Connect with us


Paraná

Confira a cobertura do MP em Movimento em Foz do Iguaçu e Toledo

Publicado em

A última etapa do MP em Movimento deste ano acontece até esta sexta, entre os dias 26 e 28 de novembro, nos municípios de Foz do Iguaçu e Toledo, encerrando o ciclo de encontros de 2025. Na iniciativa, a Procuradoria-Geral de Justiça se instala temporariamente em diferentes sedes do MPPR no interior do estado, para aproximar ainda mais a instituição das demandas regionais da população, buscando soluções efetivas a partir de interlocução com promotores, prefeitos, secretários, gestores públicos, autoridades locais e entidades da sociedade civil.

Áreas em foco

Na pauta das agendas na região, destacam-se temas como segurança e saúde pública, apontados como prioridade na reunião ocorrida no início desde mês com o procurador-geral de Justiça e  os Promotores de Justiça que integram o Grupo de Estudos Renan Gabardo Fava, de Foz do Iguaçu.

Confira abaixo as matérias de cobertura do projeto MP em Movimento em Foz do Iguaçu e Toledo:

Matérias

26/11- MPPR firma acordos de cooperação com Foz do Iguaçu para fortalecer segurança pública e atuação integrada

Leia mais:  Produção de ovos do Paraná cresce 72% em uma década e mercado segue em expansão

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Porto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre

Published

on

O Porto de Paranaguá movimentou 70% das exportações brasileiras de óleo de soja entre janeiro e março de 2026, de acordo com o Comex Stat, sistema do governo federal que reúne dados sobre o comércio exterior, divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (21). No período, o porto paranaense embarcou 386,3 mil toneladas do produto. .

Segundo o centro de estatísticas da Portos do Paraná, o volume representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 280 mil toneladas. Os principais mercados compradores estão concentrados na Ásia e na África.

Somente no mês de março, a participação de Paranaguá nas exportações nacionais de óleo de soja atingiu 75,3%, com 135 mil toneladas embarcadas.

GRANÉIS SÓLIDOS – Em volume, a soja em grão foi a commodity que mais cresceu em movimentação nos portos paranaenses no primeiro trimestre de 2026. Foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, segundo dados da Autoridade Portuária e do Comex Stat, o que representa uma em cada cinco toneladas das exportações brasileiras do produto.

Leia mais:  Estado vai realizar audiência sobre licitação do transporte coletivo da RMC no dia 27

O volume embarcado de soja em grão registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 4,1 milhões de toneladas.

“O nosso controle de qualidade e toda a dinâmica operacional garantem o reconhecimento internacional e a busca constante do mercado pelos portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Com o envio de 1,3 milhão de toneladas, o farelo de soja também se destacou nas exportações do trimestre, representando 25,6% do volume nacional — o segundo maior do país, mesmo com uma ligeira queda se comparado com o mesmo período de 2025.

Somente em março, foram embarcadas 700 mil toneladas, principalmente para a Ásia e a Europa, volume equivalente a mais de 30% das exportações brasileiras.

IMPACTOS – No acumulado até março, os portos paranaenses movimentaram 16,7 milhões de toneladas, volume 3,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.

Leia mais:  Cuidados com alimentação e hidratação auxiliam na saúde do folião durante Carnaval

Entre os fatores que influenciaram o resultado está a redução nas exportações de açúcar, impactadas pela queda nos preços internacionais e pelo aumento dos estoques globais.

A exportação de milho também apresenta retração, já que parte da produção tem sido direcionada ao mercado interno para a fabricação de etanol, combustível alternativo ao petróleo. Esse movimento está relacionado ao cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas, como o conflito entre Estados Unidos e Irã.

Essas condições internacionais também começam a impactar a importação de fertilizantes. O Paraná é a principal porta de entrada desses insumos no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, foram importadas 2,7 milhões de toneladas, enquanto, no mesmo período de 2026, o volume caiu para 2,2 milhões de toneladas.

 Por outro lado, a importação de malte registrou alta de 227%, enquanto a cevada cresceu 10%. Já os derivados de petróleo apresentaram aumento de 9% nas importações em relação a 2025.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262