Paraná
Agência de Assuntos Metropolitanos aprova novo Plano Diretor de Colombo
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) aprovou nesta semana a revisão do Plano Diretor de Colombo, município da Grande Curitiba. A etapa final desse processo foi marcada pela chancela no Conselho Gestor dos Mananciais, órgão coordenado pela Amep.
O documento traz questões fundamentais para o desenvolvimento ordenado do município como a expansão da zona urbana, a identificação de novas áreas industriais, o planejamento de infraestrutura para um crescimento ordenado e a segurança de espaços verdes.
Entre os destaques do Plano Diretor está a criação da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo, uma área destinada à implantação de indústrias de base tecnológica, que visa fomentar a geração de emprego e renda, a diversificação econômica e a inovação; a criação de áreas de interesse social, para incentivar a regularização fundiária, a habitação popular e a inclusão social; e também a regulamentação que estabelece limites populacionais admissíveis nas áreas de interesse de mananciais, visando a manutenção dos corpos hídricos.
A aprovação da revisão do Plano Diretor de Colombo foi para enviada para publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná e, após isso, a prefeitura encaminha os documentos para aprovação na Câmara de Vereadores.
- Amep chama movimentos sociais para integrar Conselho de Transporte da RMC
- Amep inicia contagem de tráfego para aperfeiçoar transporte rodoviário na RMC
Para elaborar a nova proposta foram feitos estudos técnicos, oficinas comunitárias e audiências públicas. Recentemente foram concluídas as leis complementares de zoneamento, perímetro urbano, código de obras e código de posturas, partes do conjunto do Plano.
“O novo Plano Diretor de Colombo representa um avanço para a cidade, que busca se modernizar e se integrar ainda mais à Região Metropolitana de Curitiba, sem perder sua identidade e potencialidade”, explicou Gilson Santos, diretor-presidente da Amep.
Ele destacou que os planos diretores são fundamentais para garantir o bem-estar da população. “Eles ajudam a prevenir problemas como a ocupação irregular do solo, crescimento desordenado e a falta de infraestrutura”, disse.
A Amep tem acompanhado o processo desde o início, emitindo pareceres técnicos que contribuíram para a elaboração do plano e um diálogo com as diretrizes da Região Metropolitana de Curitiba. “A agência tem o papel de apoiar os municípios na elaboração dos seus documentos, buscando harmonizar as propostas com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC (PDUI), que está sendo desenvolvido”, complementou.
O PDUI é um instrumento que vai estabelecer as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná denuncia por corrupção e posse ilegal de armas em delegacia de Bandeirantes três pessoas investigadas na Operação Fim da Trilha
O Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná ofereceu nesta quarta-feira, 9 de setembro, duas denúncias criminais contra três pessoas investigadas no âmbito da Operação Fim da Trilha. A ação apura o recebimento de vantagens indevidas e outros ilícitos envolvendo servidor lotado na 39ª Delegacia Regional de Polícia Civil, localizada em Bandeirantes, no Norte Pioneiro do estado.
Áudio do Promotor de Justiça Leandro Antunes Meirelles Machado
As apurações que culminaram no oferecimento das denúncias tiveram origem a partir de um relatório encaminhado pelo 18º Batalhão de Polícia Militar. Ao longo das investigações, o Gaeco constatou que um investigador de polícia se valia da atuação de advogados para intermediar o recebimento de propina. Em um dos episódios detalhados pelo MPPR, o servidor teria cobrado e efetivamente recebido R$ 10 mil para franquear o acesso de um advogado a um aparelho celular que havia sido apreendido e estava sob custódia da unidade policial. A manobra ilícita tinha como objetivo permitir a exclusão dos dados probatórios armazenados no dispositivo.
Outros crimes – Além dos crimes contra a administração pública, os fatos denunciados englobam delitos previstos no Estatuto do Desarmamento. No dia 23 de abril deste ano, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão expedidos no contexto da mesma operação nas cidades de Bandeirantes e Cambará, o investigador foi flagrado mantendo sob sua guarda no interior da delegacia, de forma irregular, um revólver e dezenas de munições de calibres variados, contemplando armamento de uso permitido e de uso restrito.
Os três investigados foram denunciados pela prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Junto aos pedidos de condenação criminal, o Ministério Público solicitou à Justiça a decretação da perda do cargo público do policial civil. O MPPR requereu ainda o perdimento dos valores ilicitamente auferidos com o esquema criminoso e o arbitramento cumulativo de dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, montante que deverá ser revertido aos cofres do Estado do Paraná.
Notícia anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional7 dias agoDavi comemora autorização para busca de petróleo na costa do Amapá
-
Paraná7 dias agoMinistério Público do Paraná dá boas-vindas a 11 novos Promotores Substitutos e reforça atuação institucional
-
Brasil6 dias agoPopulação de Piraí (RJ) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Brasil6 dias agoPopulações de mais três municípios de Minas Gerais são atendidas por carretas de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Entretenimento7 dias agoYudi Tamashiro exibe antes e depois de harmonização facial: ‘Muito mais jovem!’
-
Agro6 dias agoAlgodão reúne o setor para discutir preços, produtividade e novos mercados
-
Educação7 dias agoComissão amplia prazo para preenchimento dos dados do Fundeb-VAAR
-
Esportes5 dias agoSantos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
