Connect with us


Cidades

Artes marciais ganham as escolas e os alunos do Paraná

Publicado em

Bem Paraná - Rodolfo Luis Kowalski

Se hoje as artes marciais estão em alta no Brasil e eventos como o Ultimate Fighting Championship (UFC) atraem milhões de fãs e arrecadam bilhões de dólares todos os anos, isso se deve em grande medida ao Paraná. Nas últimas décadas, alguns dos principais nomes dos ringues, tatames e octógonos surgiram por aqui. São os casos de Anderson Silva, Wanderlei Silva, Maurício Shogun, Murilo Ninja, Pelé Landi… Uma lista extensa e que deve ganhar ainda mais nomes de destaque nos próximos anos.

É que o Governo do Paraná anunciou que levará as artes marciais para dentro das escolas estaduais, oferecendo treinamentos no contraturno às aulas convencionais e também nos finais de semana. O anúncio foi feito ontem, após um encontro do governador Ratinho Junior com uma delegação de atleta e professores ligados à diversas artes marciais.

A expectativa é que o projeto-piloto tenha início no segundo semestre deste ano em pelo menos três núcleos de educação. A partir do ano que vem, então, a iniciativa seria difundida para as mais diversas regiões do estado.

Leia mais:  Profissionais da saúde promovem encontro sobre parto humanizado, em Umuarama

Uma questão se impõe: afinal, quais as possíveis vantagens de se levar as artes marciais às escolas do Paraná?

Uma visita à academia Gracie Barra Batel, em Curitiba, ajuda na busca pela resposta. O estabelecimento, comandado pelo professor de Jiu-Jitsu Gustavo Feres possui 30 crianças matriculadas, que fazem aulas de manhã, das 10 às 11 horas (terça e quinta-feira), ou todos os dias de semana, das 18 às 19 horas.

“Muitos pais procuram o Jiu-Jitsu porque a criança é pacata, tímida, sedentária. E a melhora com o esporte é visível. Com duas semanas já começa a ser outra criança, com mais autocontrole, maior facilidade para socializar”, comenta Feres.

A fala do professor de Jiu-Jitsu é reforçada ainda pelos relatos de pais de alunos, como Márcio Muller, que tem 48 anos e é pai de Matheus,11. O garoto há um ano e meio começou a praticar o esporte, por indicação de um amigo da família.

“Um amigo que indicou para ajudar ele mentalmente, melhorar a postura. Depois que começou, ele mudou 100%. Era retraído, tímido, não gostava de conversar. Hoje é comunicativo. O Jiu-Jitsu acabou dando confiança para ele, que agora nunca mais vai parar”, diz o pai, orgulhoso.

Comentários Facebook

Araucária

Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Published

on

Bombeiros fazem buscas por vítimas de afogamento na Represa do Passaúna (Foto: João Firgério)

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas

 

Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.

As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.

Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.

Comentários Facebook
Leia mais:  TCE-PR determina devolução de R$ 3 milhões aos cofres públicos de Palmeira
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262