Connect with us


Paraná

Centro de Educação Infantil de Curitiba ganha horta em ação da Ceasa Paraná

Publicado em

Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Palmeiras do Tatuquara, em Curitiba, ganharam na semana passada um novo incentivo para aprender sobre sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável. Parte do espaço ao lado do pavilhão, especialmente adaptado para receber alunos e professores, foi transformada em uma horta funcional, chamada de “Hortinha da Ceasa”.

A horta foi entregue com mudas prontas para o cultivo de morango, alface, rúcula e couve. O objetivo é que as próprias crianças cuidem do manejo das plantas, compreendendo o ciclo dos alimentos desde a semente até o prato.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Ceasa Paraná, Renato Lunardon Junior, a estrutura foi planejada para aproximar a realidade urbana do ciclo da natureza. “O objetivo de trazer a horta, a compostagem e as abelhas nativas para o ambiente escolar é mostrar às crianças, desde pequenas, que tudo na natureza está conectado”, disse Renato Lunardon. “Elas aprendem que o resto do alimento vira adubo, que nutre a terra, que faz a planta crescer com a ajuda da polinização das abelhas. É a educação ambiental prática transformando hábitos”.

Leia mais:  Defesa Civil inicia capacitação de voluntários com mais de 3 mil inscritos de todo o País

Segundo as professoras, esse espaço é de muito importante para o desenvolvimento das crianças porque trabalha inúmeras habilidades. “Com a horta, as crianças aprendem sobre biologia, sustentabilidade, tem exemplos práticos até de matemática e, o mais importante, é a socialização que essa iniciativa promove. Já trabalhávamos esses assuntos em sala de aula, mas nada melhor do que ter um espaço como esse. E tem tudo a ver com a Ceasa também”, disse Leda Aparecida da Silva, diretora do CMEI.

No espaço também foi instalada uma composteira, retomando um trabalho que já era feito pelas professoras na sede original da escola. A composteira instalada vai permitir que os resíduos orgânicos gerados na própria cozinha do CMEI sejam transformados em adubo de alta qualidade para nutrir os canteiros.

MELIPOLINÁRIO – E a “Hortinha da Ceasa” ganhou “moradoras” muito especiais. Junto à horta foi instalado um meliponário, com caixas de abelhas trazidas da sede da escola, hoje em reforma. As abelhas são das espécies sem ferrão, Jataí e Mirim. As abelhas cumprem o papel fundamental de polinização da horta, permitindo que os professores expliquem, de forma totalmente segura e prática, a importância desses insetos para o ecossistema e para a produção de alimentos.

Leia mais:  Curitiba é campeã dos Jogos da Juventude 2023, seguida de Maringá e Londrina

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná dá boas-vindas a 11 novos Promotores Substitutos e reforça atuação institucional

Published

on

Capa posse

O Ministério Público do Paraná recebeu novos integrantes para reforçar a atuação da instituição em todo o estado. Nesta sexta-feira (4/9), 11 Promotores Substitutos tomaram posse em cerimônia realizada na sede do MPPR, em Curitiba. 

Vindos de diferentes estados do país, os novos membros fazem parte do grupo de 54 candidatos aprovados no concurso público iniciado em setembro de 2025, que contou com 3.694 inscritos.

Ingressam na carreira do MPPR Marisa Neves Magalhães Cordeiro, Vinícius de Faria dos Santos, Leandro Antônio de Sales, Bráulio Santos Rabelo de Araújo, Marcela Donatelli do Carmo, Luisa Sofia Charmak, Giovani Curioletti Pereira, Natália Paz de Carvalho, Caio Buose Bazoti, Rodrigo Bley Santos e Letícia Marguesini Sanches, todos eles recebidos com muitos aplausos na abertura da posse, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti. Integrantes do MPPR e familiares e amigos dos empossados prestigiaram a solenidade.
 

Confira as fotos da solenidade

Urgência na defesa de quem mais precisa

Após explicar o significado da beca como a parcela do poder do Estado que a sociedade coloca nos ombros dos Promotores de Justiça, Francisco Zanicotti se dirigiu aos novos membros e destacou que o Ministério Público deve atuar a partir de uma lógica própria, marcada pela urgência na defesa de quem mais precisa. “Nosso relógio é o da criança em situação de risco, é o da primeira infância. O tempo passa e, quando demora um acolhimento ou uma adoção, outros sofrem”, afirmou. 

Ao falar sobre a missão dos Promotores, ressaltou que essa atuação exige inconformismo diante das violações de direitos: “Nós não nos conformamos com a desonestidade, nós não nos conformamos com a injustiça. Nós não nos conformamos com crianças abandonadas. Nós não nos conformamos com a violência, com a crueldade”. Zanicotti também pontuou que combater o crime e, ao mesmo tempo, defender os direitos humanos, as pessoas vulneráveis e as políticas públicas não são tarefas incompatíveis. “Nós somos fazedores de Justiça”, concluiu. 

Leia mais:  Dez projetos inovadores selecionados no Prime recebem certificação em Guarapuava

Espaço para mulheres e MP forte e autônomo pautam discurso

A Promotora Substituta Marisa Neves Magalhães Cordeiro discursou em nome dos colegas e iniciou a sua fala destacando que 50% do total de aprovados no último concurso do MPPR, considerados um dos mais difíceis do país, são mulheres. “Esse dado representa  uma  conquista  significativa,  fruto  de talento,  perseverança  e  da  abertura  de  caminhos  para  que  cada  vez  mais  espaços de elevada responsabilidade sejam ocupados por mulheres”, afirmou.

Ela também reforçou o papel essencial do Ministério Público na defesa do projeto constitucional e na promoção da igualdade e ressaltou que o compromisso assumido com a carreira é pautado por um agir equilibrado e humano. “Prometemos honrar o cargo em que hoje nos investimos, dedicando com afinco diário para estar à sua altura; sendo firmes quando necessário, serenos na escuta, técnicos na fundamentação e humanos na interpretação das normas jurídicas”, pontuou, destacando a importância de um Ministério Público forte, autônomo e capaz de assegurar espaços de diálogo em que todos tenham voz.

Posse 0409

Leia mais:  PCPR reabre caso antigo e prende suspeito de estuprar e matar menina de 9 anos em 2006

Boas-vindas

O Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Fernando da Silva Mattos, utilizou a palavra para dar as boas-vindas aos empossados. Em sua fala, destacou a importância do momento e lembrou que os homenageados passam a integrar uma instituição centenária e assumem, a partir de agora, a responsabilidade de contribuir para a sua história. “O que antes era projeto profissional hoje é responsabilidade”, ressaltou, destacando que a forma como exercerão suas funções será fundamental para renovar a confiança que a sociedade deposita no Ministério Público.

Na sequência, o Corregedor-Geral, Ney Roberto Zanlorenzi, contou que, ao completar 40 anos de Ministério Público em abril, a solenidade tinha para ele um significado especial. Compartilhou alguns aprendizados e afirmou que a experiência também está em saber ouvir, reconhecer dúvidas e ter serenidade para rever decisões quando necessário. “A função de Promotor de Justiça nos coloca, desde muito cedo, diante de situações em que nossas manifestações produzem efeitos concretos na vida das pessoas”, enfatizou. 

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi; o decano da instituição e ex-Procurador-Geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini; a Diretora-Secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o Coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; o Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Fernando da Silva Mattos; e o Conselheiro Suplente da OAB Paraná, Rogério Nicolau.

 

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262