sobre a participação do maestro frente a uma orquestra, e sobre as músicas que serão executadas. A interação dele com a plateia é muito interessante”, afirma.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Data: 16 (domingo)

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba

Classificação: sete anos

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) na bilheteria ou pelo Ticketfacil

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

IAT adquire novos aparelhos de navegação por satélite para agilizar georreferenciamento

Published

on

O Instituto Água e Terra (IAT) adquiriu seis novos aparelhos de navegação por satélite para agilizar o trabalho de georreferenciamento em campo desenvolvido pela Diretoria de Gestão Territorial. Chamados de Global Navigation Satellite System (GNSS), os equipamentos, de origem suíça, foram entregues nesta terça-feira (9) e vão dar mais celeridade às ações de regularização fundiária e medição de terras devolutas. O investimento total é R$ 542 mil.

De acordo com o gerente de Geociências do órgão ambiental, Carlos Roberto Fernandes Pinto, a nova tecnologia vai capturar todas as frequências de satélites disponíveis no mercado, vinculadas a 550 canais – a aparelhagem antiga usada pelo IAT possibilitava apenas 120 canais. 

O sistema é utilizado para determinação de coordenadas, na qual uma constelação de satélites permite determinar o posicionamento e localização de um ponto, esteja ele em qualquer parte do mundo, sob condições climáticas diversas. “As medições de áreas urbanas e rurais ganham fluidez, precisão e rapidez. Uma coordenada que antes levava cinco segundos para ser marcada, agora poderá ser feita em segundo. A performance em campo será muito melhor”, explica.

Leia mais:  Após novas provas, homem acusado de matar menina de 9 anos em 2006 em Quatro Barras é denunciado por homicídio qualificado

Os aparelhos terão impacto significativo na regulamentação de imóveis desenvolvida pelo IAT. Técnicos do Instituto, em parceria com prefeituras locais, atuam na identificação de áreas sem registro, no cadastramento dos beneficiários e georreferenciamento dessas propriedades seguindo os moldes da legislação federal.

O trabalho de georreferenciamento consiste no mapa e memorial descritivo do imóvel para que sejam estabelecidos os limites da propriedade. No caso das terras devolutas, áreas remanescentes de sesmarias não colonizadas em domínio do Estado, o trâmite ocorre internamente no IAT via ação discriminatória para transferência do imóvel ao possuidor do local.

A partir da regularização fundiária, o cidadão passa a ter segurança jurídica sobre o imóvel que ocupa. Com o documento em mãos, ele consegue financiamentos bancários e ter acesso a políticas públicas e recursos dos programas de governo, especialmente o acesso ao crédito, garantindo estabilidade, segurança jurídica e conquistas sociais. “Com esses novos aparelhos as medições serão rápidas, com a coordenada precisa dos pontos, agilizando consideravelmente os trabalhos dos técnicos de campo”, afirma Pinto.

Leia mais:  Inspirado pelo Santa Maria, IAT estuda ampliar corredores ecológicos do Paraná

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262