Connect with us


Brasil

MTE celebra 25 anos da Lei da Aprendizagem com programação dedicada à juventude nesta quarta-feira (10)

Publicado em

Para celebrar os 25 anos da Lei da Aprendizagem Profissional (Lei nº 10.097/00), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promove, nesta quarta-feira (10), uma programação especial com atividades gratuitas voltadas à juventude. O evento será realizado no estacionamento em frente à sede do Ministério, na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, em Brasília.

O objetivo da iniciativa é orientar jovens de 14 a 24 anos sobre como ingressar no mercado de trabalho de forma digna, segura e com acesso a oportunidades de qualificação. A abertura oficial está prevista para começar às 9h30, no auditório do MTE, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena.

A programação inclui oficinas, palestras e carretas do Sistema S equipadas com simuladores. No espaço externo, será realizada a Feira da Aprendizagem, que reunirá entidades qualificadoras oferecendo informações sobre como se tornar um jovem aprendiz e acessar programas de formação profissional.

O evento é aberto ao público e contará com a participação de estudantes da rede pública do Governo do Distrito Federal (GDF). As atividades ocorrerão em dois turnos: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Confira a programação completa aqui.

Leia mais:  Conscientização ambiental é a chave para transformação climática, defende Marina Silva

A abertura oficial será transmitida pelo YouTube do MTE aqui

Serviço

Celebração dos 25 anos da Lei da Aprendizagem Profissional
Data: 10 de dezembro (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h
Local: Estacionamento em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Brasília

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook

Brasil

Ministro do Turismo assina com o Governo da Paraíba convênio de R$ 1 milhão para qualificação profissional em seis cidades

Published

on

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assina nesta terça-feira (23), em Campina Grande (PB), um convênio no valor de R$ 1 milhão com o governo do estado para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e de fortalecimento da gestão empresarial em seis municípios do estado. A assinatura ocorrerá às 10h, no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), e contará com a presença do governador Lucas Ribeiro.

A iniciativa busca reforçar a geração de emprego e renda em cidades com reconhecido potencial turístico. Além de Campina Grande, haverá capacitações em outros municípios do estado, como João Pessoa, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras.

Por meio do Qualifica Turismo Paraíba, profissionais e interessados em atuar no setor turístico terão à disposição cursos como técnicas de atendimento ao cliente; inglês e espanhol básicos para turismo; e formação de garçons, garçonetes, bartenders (atendentes de bares) e camareiras(os). Também serão oferecidas, por exemplo, capacitações de manipulação de alimentos, uso de inteligência artificial e marketing digital para pequenos negócios.

O ministro Gustavo Feliciano afirma que a iniciativa busca gerar emprego e renda. “Criar vagas de trabalho e, consequentemente, transformar a realidade de muitas famílias brasileiras é uma prioridade do governo do presidente Lula. Com essas capacitações, vamos incluir novos profissionais no mercado, ampliando a empregabilidade no setor, melhorando a qualidade do atendimento ao visitante e fortalecendo a imagem dos municípios e do estado”, diz.

Leia mais:  MCTI discute em conferência mundial soluções para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável

As qualificações serão realizadas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae-PB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (SENAC-PB).

Gustavo Feliciano aponta benefícios da parceria com o Governo da Paraíba, responsável pelo Qualifica Turismo, e as entidades envolvidas. “Estamos dando oportunidades, sem custo, a trabalhadores de municípios que pulsam turismo, cultura e história. A qualificação vai chegar na ponta, transformando a realidade de quem atua nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e no comércio”, acrescenta o ministro.

As qualificações, cujos cursos têm a previsão de capacitar até duas mil pessoas, englobam ainda a promoção de oficinas, formações técnicas e consultorias.

Polo Turístico Cabo Branco

A parceria entre o Ministério do Turismo e o Governo da Paraíba inclui a capacitação de trabalhadores que irão atuar no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, o maior complexo turístico planejado do Nordeste. O espaço abrigará hotéis, parque aquático, parque temático, comércio e serviços, com um investimento superior a R$ 2,3 bilhões e a perspectiva de gerar 18 mil empregos.

“Com a chegada de grandes empreendimentos ao Polo Cabo Branco, queremos proporcionar que as vagas de emprego ali geradas sejam ocupadas por paraibanos capacitados e prontos para o mercado de alto padrão”, completa o ministro, que participou, em março deste ano, da inauguração do Tauá Resort João Pessoa, o primeiro grande empreendimento do Polo.

Leia mais:  Conscientização ambiental é a chave para transformação climática, defende Marina Silva

O Polo Cabo Branco é um dos projetos disponíveis no Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, plataforma que indica oportunidades de atuação da iniciativa privada no setor em todo o país.

A área na capital paraibana também consta do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil, elaborado pela pasta, em parceria com a ONU Turismo e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) para facilitar aportes no mercado turístico nacional.

Guia em mandarim

Em um movimento para ampliar a presença de turistas e investidores chineses no Brasil, o ministro do Turismo lançou em maio, durante agenda em Xangai, na China, a versão em mandarim do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil.

“A estratégia mira um dos mercados mais relevantes do turismo, já que a China figura entre os maiores emissores de turistas no mundo e a presença dos viajantes chineses tem aumentado consideravelmente no Brasil”, ressalta o ministro.

O lançamento do guia em mandarim fez parte de uma série de agendas do ministro na China, em maio, com objetivo de atrair mais turistas chineses para o Brasil.

Por João Alberto Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262