Connect with us


Agro

Brasil abre novos mercados para macadâmia, castanha de caju e carne suína em Turquia e Singapura

Publicado em

Brasil amplia acesso a mercados internacionais

O Brasil avançou na abertura de novos mercados internacionais para produtos do agronegócio, com a liberação das exportações de macadâmia e castanha de caju para a Turquia e de carne suína resfriada para Singapura.

As negociações foram concluídas pelo governo brasileiro e fazem parte da estratégia de diversificação de destinos para os produtos nacionais, ampliando oportunidades comerciais no exterior.

Turquia amplia oportunidades para castanhas brasileiras

A autorização para exportação à Turquia representa um passo relevante, especialmente para o segmento de castanha de caju. O país está entre os principais importadores globais do produto, o que pode impulsionar as vendas brasileiras.

Além disso, a abertura também contempla a macadâmia, ampliando o portfólio de produtos exportados para o mercado turco.

De acordo com o governo, a medida tende a fortalecer os negócios para produtores nacionais. Em 2025, o Brasil já exportou mais de US$ 3,2 bilhões em produtos agropecuários para a Turquia, com destaque para soja em grãos, algodão e café.

Singapura deve elevar valor agregado das exportações

No caso de Singapura, a liberação para exportação de carne suína resfriada abre espaço para produtos com maior valor agregado no portfólio brasileiro.

Leia mais:  Saúde das aves garante qualidade do frango e do peru nas ceias de fim de ano

O mercado asiático é considerado estratégico, tanto pelo poder de compra quanto pela demanda por alimentos de maior qualidade e padrão sanitário.

Em 2025, Singapura importou mais de US$ 710 milhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para carnes, café e itens de origem vegetal.

Agronegócio soma mais de 500 aberturas de mercado

Com os novos acordos, o agronegócio brasileiro alcança a marca de 548 aberturas de mercado desde o início de 2023.

Segundo o governo, esse avanço é resultado da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério das Relações Exteriores, que têm intensificado as negociações internacionais para ampliar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado global.

Estratégia reforça competitividade do agro brasileiro

A ampliação de mercados reforça a competitividade do agronegócio brasileiro no cenário internacional, diversificando destinos e reduzindo a dependência de compradores tradicionais.

A abertura para países como Turquia e Singapura também contribui para ampliar a presença do Brasil em regiões estratégicas, consolidando o país como um dos principais fornecedores globais de alimentos.

Leia mais:  Nova lei de seguros entra em vigor em dezembro e traz mais segurança jurídica ao produtor rural

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Hambúrguer e pescado de Ribeirão Preto podem ser comercializados em todo o Brasil

Published

on

Duas agroindústrias de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passaram a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional após o reconhecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A equivalência foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de portaria publicada no dia 8 de setembro.

As empresas produzem pescado pronto para preparo em fritadeiras elétricas e hambúrgueres. Para os empreendimentos, a mudança permite buscar clientes fora do mercado atendido anteriormente pelo serviço municipal.

Uma das empresas produz tilápia, surubim, tilápia recheada com provolone, croquete de tilápia e camarão. Os produtos são comercializados por meio de delivery, empórios, lojas de conveniência, boutiques de carne, bares e restaurantes, além de vendas entre empresas.

Com a ampliação da área de comercialização, a empresa pretende desenvolver novos canais de distribuição e, conforme a formalização de contratos, aumentar a produção e o número de funcionários.

Na indústria de hambúrgueres, a integração ao Sisbi-POA também abre a possibilidade de comercialização para estabelecimentos de outros estados. A empresa já atende clientes e recebe demanda de hamburguerias de São Paulo, Minas Gerais e outros estados próximos. A produção é automatizada, e novos investimentos estão previstos para 2027.

Leia mais:  Aprosoja-MT diz como evitar problemas legais após incêndios nas lavouras

As duas empresas autorizadas a utilizar o selo deverão incluir nas embalagens a inscrição Sisbi, do Mapa, indicando que a inspeção foi feita pelo município, mas equivalente àquela feita pelo Mapa.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262