Connect with us


Paraná

Casos de pessoas perdidas em mata e tentativas de suicídios sobem no Paraná

Publicado em

G1 PR

O aumento de alguns casos atendidos pelo Corpo de Bombeiros do Paraná chamou a atenção e acendeu o alerta. O Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost), viu subir as ocorrências de pessoas perdidas em matas e também de suicídios. Nestes dois casos o aumento entre 2017 e 2018 foi de 90% e 135%, respectivamente.
O Gost é dividido em grandes áreas. A de operações terrestres fica responsável por mapear pessoas perdidas em trilhas, montanhas ou matas, número que, segundo o chefe de Operações Terrestres do Gost, o tenente Luiz Henrique Vojciechovski, tem crescido consideravelmente nos últimos anos — saltou de 27 ocorrências em 2017 para 51 em 2018, um aumento de 90%.

“Fomos mais acionados, principalmente por causa da Serra do Mar. O Paraná tem tradição no montanhismo, além de os esportes de aventura e ecoturismo estarem crescendo, com uma procura bem grande por parte das pessoas”, diz Vojciechovski. “Outro ponto que explica o maior número de atendimentos é que a população também está conhecendo mais o nosso trabalho, solicitando a nossa ajuda”, completou.

Leia mais:  Custo de produção de proteínas animais está em queda no Paraná, aponta boletim

Mas, é a questão dos suicídios que vem chamando mais a atenção. Houve um aumento nas estatísticas, passando de 12 casos em 2017 para 28 em 2018 (incremento de 135%). E até o final de maio deste ano já foram 14 atendimentos realizados. “Foram pessoas querendo se jogar de prédios, viadutos, pontes e passarelas. Felizmente, em todas as ações obtivemos êxito, e convencemos estas pessoas”, disse.



Rápida

Desde 1956
O Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost) existe desde 1956, e já salvou pelo menos 14 vidas apenas neste ano em Curitiba e região metropolitana. No ano passado foram 146 atendimentos e 77 em 2017. O grupamento é especializado em busca e salvamento de pessoas, seja em florestas, montanhas ou águas. O chefe de Operações Terrestres do Gost, o tenente Luiz Henrique Vojciechovski é especialista em busca e resgate em deslizamentos de terra, em estruturas colapsadas, em busca e salvamento e em atendimento com produtos perigosos. Em janeiro, foi um dos enviados pelo Paraná, para ajudar nas buscas após a tragédia de Brumadinho – no total 21 profissionais do Estado foram deslocados para Minas Gerais.

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Após chuvas intensas, DER/PR fecha Estrada da Graciosa preventivamente até esta quinta

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262