Connect with us


Paraná

Carreta da Inovação leva tecnologia e ciência para Guarapuava e Ortigueira

Publicado em

Nesta semana, a Carreta da Inovação chega aos municípios de Guarapuava, na região Centro-Sul, e de Ortigueira, na região central. Coordenadas pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), as duas unidades itinerantes do projeto estarão atendendo a população das cidades entre os dias 30 de setembro (terça-feira) e 3 de outubro (sexta-feira), com ações gratuitas voltadas à tecnologia, ciências, lazer e empreendedorismo.

Em Guarapuava, a Carreta da Inovação irá fazer parte das atividades do Paraná Faz Ciência 2025, evento voltado para a popularização do conhecimento científico, que acontece no Centro de Eventos Cidades dos Lagos, na Avenida dos Lagos, nº 2750. O caminhão da Carreta da Inovação ficará no estacionamento do centro de eventos, atendendo das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Já em Ortigueira, as ações do projeto estarão acontecendo no estacionamento do Auditório Municipal da cidade, na Avenida Paraná, nº 678. A programação acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Leia mais:  Estado investe para fortalecer a cultura da uva e o cooperativismo na região de Irati

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta a participação do projeto em grandes eventos espalhados pelo Paraná. “A ideia é exatamente essa, levar inovação para a população, e melhor forma de fazer isso é indo onde os moradores desses municípios estão. Na semana passada a carreta fez sucesso na Expo Fazenda em Fazenda Rio Grande, e agora estaremos no Paraná Faz Ciência, aproximando os jovens do que vem sendo feito em inovação no Estado”, afirma o secretário.

SALAS DE AULA – Os dois caminhões da Carreta da Inovação são adaptados como salas de aula, equipados com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital. Os espaços podem receber aulas, cursos e workshops sobre diversas temáticas.

Rodando desde janeiro, a  iniciativa itinerante do Governo do Estado completa nesta semana a passagem por 66 municípios, e é realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Leia mais:  Colégio Helena Kolody, em Cambé, promove acolhida aos estudantes na retomada das aulas

A programação completa e os próximos destinos podem ser conferidos no perfil da SEIA no Instagram.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em Caiobá: Vasco, Chapecoense e Atlético sobem ao pódio do Brasil Open de Beach Soccer

Published

on

A Arena de Esportes do Verão Maior Paraná, instalada no posto fixo de Caiobá, em Matinhos, foi palco neste domingo (1º) do encerramento do Brasil Open de Beach Soccer, etapa do Circuito Brasil de Beach Soccer. A competição integrou a programação esportiva do Verão Maior Paraná e reuniu equipes tradicionais do cenário nacional ao longo de três dias de disputas.

Na grande final, o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, confirmou o título ao vencer a Chapecoense, de Santa Catarina, pelo placar de 17 a 1.  A decisão de terceiro lugar encerrou com vitória do Atlético Beach Soccer por 7 a 6 contra a equipe do Rio Branco. 

Campeão do torneio, o atleta Mauricinho, eleito o melhor jogador de futebol de areia do mundo em 2017 e campeão mundial pela Seleção Brasileira da modalidade, destacou a importância da conquista e da etapa realizada no Paraná. 

“Para mim é uma alegria muito grande estar vestindo a camisa do Vasco. Eu sou vascaíno. Em todas as competições e todos os lugares que eu vou, faço questão de falar isso. Agradecer a todos do Paraná por essa oportunidade e ao Circuito Brasil de Beach Soccer. Estou muito feliz”, disse.

Leia mais:  Conscientização sobre TEA é tema de exposição e debate na Biblioteca Pública do Paraná

“Respeitamos todos os adversários, mostramos um pouco do nosso futebol e do nosso dia a dia de treino. Espero voltar para essa praia maravilhosa, com campo bom e tempo bom. É isso que o beach soccer gosta”, afirmou o jogador.

Para o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Clesio Prado, o encerramento do Brasil Open confirma o sucesso do beach soccer dentro da programação do Verão Maior Paraná. “Vivenciamos dias de competições com altíssimo nível técnico, consolidando aquilo que já havia sido demonstrado na Copa Sul e reforçando a força da modalidade no nosso litoral”, afirmou.

Segundo ele, a presença de clubes tradicionais e de equipes paranaenses foi determinante para o êxito da etapa. “Tivemos equipes de projeção nacional, atletas de Seleção Brasileira, além dos representantes do Paraná, que valorizaram ainda mais o evento. Isso demonstra a qualidade da modalidade, a grande participação do público e a capacidade do Paraná em sediar competições esportivas de alto nível”, destacou.

Leia mais:  Rede Sine do Paraná lidera colocações no mercado de trabalho em 2023

A realização do Brasil Open em Caiobá reforça o espaço do beach soccer dentro da programação esportiva do Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado que promove atividades gratuitas de esporte, lazer e entretenimento durante a temporada de verão. A proposta é ampliar o acesso da população a eventos esportivos de alto nível, além de impulsionar o turismo e a economia local no Litoral paranaense.

Com a etapa encerrada, o beach soccer se consolida como uma das modalidades de destaque do projeto, atraindo atletas, equipes e público, e fortalecendo o Paraná no calendário nacional dos esportes de areia.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262