Connect with us


Paraná

Paraná tem 8 cidades entre as 100 maiores economias do Brasil; 353 municípios tiveram aumento do PIB

Publicado em

O Estado do Paraná tem oito cidades (Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu) entre as 100 maiores economias do País. É o melhor resultado do Sul nesse recorte, superior aos cinco municípios de Santa Catarina e os três do Rio Grande do Sul. Naquele ano o Paraná também se consolidou como a quarta maior economia do Brasil. Os dados estão no estudo PIB dos Municípios 2022-2023, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curitiba figura entre os dez maiores PIBs do Brasil, em sétimo, com R$ 120 bilhões em 2023. Dez municípios do Brasil responderam naquele ano por aproximadamente um quarto (24,5%) da economia brasileira: São Paulo (SP), com 9,7%, Rio de Janeiro (RJ), 3,8%, Brasília (DF), 3,3%; Maricá (RJ), 1,2%; Belo Horizonte (MG), 1,2%; Manaus (AM), 1,2%; Curitiba, 1,1%; Osasco (SP), 1,1%; Porto Alegre (RS), 1,0%; e Guarulhos (SP), 0,9%. Já a região conurbada da Capital do Paraná também é a sétima maior do Brasil, com PIB de R$ 232 bilhões, o que representa 2,1% do PIB nacional.

Além disso, 353 cidades do Paraná tiveram aumento do PIB entre 2022 e 2023. As dez principais foram Janiópolis (60,9%), Porto Amazonas (60,7%), Iporã (58%), Farol (57,3%), Mariluz (56,9%), Fênix (54,3%), Pérola d’Oeste (54,1%), Quarto Centenário (53,9%), Engenheiro Beltrão (51,5%), Jardim Olinda (49,7%) e Itambé (49%). Outras 13 cidades tiveram crescimento acima de 40% e 30 cidades, acima de 30%.

Leia mais:  Sucesso de público, espetáculo "Diário de um Louco" volta ao Guaíra em curta temporada

Outro indicador do estudo divulgado nesta sexta é que houve uma grande redução da desigualdade entre as economias municipais do Paraná nos últimos anos. Segundo os dados do IBGE, que contaram com a participação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) na sua produção, o Índice de Gini do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios paranaenses atingiu 0,762 em 2023, abaixo, por exemplo, do resultado de 0,784 registrado em 2019.

O Índice de Gini varia de 0 a 1, sendo 0 a plena igualdade e 1 a máxima desigualdade. Ou seja, um índice em trajetória de queda representa uma geração de riqueza cada vez menos concentrada territorialmente. As dez maiores economias municipais do Paraná responderam por 52,7% do PIB do Estado em 2019, passando para 49,3% em 2023. Em outras palavras, as economias menores ampliaram seu peso nos últimos anos.

Segundo Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, esses números comprovam que a política de desenvolvimento do Estado é abrangente, não relegando a segundo plano os pequenos municípios do Interior. “A desconcentração econômica é tratada de forma prioritária nas políticas do Estado, isso fica evidente com programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, o Rota do Progresso e o Casa Fácil Paraná, além do esforço para levar indústrias para cidades menores”, afirma. “O Paraná está crescendo de maneira integrada, o que tem um peso muito grande para o futuro”.

Leia mais:  Atrativo do Paraná é o único brasileiro em ranking de parques mais populares no mundo

Ulisses Maia, secretário do Planejamento do Paraná, ressalta que as grandes economias municipais estão territorialmente espalhadas no Estado, o que ajuda a potencializar cidades vizinhas. Isso acontece por meio das universidades, indústrias descentralizadas e a força dom campo, cada vez mais perto de alcançar Valor Bruto de Produção de R$ 200 bilhões em apenas um ano. “Essa condição otimiza a execução das ações de desenvolvimento e mostram que o Estado cresce de forma consolidada”, analisa.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR

Published

on

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amelia Assis Mendes, conquistou o Prêmio Mulher Inspiração 2026, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). O prêmio foi entregue na sede da entidade, terça-feira (23), durante uma cerimônia para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A premiação entregue para Ester tem foco na promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres na profissão. 

Para Ester, ser escolhida como Mulher Inspiração é motivo de celebração e reflexão. “Com mais de 30 anos no exercício da profissão de geóloga, esse é um momento único de grande emoção e profunda gratidão. A premiação é uma resposta institucional à urgência da equidade de gênero e ao reconhecimento de trajetórias que transformam a sociedade e fortalecem o setor técnico”, afirmou a gerente da Sanepar.

30 ANOS DE EXPERIÊNCIA – Ester é geóloga e especialista em geoprocessamento, com mais de 30 anos de experiência em recursos hídricos, atuando na integração da gestão ambiental, recursos hídricos e saúde. Trabalha para a segurança da água focada na rastreabilidade, inovação, eficiência operacional e articulação interinstitucional, unindo sustentabilidade e visão corporativa para agregar valor aos negócios e à sociedade.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná participa de reunião dos Grupos Nacionais do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais

Profissional de Gestão de Riscos em Mananciais de Abastecimento Público da Sanepar, lidera atualmente a implementação da estratégia do Plano de Segurança da Água com o Programa Água Segura nos 344 municípios atendidos pela Companhia. Em 2022 recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba pelo destaque alcançado através de ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

OUTRO TROFÉU – Além do Prêmio Mulher Inspiração, Ester também concorre, neste ano, ao 5º Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, promovido pelo Conselho de Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Assim como no caso do Senge-PR, o prêmio busca reconhecer profissionais com trajetórias de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O troféu leva o nome da primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil. As vencedoras serão conhecidas no dia 6 de julho.

Leia mais:  Paranaenses relaxam no isolamento social e índices do Estado estão abaixo dos nacionais

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262