Connect with us


Paraná

Rede Sine do Paraná lidera colocações no mercado de trabalho em 2023

Publicado em

De janeiro a setembro de 2023, as Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados encaixaram 108.403 trabalhadores em empregos com carteira assinada, um avanço de 14% em comparação ao mesmo período de 2022, quando 95.053 trabalhadores foram colocados em vagas formais. O desempenho mantém o Estado em primeiro lugar no ranking nacional de intermediação de mão de obra via rede Sine, à frente de São Paulo, com 48.567, e do Ceará, que intermediou 38.731 contratos. 

O resultado do Paraná representa 32% do total de 334.113 colocações registradas no país pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) no mesmo período. Entre os estados do Sul, a liderança é ainda mais evidente: são do Paraná 79% das 136.429 colocações registradas no mesmo período na região. O Rio Grande do Sul encaixou 22.517 trabalhadores e Santa Catarina chegou ao nono mês do ano com 7.272 contratos de trabalho intermediados pela Agência do Trabalhador.  

Leia mais:  Estado anuncia investimentos de R$ 6,82 milhões para fortalecer Saúde em Uraí

Especificamente em setembro, 12.563 pessoas foram colocadas em empregos formais por intermédio do Sine paranaense. Houve avanço de 7% em relação ao mesmo mês de 2022, quando 11.735 pessoas conseguiram um emprego pelas Agências do Trabalhador. Em relação a 2021 o avanço foi de 37%. Naquele ano, no mesmo período, houve 9.123 contratos intermediados.

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o desempenho do Paraná de janeiro a setembro mostra o crescimento constante da empregabilidade no Estado, em comparação aos anos anteriores. “O Paraná mantém a liderança nacional através das nossas Agências do Trabalhador, tanto no acumulado do ano quanto no mês de setembro. Isso reflete todo o esforço do Governo do Estado e da Secretaria para encerrar o ano com um crescimento de, pelo menos, 20% em relação a 2022”.

Confira os dados completos do ranking nacional e da Região Sul  AQUI

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais

Published

on

Estudantes e professores da rede estadual de ensino do Paraná participam de 1º de junho a 10 de julho de uma ação especial do programa Leia Paraná inspirada na Copa do Mundo. Integrada ao projeto Campeões da Educação Digital, desenvolvido pela Coordenação de Educação Digital da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), a iniciativa utiliza o interesse pelo futebol para incentivar a leitura, promover atividades pedagógicas interdisciplinares e ampliar o uso dos recursos educacionais digitais nas escolas.

A proposta disponibiliza gratuitamente duas obras literárias relacionadas ao universo do futebol, além de audiobooks, booktubes, materiais didáticos e sugestões de projetos pedagógicos voltados a diferentes etapas da Educação Básica. Os conteúdos podem ser acessados por estudantes e professores por meio da plataforma Leia Paraná, fortalecendo o hábito da leitura por meio de recursos digitais diversificados e atrativos.

As obras selecionadas para a ação são História do Futebol para quem tem pressa e Dico – o menino que morava no coração do Pelé. A partir dessas leituras, os educadores encontram subsídios para desenvolver atividades que dialogam com diferentes componentes curriculares, como Língua Portuguesa, Redação e Leitura, Arte, História e Educação Física.

Além da leitura dos livros digitais, a iniciativa oferece audiobooks e booktubes, ampliando as possibilidades de acesso ao conteúdo e proporcionando experiências leitoras em múltiplos formatos. O material também inclui sequências didáticas e orientações pedagógicas que podem ser adaptadas à realidade de cada escola, permitindo que professores desenvolvam projetos alinhados ao contexto de suas turmas.

 “O Leia Paraná tem ampliado cada vez mais as possibilidades de acesso à leitura por meio da tecnologia. Ao associar um tema que mobiliza milhões de pessoas, como a Copa do Mundo, ao universo dos livros, conseguimos despertar o interesse dos estudantes, fortalecer o protagonismo juvenil e enriquecer as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula”, diz o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“O projeto Copa do Mundo do Leia Paraná foi criado para proporcionar aos estudantes uma experiência cultural e significativa de leitura, tendo o futebol como elemento de aproximação”, explica Cristiane Oliveira da Luz, técnica pedagógica do Leia Paraná.

