Educação
Caravana Pé-de-Meia atende 1.400 estudantes em Roraima
A Caravana Técnico-Pedagógica do Pé-de-Meia em Roraima, realizada entre 8 e 11 de setembro, na capital do estado, Boa Vista, atendeu 1.400 estudantes e 300 famílias. A ação do Ministério da Educação (MEC) busca tirar dúvidas dos estudantes sobre o programa Pé-de-Meia e suas regras, coletar propostas para melhorias e promover sua escuta ativa. Durante a abertura das atividades para a comunidade escolar na quarta-feira (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, participou de aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conversou com estudantes.
O estudante João Élio é um dos 14 mil estudantes do ensino médio de Roraima beneficiados pelo programa que participaram do evento. “Estou na caravana porque é muito importante para os jovens de todo o Brasil receberem esse incentivo de R$ 200 para não largar a escola, porque muitos têm que trabalhar no horário da escola e trocam a escola pelo trabalho. Acho muito importante esse programa do governo para incentivar os jovens”, defendeu.
A programação também incluiu atividades em diferentes locais, como a sede da Secretaria Estadual de Educação (SEED/RR); as escolas indígenas nas Terras Indígenas do Araçá e Sucuba; o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR); e o Parque Anauá.
A caravana oferta capacitação e apoio técnico para os agentes do programa que atuam nas secretarias de educação e na Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), contribuindo para que a política seja colocada em prática, com qualidade e participação, em todo o país.
A iniciativa também oferece formação para gestores escolares sobre os protocolos de alertas preventivos contra o risco de evasão escolar e as ações para a melhoria do aprendizado, de forma a proteger as trajetórias escolares dos estudantes do ensino médio. Ao longo dos quatro dias, mais de 150 gestores escolares e cerca de 20 técnicos da SEED/RR passaram pelas formações do programa.
Marisa Costa, diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, acredita que as caravanas são uma iniciativa que aproxima o ministério das redes de ensino, dos estudantes e de suas famílias. Durante o atendimento nas escolas, parceiros do MEC na execução do programa prestaram serviços de tira-dúvidas e solução de problemas. “Em Roraima, realizamos diversas ações formativas e de governança para fortalecer o aspecto educacional do programa. Também fizemos atendimentos abertos à comunidade escolar, focalizados nos estudantes, para identificar quais são as suas pendências no Pé-de-Meia e podermos atuar em conjunto com nossos parceiros: Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Cadastro Único”, explica.
Outras instâncias públicas ofertaram atendimento para a promoção da cidadania, como o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que apresentaram políticas voltadas para os jovens, como o programa Juventude Negra Viva, além de efetuarem a emissão da ID Jovem.
O MEC deu início à iniciativa no final de julho, em Salvador (BA). As caravanas percorrerão as cinco regiões do Brasil nos próximos meses para conversar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes que recebem a poupança do ensino médio.
Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
MEC promove encontro de experiências inspiradoras em ETI
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza, nos dias 9 e 10 de junho, o Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento ocorre em parceria com a universidade, representada pelo grupo Teia — Territórios, Educação Integral e Cidadania. A abertura e a conferência inicial serão transmitidas ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 8h45, horário de Brasília.
O evento dá continuidade às estratégias de divulgação de políticas e práticas de ampliação da jornada escolar e das dimensões educativas das redes selecionadas por meio do Edital nº 2/2025, cujo resultado final pode ser acessado por meio da página da iniciativa.
Na seleção, foram submetidas 893 inscrições, das quais 140 foram selecionadas para o encontro. A iniciativa tem por objetivo ampliar o diálogo sobre políticas e práticas de educação integral e propiciar um espaço de reflexão e diálogo. O público estimado para o encontro é de 500 pessoas, incluindo secretários de educação, prefeitos, além de representantes de equipes técnicas e organizações parceiras.
A programação completa pode ser conferida na página do evento.
Edital – Realizado em parceria com a UFMG, por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.
Em maio deste ano, o edital selecionou 26 estados, o Distrito Federal e 1.008 municípios, sendo 20 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro. Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas e 76 secretarias participarão da rede de trocas.
Escola em tempo integral – O programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação
-
Paraná7 dias agoEm Quatro Barras, MPPR denuncia ex-gerente de agência bancária por furto qualificado mediante fraude e abuso de confiança contra clientes
-
Educação7 dias agoPDDE Equidade: prazo de adesão é ampliado até 10 de junho
-
Política Nacional6 dias agoRelatório final do grupo de trabalho sobre combate à misoginia será apresentado na próxima quarta-feira
-
Política Nacional6 dias agoDeputado prevê rápida aprovação de controle sanitário para suplementos alimentares
-
Paraná6 dias agoFeriado de Corpus Christi altera horários de museus, parques e órgãos estaduais
-
Política Nacional7 dias agoTecnologias ameaçam proteção de vítimas e testemunhas, alertam debatedores
-
Agro7 dias agoEconomia brasileira volta a crescer em 2026, mas inflação elevada e juros altos mantêm desafios para o agronegócio
-
Paraná7 dias agoSanepar mantém o Triplo A, topo da escala da Fitch Ratings
