Curitiba
Baladas e blitze de Curitiba terão testes com drogômetro que detecta oito tipos de drogas
Curitiba será uma das cinco cidades brasileiras a testarem o drogômetro. O equipamento detecta a presença de oito tipos de drogas ilícitas a partir da coleta de saliva. Entre as substâncias que o equipamento aponta estão maconha, crack, cocaína e ectasy.
Após a coleta da saliva, em um sistema parecido com o do bafômetro, que mede o nível de álcool no sangue, a amostra é inserida na máquina, onde há um cartucho com papel reagente. Em cinco minutos, o drogômetro dá o resultado negativo ou positivo para o consumo de drogas.
Além da capital paranaense, o equipamento está sendo testado em Porto Alegre e será testado em outras três cidades que serão definidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça. A previsão é de que os equipamentos cheguem a Curitiba ainda em agosto. A expectativa do Ministério da Justiça é de que o equipamento seja implantado em todo o país no prazo de um ano.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, a expectativa é de que em Curitiba o equipamento não seja usado apenas em abordagens de trânsito. “Vão ser abordagens nas ruas, nas saídas de baladas, na operação Balada Segurada e também em blitze de trânsito”, esclarece Rangel.
Legislação
Rangel enfatiza que o equipamento será usado neste primeiro momento em forma de teste justamente porque ainda não há legislação específica sobre o drogômetro. “Um dos motivos desse projeto piloto é justamente fazer um critério de avaliação para colocar isso na legislação, junto a outros órgãos, como a Anvisa”, explica o secretário.
Como o projeto está em período de teste, caso uma pessoa seja flagrada pelo aparelho ela não será detida. Da mesma forma, o cidadão pode se recusar a fazer o exame caso seja solicitada neste período.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob efeito de drogas lícitas ou ilícitas é infração gravíssima, com multa de R$ 2,9 mil e suspensão do direito de dirigir por um ano
Curitiba
Bruno Rossi sai da toca pela 1ª vez
O 1º secretário da Câmara Municipal de Curitiba participou pela primeira vez de um evento oficial como representante do legislativo, Bruno Rossi, no primeiro mandato pelo Agir, foi o único vereador da capital do Paraná a participar da posse do conselheiro Ivens Linhares como presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).
Bruno Rossi colocou o nanico Agir no mapa político de Curitiba, é o primeiro vereador da sigla no principal colégio eleitoral do Paraná, em parte pelo apoio do deputado federal Felipe Francischini e da deputada estadual Flavia Francischini, ambos do União Brasil.
Para 2026, os dirigentes estaduais já estão falando pelos quatro cantos que ele será um dos puxadores de voto da legenda à Assembleia Legislativa do Paraná.
-
Norte do Estado6 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba4 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Curitiba4 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Curitiba3 dias ago
Michelle Bolsonaro vai receber o título de cidadã honorária de Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Em parceria com banco alemão, Curitiba vai comprar ônibus elétricos e construir eletroterminais
-
Noroeste3 dias ago
Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste
-
Curitiba3 dias ago
Caminhão tomba e interdita BR-376, na Grande Curitiba; maquinário quebra e atrasa liberação da pista
-
Política Paraná5 dias ago
Campo Magro declara estado de calamidade financeira