Leia mais:  Paraná avança em programas de ação climática e se consolida como o mais sustentável do País

“Além das leituras, o projeto oferece sequências didáticas interdisciplinares que podem ser desenvolvidas por professores de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, entre outras áreas. A proposta é estimular reflexões sobre a identidade cultural brasileira e fortalecer as práticas de leitura, incentivando os estudantes a compartilhar suas produções e experiências com toda a comunidade escolar durante o período da Copa do Mundo”, acrescenta Cristiane. 

PROJETOS – Entre as propostas sugeridas está o projeto Varal da Copa do Mundo, destinado aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e baseado na obra Dico – o menino que morava no coração do Pelé. Já para os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a indicação é o projeto O Mundo é uma Bola, desenvolvido a partir da obra História do Futebol para quem tem pressa.

Conforme  a professora  do 8º e  9º ano de  Língua Portuguesa do Colégio Estadual do Campo de Rio D’Areia de Cima, Janieli de Almeida da Silva, do município de Teixeira Soares, no Centro-Sul, a experiência foi muito positiva, porque os alunos se envolveram em todas as etapas do projeto, desde a leitura até a montagem das atividades. “O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa entre as turmas, envolvendo leitura, produção artística e trabalho em equipe. Os estudantes se dedicaram muito à construção das bolas inspiradas na Copa do Mundo, participando de todas as etapas com entusiasmo. Foi gratificante ver o empenho de cada um e a união da turma para que o resultado final desse certo”, disse a professora. 

“Esse projeto foi feito em conjunto com o professor de redação e leitura do 8º ano e recomposição da aprendizagem do 9° ano chamado Gilmar Podgurski onde combinados de realizar juntos a leitura do livro indicado sobre a copa e combinamos de se ajudar para dar tempo no nosso cronograma”.

Leia mais:  DER/PR segue recuperando rodovia de Rio Branco do Sul atingida pelas fortes chuvas

A ação reforça o potencial dos recursos educacionais digitais como ferramentas de engajamento e aprendizagem, aproximando temas de interesse dos estudantes das práticas de leitura e produção de conhecimento. Ao utilizar o futebol como elemento de conexão com o universo literário, o projeto cria oportunidades para abordar aspectos históricos, culturais, sociais e esportivos de forma integrada.

Na Escola Estadual do Campo Leonardo Becher, no município de Lunardelli, no Vale do Ivaí, a professora Samara Gabrieli Pereira Tavares desenvolveu o  projeto da Copa do Mundo no Leia Paraná com seus alunos do 7° ano. “O livro do Dico despertou grande interesse dos alunos pela leitura. A atividade foi desenvolvida a partir dos slides disponibilizados pela Seed, da leitura da obra e culminou na produção do varal”, disse a professora. “Foi muito gratificante acompanhar o envolvimento e a empolgação das crianças durante todo o processo. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, com destaque para a produção das camisetas, que gerou ainda mais engajamento e entusiasmo”, afirmou.

LEIA PARANÁ – Lançado em 2023, o Leia Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação voltada a ampliar o interesse pela leitura entre estudantes da rede estadual. A proposta combina acesso a obras de diferentes áreas do conhecimento com o uso de recursos digitais, promovendo a formação de leitores e integrando a leitura ao cotidiano tecnológico dos alunos.

Alinhadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, as atividades e questões permitem acompanhar o desempenho dos estudantes, gerando dados que qualificam o processo pedagógico e apoiam o trabalho dos professores. Apenas em 2026, o programa já soma quase 10 milhões de questões respondidas, articulando o ambiente digital com práticas desenvolvidas também em sala de aula.

Com a iniciativa, a Seed-PR reafirma seu compromisso com a inovação educacional e com a formação de leitores, utilizando recursos digitais para tornar a aprendizagem mais significativa, dinâmica e conectada aos interesses dos estudantes da rede estadual de ensino.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262