Educação
Reunião da Celac discute integração da educação superior
O Ministério da Educação (MEC) participou da Reunião Ministerial e de Altas Autoridades sobre Educação Superior da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorreu em Cartagena das Índias, Colômbia, nos dias 16 e 17 de outubro. O encontro reuniu delegações de 16 países da região, além de observadores de diversas organizações acadêmicas internacionais, em especial do Espaço de Educação Superior Latino-Americano e do Caribe (Enlaces), a fim de consolidar uma agenda comum para a integração da educação superior e sua afirmação como um direito fundamental.
Organizada pelo Ministério da Educação Nacional da Colômbia, no âmbito da Presidência Pro Tempore do país, a reunião contou com a participação de ministros, vice-ministros e autoridades da região. Representando o Brasil, estiveram presentes a coordenadora-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Lúcia Perlanda, e o coordenador de Integração Regional e Língua Portuguesa da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) do MEC, Gustavo Servilha.
O evento teve como objetivo fortalecer a integração da educação superior como direito fundamental na América Latina e no Caribe, além de debater temas como educação para a paz; democracia; integração social; internacionalização; mobilidade acadêmica; multilinguismo; garantia de qualidade; soberania científica; solidariedade; e cooperação sustentável.
A reunião culminou na elaboração de um plano de trabalho (Hoja de Ruta) para viabilizar as questões propostas e fomentar o debate contínuo entre ministros e a comunidade acadêmica sobre a educação superior e a integração social. As conclusões desse encontro foram integradas à Declaração Final, que somará a Declaração da Cumbre de presidentes, a ser realizada em novembro de 2025 em Santa Marta, Colômbia.
Reunião de Seguimento Segib – Previamente ao encontro, no dia 15 de outubro, foi realizada em Cartagena a Reunião da Comissão para a Promoção e Desenvolvimento da Agenda Ibero-Americana de Educação Superior 2025-2026, sob os auspícios da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), com apoio do Ministério da Educação da Colômbia. Representantes do Brasil, do Chile, da Colômbia e da Espanha discutiram temas como mobilidade acadêmica; reconhecimento de títulos; e garantia de qualidade na educação superior. Essa comissão continuará suas reuniões até a Cúpula Ibero-Americana de Presidentes, prevista para 2026.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI/MEC
Fonte: Ministério da Educação
Educação
Ufpa testa óleos da Amazônia contra o câncer
A Universidade Federal do Pará (Ufpa), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está conduzindo uma pesquisa que busca transformar a biodiversidade amazônica em aliada no tratamento oncológico. O estudo, encabeçado pela estudante de biomedicina Viviane Santos, sob a orientação da professora Ingryd Ramos, investiga a eficácia dos óleos essenciais de cipó-alho e canela no combate direto a células cancerígenas no organismo humano.
A pesquisa tenta superar um dos maiores desafios dos tratamentos atuais contra o câncer: a falta de seletividade. Terapias convencionais, como a quimioterapia, muitas vezes, não diferenciam as células doentes das saudáveis, o que gera efeitos colaterais severos aos pacientes. O objetivo do estudo da Ufpa é encontrar moléculas naturais que ajam com mais precisão.
A escolha pela canela e pelo cipó-alho não foi acidental. Segundo Viviane, o Laboratório de Citogenética Humana e o Núcleo de Pesquisas em Oncologia (NPO-Ufpa) realizam triagens contínuas com produtos naturais. “A canela e o cipó-alho chamaram atenção logo nos primeiros testes”, explica a pesquisadora.
A professora Ingryd reforça que a popularidade dessas plantas na medicina tradicional também influenciou o estudo. “São produtos muito presentes no dia a dia da população, usados em chás e remédios caseiros. A ideia é justamente verificar se esse uso empírico tem base científica”, destaca a docente. Futuramente, a expectativa é que esses óleos possam compor terapias combinadas, ajudando a reduzir as doses de quimioterápicos e, consequentemente, os danos aos pacientes.
Foco regional – Realizado de forma in vitro, o estudo utilizou linhagens diferentes de células tumorais, como as de melanoma, pulmão e, com especial atenção, as de câncer gástrico. A escolha tem um recorte regional, já que o câncer gástrico apresenta alta incidência na região Norte do Brasil.
Algumas das linhagens utilizadas foram estabelecidas a partir de tumores de pacientes locais. Para garantir que os óleos não destruíssem o tecido sadio, os testes também foram aplicados em células não tumorais. O ensaio de viabilidade celular, aliado à citometria de fluxo, permitiu que as pesquisadoras mapeassem não apenas quantas células sobreviviam à exposição aos óleos, mas também de que forma as células doentes morriam.
Resultados promissores – Os testes iniciais trouxeram dados animadores. A linhagem de câncer gástrico demonstrou ser cerca de cinco vezes mais sensível ao óleo essencial de canela do que as células saudáveis, indicando um alto nível de seletividade. Já o cipó-alho apresentou forte potencial citotóxico contra múltiplas linhagens tumorais, reduzindo a viabilidade celular mesmo em baixas concentrações.
Outra descoberta relevante foi o padrão da morte celular. Em vez de uma apoptose (morte celular programada, comum em testes com produtos naturais), os óleos induziram predominantemente a necrose. Agora a equipe levanta a hipótese de estar ocorrendo a “necroptose” (uma forma de necrose programada), via importante para contornar a resistência criada por tumores aos tratamentos.
Apesar dos avanços, que renderam premiação em evento científico, a pesquisa segue em fase de base. Os próximos passos envolvem análises moleculares mais profundas, testes em culturas 3D e, futuramente, análises in vivo para garantir a segurança e eficácia do método.
Este conteúdo é uma produção da Ufpa, com apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC)
Fonte: Ministério da Educação
-
Esportes7 dias agoJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Esportes7 dias agoSantos vence o Coritiba fora de casa e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro6 dias agoMercado de terras agrícolas em Santa Catarina dispara em 2025 com força do agronegócio
-
Agro6 dias agoInteligência artificial transforma o agronegócio brasileiro e impulsiona produtividade no campo
-
Esportes7 dias agoPalmeiras atropela Jacuipense e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Educação5 dias agoEvento abordará metas de equidade do Fundeb com prefeitos
-
Paraná4 dias agoSanepar patrocina 15ª edição do Olhar de Cinema de Curitiba
-
Paraná6 dias agoUnioeste abre seleção para contratação de profissionais com salários de até R$ 7,6 mil

